Steam Deck o que sabemos até o momento
Tecnologia

Steam Deck o que sabemos até o momento

Lançado no dia 25 de fevereiro pela Valve o Steam Deck já gerou bastante assunto no meio da comunidade de jogos e tecnologia, mesmo antes de seu primeiro dia no mercado oficialmente.

Como o Steam Deck ainda não está disponível no mercado brasileiro e por ser um equipamento cheio de tecnologia e novidades, sempre temos algumas dúvidas do que ele pode fazer ou que esperar  dele caso possamos adquirir um.

Steam Deck

Neste artigo respondemos algumas das perguntas mais recorrentes a respeito do Steam Deck para você ficar por dentro de tudo que já sabemos sobre ele.

Quais são as especificações técnicas do Steam Deck?

Por ser um console completo em suas mãos o Steam Deck integra muitos botões e funções para que os jogos possam ser aproveitados da melhor forma, abaixo separamos as principais especificações que você pode conferir na íntegra no site oficial do produto:

SteamDeck oque sabemos frente
Visão frontal Steam Deck (Imagem: Site oficial)
SteamDeck oque sabemos cima
Visão superior (Imagem: Site oficial)
SteamDeck oque sabemos traz
Visão traseira (Imagem: site oficial)
  • Processador: APU AMD (CPU Zen2 4c/8t, 2,4-3,5 GHz) e GPU (8 RDNA2 CUs) 1.0-1.6 GHz; 
  • Memória RAM: 16 GB de RAM LPDDR5 integrada;
  • Armazenamento: 64 GB eMMC, SSD NVMe de 256 GB, SSD NVMe 512 GB;
  • Tela: 1280 x 800px (proporção 16:10), 7″ LCD IPS, 400 nits de brilho, 60Hz taxa de atualização, sensível ao toque e sensores de luz ambiente;
  • Dimensões: 298 mm x 117 mm x 49 mm;
  • Peso: cerca de 669 gramas;
  • Sistema operacional: SteamOS 3.0 (baseado no Arch Linux);
  • Área de Trabalho: KDE Plasma.

O que o Steam Deck significa para os jogos no Linux?

Felizmente jogar no Linux já é uma realidade há algum tempo. A Valve, através do Steam Proton, trouxe uma série de camadas de compatibilidade em sua plataforma, que possibilitou a entrada de jogos que antes não podiam ser executados no Linux.

O Steam Deck gerou um enorme impacto no mercado, fazendo com que compatibilidade de jogos e ferramentas relacionados com o Linux desse um salto gigantesco.

O console portátil tem um hardware similar a um PC com processador customizado da AMD, roda o Steam OS que é baseado em Arch Linux, o que significa que quando um jogo é compatibilizado para ele, teoricamente o mesmo jogo poderá ser executado em qualquer PC com Linux, como os famosos jogos Elden Ring e Apex Legends, novos relatos de títulos compatíveis não param de chegar.

Quantos jogos já funcionam no Steam Deck?

Cerca de um mês antes de seu lançamento, comentamos aqui no blog uma lista de 44 jogos que haviam ganhado o selo de compatibilidade com o Steam Deck, divulgados pela Valve no site do SteamDB. Hoje, 3 de março a lista final aumentou para 519 jogos com o selo de verificação e este número não para de subir, por dia são liberados selos de compatibilidade para cerca de 30 a 40 títulos.

SteamDeck oque sabemos steamdb
Já são 519 jogos verificados para rodar no Steam Deck

Quanto de espaço em “disco” o Steam OS ocupará no Steam Deck?

O SteamOS antes de seu lançamento teve seu tamanho reduzido para 10 GB, sendo que anteriormente o sistema operacional ocupava 14 GB de espaço no dispositivo.

Como o portátil em sua versão mais básica conta com 64 GB de armazenamento apenas, quanto mais espaço sobrar para jogos melhor.

Outras versões trazem 256 e 512 GB de armazenamento interno, ainda com a possibilidade de expansão através de cartão microSD.

SteamDeck oque sabemos 3d
Render 3D Steam Deck

Em quanto tempo os jogos são carregados pelo cartão microSD?

Os SSDs do Steam Deck são bem rápidos, a velocidade de transmissão fica entre 2.000 MB/s e 3.000 MB/s. Um microSD normalmente tem uma taxa de transferência de 312 MB/s, porém, alguns usuários americanos que tiveram acesso ao dispositivo reportaram que o maior atraso do microSD em relação ao SSD foi de 2 segundos em alguns jogos. Já em outros títulos demoraram mais tempo, apresentando cerca de 17 segundos a mais no carregamento.

SteamDeck oque sabemos deckaberto
Steam Deck aberto (Imagem: Linus Tech Tips YouTube)

Qual é o tempo de duração da bateria?

A bateria do Steam Deck tem um desempenho de 40 Whr ou 5.313 mAh e pode funcionar por até 8 horas em uso mais leve.

A Valve anunciou que garante duração mínima de 2 horas, em jogos sem interrupção. Mas em alguns casos em que o console foi testado foram encontrados desempenhos inferiores. No exemplo citado, um usuário que teve acesso ao Steam Deck um pouco antes de seu lançamento, em um jogo com as configurações gráficas no mínimo e o Vsync desativado, a bateria do portátil durou cerca de 90 minutos, em uma taxa de quadros a 90 fps.

Membros da imprensa já estão testando o Steam Deck

Diversos membros da imprensa internacional que fazem cobertura de lançamentos de tecnologia já receberam seu Steam Deck para testar e tecer suas considerações.

Inclusive a Valve, em seu canal oficial do YouTube, postou um vídeo onde o próprio Gabe Newell sai para entregar algumas unidades do console.

Dos mais importantes e influentes são: Jason Evangelho da Forbes e o portal de notícias “Gaming on Linux” que estão fazendo uma extensa cobertura do console.

Estamos cada vez mais empolgados com o que a Valve pode demonstrar nos próximos meses, sendo que seu co-fundador e diretor de projetos, Gabe Newell, já se pronunciou a respeito de um possível Steam Deck 2.

Quais outras curiosidades sobre este console portátil você tem? Compartilhe conosco!

Obrigado pela leitura. Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
62 postagens

Sobre o autor
Sou Lucas. Tenho tecnologia correndo nas veias (literalmente); meu pai já trabalhava com tecnologia quando nasci! Minha jornada profissional nessa área se iniciou em 2001 efetivamente. Amo Linux no Desktop, Deus, minha família e conversar, se quiser, só chegar!
Artigos
Postagens relacionadas
TecnologiaVídeo

EPOMAKER x AULA F75 - O teclado super completo pode ser seu, de presente!

Tecnologia

Desvendando o CMS Headless: um jeito diferente para gerenciar conteúdo 

TecnologiaNotícias

Pela primeira vez, o Diolinux concorre ao iBest!