Instalar o DBeaver nas principais distribuições Linux é bastante fácil e com poucos passos, você poderá desfrutar de todo o poder de um dos melhores clientes SQL do mercado.
O que é o DBeaver
O DBeaver é uma aplicação multiplataforma para a administração de bases de dados, com ele você pode analisar bases de diferentes fontes em uma tabela comum e exportar as informações nos formatos apropriados.
Iniciado em 2010 como um “hobby” teve a sua primeira versão lançada em 2011. A intenção inicial era que a aplicação fosse de código livre com uma interface simples, contendo as principais ferramentas que na época eram necessárias para “database management”.
Como o software surgiu
O projeto continuou a crescer, até que em 2017, o software migrou para a licença Apache. Isso possibilitou a criação das variações pagas do DBeaver, criadas para dar suporte financeiro a manutenção da versão comunitária, que continua até hoje.
O DBeaver possui quatro versões, sendo que uma é gratuita e as outras três são pagas.
DBeaver Community Edition
A versão comunitária do DBeaver é gratuita de código livre. Além de ser extremamente completa, essa versão está disponível para Linux, Windows, macOS e pode ser utilizada em conjunto com o plugin Eclipse.
As versões pagas do DBeaver
O DBeaver também possui três variações pagas, denominadas Enterprise, Lite e Ultimate.
Todas as versões possuem esquemas de assinatura mensais e anuais, que partem de US$10,00 e podem chegar até os US$440,00.
Um software poderoso por padrão
A instalação padrão DBeaver suporta mais de 80 bases de dados e muitas delas podem ser encontradas na versão comunitária do software, como:
- Databases MySQL e MariaDB;
- PostgreSQL;
- Oracle database;
- DB2 SQL;
- SQL Server;
- Sybase;
- Firebird e muito mais.
Além disso, a instalação para Windows da versão comunitária também suporta o driver WMI (Windows Management Instrumentation).
Usuários avançados podem aproveitar o poderoso “SQL Editor” do DBeaver, repleto de funções administrativas e consegue trabalhar com migração de dados, monitoramento de conexões de bases de dados e muito mais.
Para trabalhar com “NoSQL Databases” o DBeaver utiliza drivers proprietários e oferece um editor com suporte a “conclusão de código” e “destaque de sintaxes”.
Como instalar o DBeaver no Windows e no macOS
Para instalar o DBeaver no Windows e no macOS, basta acessar a página de downloads do software e baixar o instalador “.exe” ou “.dmg”. ele também pode ser encontrado na Microsoft Store.
Na mesma página também podem ser encontrados os links para download do plugin Eclipse.
Após ter realizado o download, o processo de instalação é o mesmo que o utilizado pela maioria dos softwares para Windows e macOS. Dê dois cliques sobre o instalador e siga os passos exibidos.
Instale o DBeaver nas principais distros Linux
Pessoas que utilizam Linux, dependendo de qual é a distro, possuem diversas opções para instalar o DBeaver.
Instaladores para derivados do Debian, Fedora e OpenSUSE
Se você utiliza uma distro derivada do Debian, Fedora ou OpenSUSE, poderá baixar o pacote de instalação diretamente da página de downloads do DBeaver.
Após ter baixado o pacote em .deb (1) ou .rpm (2), basta clicar duas vezes sobre o mesmo para prosseguir com a instalação.

Instale o DBeaver em qualquer distro através do pacote Snap
O “Snap” é um formato de arquivo que pode ser instalado em qualquer distribuição Linux. Porém, para funcionar é necessário que o suporte a este formato esteja ativado no seu sistema.
Após ter ativado o suporte a Snaps na sua distro, basta procurar pelo DBeaver na sua loja de aplicativos e clicar em “Instalar”. Se a loja de apps da sua distro não possuir suporte a Snaps, basta visitar a página do DBeaver na Snap Store ou rodar o comando abaixo no terminal:
sudo snap install dbeaver-ce
Como instalar o DBeaver em qualquer distro através do pacote em Flatpak
Os Flatpaks também podem ser instalados em qualquer distro Linux, contanto que o suporte aos mesmo esteja ativado no seu sistema. Para instalar o DBeaver através desse método, siga o passo a passo do nosso tutorial que mostra como ativar o suporte a Flatpaks e ao repositório Flathub.
Após ter ativado o suporte a ambos, o Flatpaks e o Flathub, basta procurar pelo DBeaver na sua loja de aplicativos e clicar em “Instalar”.

Caso prefira, você também pode instalar o DBeaver em Flatpak via linha de comando, rodando o comando abaixo no seu terminal:
flatpak install flathub io.dbeaver.DBeaverCommunity
Instale o DBeaver no Arch Linux, Manjaro e derivados
No Arch Linux e seus derivados, o DBeaver pode ser instalado a partir dos repositórios oficiais do sistema.
Pesquise por “dbeaver” na loja de aplicativos da sua distro, ou instale o app rodando o comando a seguir no seu terminal:
sudo pacman -S dbeaver
Método alternativo para instalar o DBeaver no Arch Linux, Manjaro e derivados
O DBeaver também pode ser instalado no Arch Linux e seus derivados através dos pacotes disponíveis no repositório comunitário AUR. Para instalar o DBeaver através desse método, basta procurar por um dos pacotes abaixo utilizando o “AUR Helper” de sua preferência.
Por exemplo, para instalar a versão comunitária do DBeaver utilizando o AUR Helper “yay”, rode:
yay -S dbeaver-ce
O nome do pacote para o DBeaver Ultimate é:
dbeaver-ue
E para a versão Enterprise do DBeaver, o pacote se chama:
dbeaver-ee
As versões do DBeaver presentes no AUR não são oficiais e estão sujeitas aos mesmos riscos existentes em instalar qualquer software provindo do AUR. Por isso, recomendamos que você dê preferência para os métodos de instalação oficiais listados acima e utilize o AUR, apenas, como último recurso.
Isso é tudo pessoal! 😉