Notícias

FSF: Quem é o novo presidente?

A Free Software Foundation (ou FSF para os íntimos) é uma fundação que tem como objetivo promover a liberdade do usuário de softwares, através de softwares livres, onde é possível ter o controle total do código que está rodando na máquina.

A FSF foi fundada em outubro de 1985 por Richard Stallman, uma figura bem conhecida e um tanto quanto polêmica na comunidade open source, que era presidente da fundação até setembro de 2019, quando abriu mão do seu cargo na presidência e no conselho de diretores após uma série de polêmicas.

Ele é conhecido por atacar tudo que não é considerado software livre. Em seu próprio site, ele possui textos atacando Apple, Google, Discord e até a Intel.

Quase um ano depois, no início de agosto de 2020, a FSF finalmente apresentou o seu novo presidente: Geoffrey Knauth.

Quem é Geoffrey Knauth?

Segundo seu próprio site, Geoffrey Knauth tem mais de 30 anos de experiência como desenvolvedor de softwares senior na AccuWeather, um serviço de clima bem popular. Ele possui formação em Economia pela universidade de Harvard e também é voluntário na Patrulha Aérea Civil dos Estados Unidos.

Geoffrey Knauth, novo presidente da FSF
Este é Geoffrey Knauth, o novo presidente da FSF

O seu currículo é bem extenso, e mostra que ele possui conhecimento suficiente para liderar a FSF. Além disso, Geoffrey Knauth parece ser uma figura bem menos radical, já que o mesmo já trabalhou com serviços Microsoft e ainda possui perfis ativos em algumas redes sociais. Isso pode trazer outros olhos para a fundação, que até então se afastavam por causa das recorrentes polêmicas de Stallman.

O discurso de Geoffrey

Em seu discurso como novo presidente da FSF, Geoffrey afirma que foi escolhido para ajudar a crescer e proteger os softwares que respeitam a liberdade. Também afirmou que é importante crescer e proteger os membros diversos da comunidade, já que é através desta diversidade de opiniões e vivências que é possível obter criatividade, perspectiva, força emocional e rigor.

Ele também agradece a comunidade, que construiu a quantidade impressionante de softwares livres que o mundo pode utilizar. Apesar desta comunidade ter sido iniciada por Richard Stallman, ela cresceu muito ao longo dos anos.

Um foco renovado na FSF

Geoffrey afirma que é necessário um foco renovado para atingir os objetivos da FSF. É necessário lembrar o que uniu todos e o motivo pelo qual foram atraídos pelo software livre. Descobrir o que os inspirava no passado, e os que manterá inspirados ao longo do tempo, e assim como, os futuros desenvolvedores que virão.

Mais uma vez, ele reafirmou a necessidade de ser gentil com os outros e respeitar quando os argumentos entram em conflito, a fim de produzir a melhor solução.

Ele finaliza citando que sempre foi um apoiador ativo e contribuidor desde que o manifesto GNU surgiu, e que por um acidente do tempo e espaço, foi sortudo por poder testemunhar o nascimento de um movimento maravilhoso.

Inicialmente ele achava uma ótima ideia, mas que apenas uma pessoa não seria capaz de mudar tudo isso. Com o tempo, ele percebeu a quantidade de pessoas em todo o planeta participando do projeto para transformar o software livre em uma realidade. Você pode ver o discurso na íntegra no site da FSF.

O que você achou da mudança de presidente da FSF? Acha que pode trazer benefícios para a fundação?

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
276 postagens

Sobre o autor
Apaixonado por tecnologia, marketing digital e redes sociais. Além dos meus posts por aqui, também tenho um blog sobre tecnologia e internet.
Artigos
Postagens relacionadas
Notícias

Audacity 3.5 traz salvamento na nuvem

Notícias

Endeavour OS Gemini permite escolher entre X11 e Wayland

NotíciasVídeo

Propaganda no Windows 11, sem LoL no Linux, pinguim cresce e mais!