LibreOffice 7.3 está mais compatível do que nunca
Aplicativos

LibreOffice 7.3 está mais compatível do que nunca

A computação evoluiu muito ao longo dos anos e por mais que muita coisa tenha mudado para melhor, softwares clássicos como suítes de escritório nunca deixaram de ser utilizados pelas pessoas.

Desde os primórdios da computação para o momento atual em que vivemos, estes softwares evoluíram e oferecem cada vez mais recursos para seus usuários, que podem realizar diversas funções através de poucos cliques.

Recentemente, o  LibreOffice passou por uma atualização chegando a sua versão 7.3 que traz para sua comunidade de usuários uma melhor interoperabilidade e suporte ao formato de arquivos do Microsoft Word.

Uma suíte de escritório completa

Você provavelmente já ouviu falar do LibreOffice, quem sabe já o utilizou para fazer um trabalho de escola, faculdade ou até mesmo no computador do trabalho, já que ele é uma das suítes de escritório mais usadas no mundo.

Contando com softwares para realizar todo o tipo de trabalho, desde uma simples apresentação de slides, gerenciar documentos de texto e até mesmo trabalhar com planilhas complexas, o LibreOffice é um software livre bastante competente.

Outro motivo que faz com que sua adoção maior no mercado de pequenas empresas e computadores pessoais é o fato dele ser um software totalmente gratuito e multiplataforma, podendo ser utilizado no Windows, Linux e macOS.

Aumentando a interoperabilidade no LibreOffice 7.3

Segundo os desenvolvedores do software, a versão 7.3 do LibreOffice possui uma maior interoperabilidade, ou seja, ele pode trabalhar melhor com arquivos provindos de outros softwares, como os documentos do Microsoft Office.

Esse pequeno aumento na interoperabilidade visa aumentar a produtividade e facilitar ainda mais a adoção por usuários que estão migrando da solução da Microsoft para algo mais aberto.

Segundo a equipe do LibreOffice, essa melhoria de interoperabilidade ocorreu devido a três fatores, que são:

  • Desenvolvimento de novos recursos: a equipe do LibreOffice desenvolveu diversos recursos para a nova versão de sua suíte de escritório, que impactam positivamente no reconhecimento e uso de documentos do Microsoft Office.
  • Melhorias de desempenho: o desempenho de um software é um fator muito importante e durante as últimas versões, a equipe do LibreOffice trabalhou em oferecer mais desempenho e velocidade de renderização para grandes arquivos.
  • Melhorias nos filtros de importação/exportação: ao importar um arquivo do Microsoft Office, ou exportar um arquivo criado no LibreOffice para ele, você perceberá que ocorreram diversas melhorias na formatação e funções utilizadas por ele.

Facilitando a migração para o LibreOffice

A equipe do LibreOffice visa facilitar as coisas para quem está migrando do Microsoft Office para sua solução de suíte de escritório e aprimorou a aba de ajuda de seus softwares, que ficaram mais simples e informativas.

Nesta nova página, os resultados de pesquisa estão utilizando o FlexSearch ao invés do Fuzzysort para indexação, enquanto as páginas de ajuda para a Calc Functions foram revisadas quanto sua precisão e vinculadas a Wiki do Calc Function.

Já as bibliotecas do ScriptForge, passaram por algumas melhorias sendo adicionados vários recursos, como a inclusão de um novo serviço para definir gráficos armazenados em planilhas Calc e um novo serviço PopupMenu, para descrever o menu a ser exibido.

Utilizando o LibreOffice 7.3

Se você deseja utilizar a mais nova versão do LibreOffice em seu computador ou quem sabe dar uma chance para essa solução aberta em sua rotina de trabalho, basta realizar o download do software através da loja de aplicativos da sua distro, do Flathub ou do site oficial do projeto.

Vale dizer que ele conta com versões para Linux, Windows 7 SP1 e superiores, macOS 10.13 e superiores, além de ser totalmente compatível com os novos chips M1 da Apple.

O LibreOffice já foi útil para você? Já pensou em utilizá-lo como sua suíte de escritório padrão? 

Nos vemos no próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    AplicativosVídeo

    Finch, um aplicativo para combater a ansiedade

    Aplicativos

    Mission Center - Gerenciador de tarefas do Linux está mais completo

    Aplicativos

    Showtime: o novo player de vídeo do GNOME