O LibreOffice (algumas vezes referido como “Libre Office”) é uma suíte de softwares para escritório livre e open source que foi lançada pela “The Document Foundation” em setembro de 2010.
Muitas das suítes de escritório disponíveis no mercado contam, apenas, com aplicações para a edição de textos, planilhas e apresentações. O LibreOffice vai além, ao trazer, também, softwares para a edição de desenhos, banco de dados, gráficos, equações e fórmulas.
E, tudo isso, por um total de zero reais.
Quem mantém o LibreOffice
A “The Document Foundation” é a quem nós temos que agradecer por esta excelente suíte de softwares. Uma organização independente fundada em 2010, na Alemanha, por um grupo de apoiadores do movimento do software livre.
Aos olhos da lei vigente naquele país, a The Document Foundation é considerada uma fundação de caridade.
A organização acredita que o fato de ser uma entidade independente de qualquer empresa ou órgão governamental desperta o melhor que os seus contribuidores têm a oferecer, o que, consequentemente, possibilita entregar o melhor software possível para os seus usuários.
A The Document Foundation está aberta à participação corporativa através do patrocínio de profissionais que possam contribuir para o projeto. Esses profissionais, porém, mesmo sendo patrocinados, integram a organização com direitos e deveres idênticos aos demais membros.
Qualquer pessoa pode aplicar para se tornar um membro da The Document Foundation através do preenchimento de um formulário no site oficial do projeto.
Os apps que compõem o LibreOffice
Conheça, um pouco mais, sobre cada uma das aplicações que compõem a suíte LibreOffice.
Writer: um editor de texto completo
O LibreOffice Writer é um editor de texto, poderoso e moderno, que contém todas as funções que usuários domésticos ou profissionais, possam precisar neste tipo de ferramenta. Inclusive, compatibilidade com os formatos do Microsoft Word.
O dicionário de correção automática, chamado “VERO Gramatical”, consegue identificar erros ortográficos e de gramática, bem como pleonasmos, arcaísmos, gerundismos e cacofonias. Todavia, caso você prefira revisar o seu próprio texto, o “VERO Gramatical” pode ser ativado e desativado a qualquer momento.
O Writer também possui um eficiente sistema de “autocompletar”, que utiliza o dicionário embutido no próprio software para sugerir as palavras e frases mais usadas para completar o que você começou a digitar.
Calc: uma ótima alternativa para tabelas
O LibreOffice Calc é um editor de planilhas que, segundo a própria equipe de desenvolvimento do produto, é simples e avançado. Isso porque o Calc possui todas as ferramentas avançadas que um profissional da área pode desejar, enquanto é simples de ser aprendido.
O Calc é capaz de abrir, editar e salvar documentos nos formatos utilizados pela sua contraparte no Microsoft Office, o Excel. Além de trabalhar nativamente com o formato aberto de documentos “ODF”.
Com o LibreOffice Calc também é possível trabalhar em equipe! Com ele, você pode compartilhar uma planilha para que outros usuários possam, facilmente, adicionar os seus próprios dados. O proprietário da planilha pode, então, integrar facilmente os novos dados, em apenas alguns cliques.
Impress: um software completo para apresentações
LibreOffice Impress é uma ferramenta que possibilita a edição e a criação de apresentações multimídia, similar ao PowerPoint.
Para facilitar a vida das pessoas que o utilizam, o LibreOffice Impress conta com diferentes modos de edição, que podem ser utilizados durante a criação de conteúdo. São eles:
- Modo normal: para a edição geral;
- Modo contorno: para organizar e delinear o seu conteúdo de texto;
- Modo notas: para visualizar e editar as notas anexas a um slide;
- Modo folheto: para a produção de material baseado em papel;
- Modo classificador de slides: para uma vista de folha miniatura que permite que você rapidamente encontre e selecione os seus slides.
Assim como as outras aplicações do pacote, o LibreOffice Impress também é compatível com os formatos utilizados pelo seu concorrente da Microsoft, o PowerPoint.
Draw: uma ferramenta para desenhos profissionais
O LibreOffice Draw é um software que pode ser utilizado para a produção de desenhos técnicos, pôsteres e muito mais. Com ele você pode manipular objetos gráficos, agrupá-los, cortá-los, construir fluxogramas, organogramas, diagramas de rede, entre outros.
Com o Draw você pode converter imagens entre uma enorme gama de formatos, manipular figuras, imagens e até criar um álbum de fotos, do zero.
Base: um software profissional de banco de dados
O Base é um software completo de banco de dados do usuário. Com ele, você pode usufruir de mecanismos de suporte nativo para alguns dos motores de banco de dados multiusuário mais utilizados do mercado, como: MySQL/MariaDB, Adabas D, MS Access, Firebird e PostgreSQL.
A melhor parte, é que o Base possui uma integração completa com as outras aplicações da suíte LibreOffice. Com isso, o Base pode ser utilizado para a criação de intervalos de dados ligados em arquivos Calc, entre outras coisas.
Math: um editor de fórmulas integrado ao ecossistema LibreOffice
O LibreOffice Math é um editor de fórmulas capaz de incluir uma vasta gama de elementos e fundações matemáticas, como: frações, termos com expoentes e índices, desigualdades, sistemas de equações e matrizes, e muito mais.
Assim como o Base, o Math possui grande integração com os outros aplicativos da suíte. Isso torna possível “chamar” o Math, diretamente, de dentro dos outros apps do LibreOffice, como o Writer ou o Calc, para você poder inserir fórmulas matemáticas e científicas perfeitamente formatadas.
Como é o suporte do LibreOffice para empresas?
Empresários interessados em implementar o LibreOffice na sua empresa, provavelmente, se preocupam com como a desenvolvedora do software oferece suporte aos seus usuários.
A The Document Foundation não oferece serviços de suporte diretamente aos usuários. Ao invés disso, a fundação possui o seu próprio sistema de certificação para profissionais de serviços de TI capacitados nas tecnologias do LibreOffice.
Com isso, empresas e profissionais certificados devem ser encontrados e contratados, diretamente, por quem deseja obter o suporte.
Os dicionários temáticos do LibreOffice
O LibreOffice possui diversos dicionários temáticos disponibilizados em vários idiomas, inclusive em português do Brasil, sobre um variado número de temas. São dicionários sobre áreas específicas que contém termos comuns nas mesmas.
Dentre os dicionários temáticos disponíveis no momento em que este artigo está sendo produzido, temos:
- Termos de Informática;
- Termos Regionais – Gaúcho;
- Termos Regionais – Nordestino;
- Termos Regionais;
- Termos de Eletroeletrônica ;
- Termos Jurídicos;
- Termos Filatélicos;
- Termos de Microbiologia;
- Nomenclaturas Botânicas;
- Termos de Economia;
- Dialetos Indígenas;
- Termos da Música;
- Termos Militares;
- Termos de Química.
Os dicionários temáticos estão disponíveis para Windows, Linux e MacOS. Confira a página dedicada ao assunto, no site oficial do projeto, para saber mais sobre como utilizá-los.
As novidades da versão 7.3.2 da suíte
A recentemente lançada versão 7.3.2 do LibreOffice é uma “minor release” que melhorou o suporte aos arquivos “docx”, “xlsx” e “pptx” do Microsoft Office. Porém, no post oficial de lançamento da versão, os desenvolvedores fazem um alerta em relação a quão datados e desnecessariamente complexos são esses formatos, confira:
Microsoft files are still based on the proprietary format deprecated by ISO in 2008, which is artificially complex, and not on the ISO approved standard. This lack of respect for the ISO standard format may create issues to LibreOffice, and is a huge obstacle for transparent interoperability.
Os arquivos da Microsoft ainda são baseados no formato proprietário descontinuado pela ISO em 2008, sendo artificialmente complexos e não seguindo os padrões aprovados pela ISO. Essa falta de conformidade com o formato padrão da ISO pode criar falhas com o LibreOffice, e é um grande obstáculo para a transparência e interoperabilidade.
Além disso, a versão 7.3.2 trouxe um número significativo de correções de bugs. Os detalhes técnicos podem ser conferidos (em inglês) na página do lançamento na wiki da The Document Foundation”.
Onde encontrar o LibreOffice
Usuários de Windows e MacOS podem encontrar o LibreOffice para download no site oficial do produto. Na mesma página, é possível encontrar versões nos formatos “.deb” e “.rpm” que podem ser instaladas no Debian OpenSUSE, Fedora e seus derivados.
Usuários de distros Linux ainda podem instalar o LibreOffice através da sua versão em Flatpak distribuída pelo repositório Flathub. Mais informações sobre a instalação do software pode ser encontrada no artigo que fizemos sobre o assunto. A suíte ainda pode ser encontrada nas lojas de aplicativos da maioria das distribuições Linux.
Confira, no vídeo a seguir, uma representação mais prática sobre o que você pode fazer utilizando o LibreOffice.
Isso é tudo pessoal! 😉