Iniciado pelo desenvolvedor e ativista francês Loïc Dachary, o Savannah é um projeto da Free Software Foundation (FSF) que funciona como um sistema de gerenciamento de desenvolvimento de software colaborativo para projetos de software livre.

Entendendo melhor o projeto Savannah

É provável que você conheça o SourceForge, certo? O Savannah funciona de maneira similar, porém, o foco do projeto é hospedar exclusivamente projetos de software livre, possuindo políticas de hospedagem muito rígidas para garantir que apenas software livre seja hospedado na plataforma.

Ao registrar um novo projeto, os responsáveis devem declarar qual licença de software livre o projeto usa, caso o projeto não corresponda com os requisitos de hospedagem impostos, ele será sumariamente removido.

O Savannah atualmente oferece:

  • CVS;
  • GNU arch;
  • Subversion;
  • Git;
  • Mercurial;
  • Bazaar;
  • Lista de discussão;
  • Hospedagem na web;
  • Hospedagem de arquivos e serviços de rastreamento de bugs.

“We host free projects that run on free operating systems and without any dependency on proprietary software. Our service runs on 100% free software, including our own.”

Site oficial do projeto Savannah

Em uma tradução livre

“Nós hospedamos projetos livres que funcionam em sistemas operacionais livres e sem qualquer dependência de software proprietário. Nosso serviço é executado com 100% de software livre, incluindo o próprio.”

Site oficial do projeto Savannah

Uma breve história do projeto Savannah

O site GNU Savannah, do Projeto GNU, começou usando o SourceForge como software de hospedagem. Porém, Loïc Dachary, contribuidor do SourceForge, descobriu que o mesmo se tornaria um software proprietário. Antes que isso se tornasse realidade, ele bifurcou o SourceForge. Este fork de software foi originalmente chamado simplesmente de Savannah.

Requisitos de hospedagem do projeto Savannah

Para que o seu projeto de software livre possa ser hospedado no Savannah, ele precisa seguir minuciosamente alguns termos.

Uso da conta do projeto

O espaço fornecido no servidor é dado com o propósito expresso de avançar o software livre que funciona em sistemas operacionais livres, documentar tal software ou criar livros didáticos livres. Usá-lo para hospedar ou anunciar software não livre é considerado prejudicial ao software livre.

Nenhuma dependência de software não livre

Para que o seu projeto possa ser hospedado no Savannah, ele deve ser software livre e deve ser mantido independente de qualquer software não livre. O pacote não deve encaminhar o usuário a nenhum software não livre, ou seja, não deve dizer nada que, no julgamento dos responsáveis pela avaliação do projeto, possa levar ou orientar os usuários para qualquer software não livre. Em particular, ele não deve baixar ou instalar automaticamente nenhum software não livre.

O programa deve entregar toda a sua funcionalidade e conveniência em uma plataforma completamente livre baseada em um sistema operacional livre, como algumas distribuições Linux, por exemplo, que trabalham inteiramente com softwares livres. Caso contrário, os avaliadores considerarão um incentivo para instalar sistemas operacionais não livres ou outro software não livre.

Não há problema se o programa funcionar em plataformas não livres ou sistemas operacionais não livres.Ou funcionar em aplicativos não livres conhecidos, além de funcionar com software livre, desde que ele ofereça ao software livre pelo menos um suporte tão bom quanto suas contrapartes não livres. Em outras palavras, em nenhum momento, seu programa deve colocar os usuários de software livre em desvantagem em comparação àqueles dispostos a usar software proprietário.

Sobre telefones Android

Projetos que funcionem no Replicant podem ser hospedados no Savannah. Projetos com dependências de software não livre, como drivers de software proprietários ou Android OS, não são permitidos.

Sem formatos não livres

O uso de um formato como Flash, RealPlayer e QuickTime, que só podem ser criados ou reproduzidos usando software não livre, é considerado pela equipe de avaliação como recomendação ao uso deste software de reprodutor não livre. Quando a implementação de software livre não é tecnicamente tão boa quanto a proprietária, usar esse formato também está implicitamente recomendando a versão não livre. Portanto, seu pacote não deve conter ou recomendar materiais nesses formatos não livres.

Propagandas (“Ads”)

Em geral, você não pode fazer propaganda comercial em um site hospedado no Savannah. Porém, há exceções, você pode direcionar as pessoas para ofertas de suporte comercial para o seu projeto de software livre, e você pode mencionar itens de fãs sobre o seu projeto de software livre que você vende diretamente para os usuários.

Nomenclatura do projeto

Os identificadores de projeto devem ser razoavelmente descritivos, em vez de abreviações concisas ou confusamente gerais. Se a equipe de avaliação acreditar que isso seja um problema, eles conversarão sobre isso com você.

Licenças de software livre

Para hospedagem no Savannah, você deve usar uma dessas licenças, que dão liberdade a qualquer pessoa de usar, estudar, copiar e distribuir o código-fonte e distribuir versões modificadas dele, que sejam compatíveis com a GNU GPL versão 3 ou qualquer versão posterior. É recomendada a  GPLv3 ou posterior.

Avisos de licença apropriados devem ser aplicados a, pelo menos, cada arquivo-fonte (não derivado) em seu projeto. Por exemplo, para a GPL, veja a página em como usar as licenças GNU. No caso de arquivos-fonte de binários, como imagens, é aceitável que a licença seja declarada em um arquivo README ou similar. É desejável que os arquivos derivados também incluam avisos de licença. Uma cópia do texto completo de todas as licenças aplicáveis também deve ser incluída no projeto.

Caso você precise usar outra licença que não esteja listada, relate, com isso, o grupo de licenciamento da FSF revisará essas solicitações caso a caso. As licenças de software devem ser compatíveis com GPL.

Savannah para projetos não GNU

O site do Savannah é dividido em dois nomes de domínio: savannah.gnu.org para software que é oficialmente parte do Projeto GNU e savannah.nongnu.org para projetos que apoiam o software livre, mas que não fazem parte do projeto GNU.

Para saber mais sobre o projeto Savannah, você pode acessar o site oficial.

E você aí, já conhecia o projeto Savannah?

Um abraço, meus amigos.
Até a próxima.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Qual a diferença entre NTFS, FAT32 ou exFAT?
Continue lendo

Qual a diferença entre NTFS, FAT32 ou exFAT?

Quando for configurar uma unidade de armazenamento interna ou externa e que precise ser usada em diferentes sistemas, você deve escolher o melhor sistema de arquivos para cada caso. Entenda as diferenças dos sistemas NTFS, FAT32 ou exFAT, os mais usados para interoperabilidade.