diolinux onlyoffice docs 8.0
Aplicativos

ONLYOFFICE Docs 8.0: Novos Recursos para Formulários PDF, RTL e Gráficos em Planilhas 

ONLYOFFICE é uma suíte para escritório para desktop que já conquistou seu espaço na comunidade open source, sendo uma das melhores soluções disponíveis atualmente. O ONLYOFFICE Docs 8.0 é a sua versão baseada na web que oferece editores poderosos para documentos de texto, planilhas, apresentações e formulários.  

Neste artigo vamos explorar as novidades do ONLYOFFICE Docs 8.0, que refinou a experiência da plataforma e também trouxe muitas novidades. 

Principais novidades do ONLYOFFICE Docs 8.0 

Na versão 8.0 foi adicionado suporte parcial para texto bidirecional em documentos e apresentações, segundo as informações da nota de lançamento ainda não é possível ter um fluxo de trabalho completo, por exemplo, incluindo o uso de scripts baseados em RTL. 

Os desenvolvedores informaram que estão trabalhando para que em versões futuras, o suporte RTL possa ser ativado automaticamente, ajustando corretamente o alinhamento para diferentes tipos de texto, entrada RTL em planilhas, uso de algarismos arábicos e suporte para formatação complexa, como listas, tabelas, colunas durante a digitação RTL, por exemplo. 

Caso você esteja em dúvida sobre a importância deste recurso, o suporte a RTL (Right-to-Left) é um conceito fundamental no design de interfaces e na criação de conteúdo para idiomas lidos da direita para a esquerda. Essa direção de leitura é comum em idiomas como o árabe, o hebraico e o persa. 

Você pode ativar a interface RTL no modo beta e testar como ela funcionará para você. Onde encontrar: Arquivo -> Configurações avançadas -> Espaço de trabalho -> Interface RTL (Beta) 

4 RTL

Outras melhorias importantes em acessibilidade foram conseguidas graças ao feedback recebido dos usuários, como a capacidade de usar Tab para navegar entre os botões OK/Cancelar em caixas de diálogo da interface. A partir do lançamento do ONLYOFFICE Docs 8.0 os leitores de tela estão disponíveis para todos com funcionalidade completa, sendo possível ativá-los facilmente através das configurações da interface ou através da tecla de atalho. 

5 screen reader

Um recurso muito importante no ambiente corporativo e no meio acadêmico acabou de ganhar ainda mais funcionalidades, no ONLYOFFICE Docs 8.0, você poderá criar formulários complexos em PDF e depois preenchê-los online, tanto nos aplicativos desktop quanto no mobile. 

Para criar formulários PDF preenchíveis você deve usar os modelos DOCXF, este formato de arquivo permite inserir vários tipos de campos e ajustá-los para deixar seu formulário com a aparência que você precisa. Como em um documento padrão, você pode trabalhar com texto aplicando qualquer estilo e formatação, bem como colaborar em formulários com sua equipe. 

1 create docxf

Se você cria formulários com frequência, saiba que o ONLYOFFICE Docs 8.0 agora permite que você adicione dicas de preenchimento, configure as opções que serão exibidas ao clicar com o botão direito em um campo e utilize um seletor de data para formulários PDF contendo campos no formato de data. 

Este são alguns dos destaques nesta atualização do ONLYOFFICE Docs 8.0, segundo informações dos desenvolvedores, nas próximas atualizações, veremos aprimoramentos nos formulários do ONLYOFFICE, adicionando mais recursos como: novos campos, preenchimento de formulários com base em funções, navegação de campos, assinaturas, entre outros. 

ONLYOFFICE Docs 8.0 novidades para desenvolvedores 

Se você é um desenvolvedor ou integrador de soluções, saiba que esta versão traz muitas melhorias e novas funcionalidades para diversos produtos relacionados com o ONLYOFFICE, como os editores, o criador de documentos (document builder) e os plug-ins.  

Uma das novidades é o parâmetro de consulta WOPISrc, que pode ser adicionado às solicitações do navegador para o servidor, permitindo que sejam criadas várias instâncias independentes do ONLYOFFICE, cada uma com a sua própria configuração e base de dados. Além disso, o WOPISrc ajuda a garantir que a edição colaborativa funcione corretamente, pois faz com que todos os usuários que editam o mesmo documento, sejam atendidos pelo mesmo servidor, evitando conflito e perda de dados. 

Outra mudança importante é o suporte aprimorado aos arquivos PDF, fazendo com que documentos pdf sejam corretamente identificados pelo parâmetro documentType. Fazendo com que os arquivos PDF, incluindo aqueles que contêm campos preenchíveis, possam ser abertos para anotação e preenchimento no ONLYOFFICE PDF Editor. Anteriormente, estes arquivos eram reconhecidos como documentos comuns e abertos no editor de documentos, o que limitava as suas funcionalidades.  

Outra novidade é que a adição do suporte ao parâmetro formsdataurl ao manipulador de retorno de chamada, que permite definir a URL para o arquivo JSON com os dados do formulário enviado.  

Por fim, o ONLYOFFICE Docs 8.0 adicionou suporte para as bases de dados Oracle e o Microsoft SQL Server, além dos bancos de dados já existentes (MySQL, PostgreSQL e SQLite). Para conectar suas aplicações a esses bancos de dados, você precisa alterar o tipo de banco de dados para oracle ou mssql na configuração do ONLYOFFICE e caso utilize Docker, você precisa ajustar o parâmetro DB_TYPE.  

Você pode encontrar mais informações sobre como utilizar as tecnologias do ONLYOFFICE Docs 8.0 em seus projetos consultando a documentação para desenvolvedores e a biblioteca de APIs

Esperamos que você goste das novidades do ONLYOFFICE Docs 8.0. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, por favor, entre em contato com o projeto diretamente em seu fórum ou pelos canais de suporte técnico.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
175 postagens

Sobre o autor
Entusiasta de tecnologia que sempre gostou de desmontar tudo, o que me levou ao interesse por software livre e todas as possibilidades que ele oferece. Sou Editor-chefe no blog Diolinux e também trabalho consultor de SEO, gestor de tráfego e otimização de presença digital. Mastodon
Artigos
Postagens relacionadas
Aplicativos

Proton Mail ganha aplicativo para desktop focado em privacidade

Aplicativos

KeePassXC 2.7.7 suporta Passkeys e importa senhas de outros gerenciadores

VídeoAplicativos

Conheça Paisa, um poderoso aplicativo de controle financeiro