Novos sistemas operacionais baseados em Linux estão sempre em ascensão e em meio a tantas opções disponíveis, alguns projetos oferecem seus diferenciais para obter seu lugar no mercado de desktop.

Um sistema operacional relativamente novo que visa entregar funcionalidade e muita beleza a seus usuários é o Cutefish OS, uma distribuição atualmente baseada no Debian 11 que oferece aos seus usuários uma interface própria, o Cutefish Desktop.

Vamos falar um pouco mais sobre as novidades deste sistema operacional que recentemente chegou em sua versão beta 0.8 e está cada vez mais próximo de se tornar o seu próximo sistema operacional.

Agora baseado no Debian

Se você acompanha o blog Diolinux há algum tempo, já deve ter visto um artigo apresentando o Cutefish OS, aquela versão trazia o Kubuntu 21.04 como base, porquê muitas aplicações utilizadas pelo sistema faziam parte do ecossistema do KDE.

Embora o projeto ainda precise de algumas tecnologias do KDE, como o gerenciador de janelas Kwin, ele é bem menos dependente de softwares provenientes do KDE, como o Spectacle, Dolphin e o KCalc, permitindo uma migração mais suave de sua base.

image

Como estamos tratando de lançamentos beta do sistema, é possível que a equipe do Cutefish OS mude a base de seu sistema operacional novamente, mas não existem indícios disso e pensando na estabilidade, o Debian 11 é uma ótima escolha.

Os novos apps do Cutefish Desktop

O Cutefish OS está bem menos dependente do ecossistema KDE, isso porque a equipe desenvolveu uma série de aplicações próprias para o Cutefish Desktop.

Desde uma simples calculadora, passando por um gerenciador de arquivos e até mesmo uma central de configurações, o Cutefish OS oferece ao usuário um ecossistema próprio com um visual bastante agradável.

image 4

As aplicações desenvolvidas pelo projeto possuem um visual inspirado no macOS, inclusive, oferecendo suporte ao menu global, recurso bastante famoso graças ao sistema da Apple.

Cutefish Store, uma grande novidade

Uma das principais novidades que a versão 0.8 oferece aos usuários do sistema é a Cutefish Store, uma loja de aplicativos que permitirá a você instalar os seus softwares favoritos com poucos cliques.

Por ser uma aplicação recém-adicionada, a Cutefish Store não conta com muitos softwares disponíveis em sua pesquisa, porém, já conta com aplicativos bastante populares no mundo Linux como o Blender, GIMP, ONLYOFFICE, VS Code e o Telegram.

image 3

Esta é a primeira versão da Cutefish Store e possivelmente teremos algumas mudanças e implementações de recursos no futuro, como suporte a aplicações sandbox e quem sabe gerenciamento de atualizações próprio para os aplicativos.

image 2

Aproveitando que o assunto são atualizações, temos um novo aplicativo responsável por gerenciar as atualizações do sistema, que anteriormente utilizavam o painel de configurações do Cutefish OS.

image 1

Utilizando o Cutefish OS 0.8 beta

Se você gostou do Cutefish OS e deseja utilizar o sistema em uma máquina virtual para conhecer o projeto, basta acessar o site oficial do projeto para realizar o download da ISO.

Vale dizer que este artigo é apenas um compilado de algumas novidades e até o momento de escrita, não foi anunciado um changelog completo.

Você conhece o Cutefish OS? O que acha deste projeto? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste