Tecnologia

Como escrever melhor usando IA 

Escrever bem é uma habilidade essencial para qualquer pessoa que deseja se comunicar de forma eficaz em ambientes profissionais e ou acadêmicos. No entanto, é comum enfrentar dificuldades para produzir textos claros e coerentes, seja por falta de tempo, pela quantidade ou até mesmo, a falta de prática.  

Neste artigo, vamos ver algumas das principais dificuldades da escrita e como escrever melhor usando ferramentas assistidas por IA. 

Defina o objetivo e o público-alvo do texto 

O objetivo é a razão pela qual se escreve, o que se espera alcançar com o texto. O público-alvo é o conjunto de pessoas esperamos que irão ler o texto, que podem ter diferentes níveis de conhecimento, interesse e expectativa sobre o assunto. 

Em e-mails corporativos, se o objetivo é comunicar informações sobre um projeto ou alguma atividade que precisa ser executada, o escritor deve usar um vocabulário objetivo, um estilo argumentativo e convincente. Ter clareza sobre o que se quer transmitir é essencial para quem se está escrevendo, pois isso ajuda a escolher o vocabulário, o estilo e o nível de formalidade adequados para cada situação. 

Felizmente, com a prática é possível ficar cada vez mais eficiente na transmissão do objetivo da mensagem e caso sinta necessidade, ainda é possível fazer cursos online de redação criativa ou para nichos mais técnicos, de SEO, ou focando no mundo acadêmico, sobre como fazer um TCC.  

Organize as ideias e a estrutura do texto 

Agora que o objetivo e o público estão claros, um bom texto precisa ter uma estrutura clara, com uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Mesmo textos curtos, como e-mails, precisam seguir essa regra básica, além é claro de ter parágrafos bem construídos e conectados entre si.  

Planejar o que se vai dizer em cada parte do texto, evitando repetições, contradições ou informações desnecessárias, é umas dicas essenciais para quem realmente quer saber como escrever melhor. 

Uma das minhas ferramentas preferidas para esta função é o Grammarly, ele é uma ferramenta que verifica e melhora a qualidade da escrita, corrigindo erros de gramática, pontuação, vocabulário e tom. Ele também oferece sugestões para melhorar a clareza, a coerência, a concisão e até mesmo a persuasão de um texto.  

Além da interface para utilizar o Grammarly direto no navegador, também é possível usá-lo como uma extensão de navegador, um aplicativo de desktop, um aplicativo móvel ou um complemento do Microsoft Word. 

Fale para as pessoas te ouvirem! – Curso de Storytelling do Diolinux Play

Revise e corrija o texto. E então, revise novamente. 

Após escrever, é fundamental revisar o texto com atenção, verificando se há erros ortográficos, de gramática, de pontuação ou de digitação. Também é preciso conferir se o texto está claro, coerente e coeso, se não há ambiguidades, redundâncias ou imprecisões. Além disso, é recomendável pedir a opinião de outra pessoa sobre o texto, pois ela pode perceber aspectos que o autor não notou. 

Para revisão gramática e ortográfica, o LanguageTool é uma ferramenta quase que indispensável. Além de ser online, ela usa inteligência artificial para verificar e melhorar a qualidade da escrita em vários idiomas.  

LanguageTool pode corrigir erros ortográficos, gramática e estilo, bem como sugerir formas de reformular ou parafrasear o texto. Ele pode ser usado como uma extensão de navegador no Chrome ou no Firefox, além de um aplicativo de desktop, um aplicativo móvel ou um complemento do Microsoft Word, ou OnlyOffice, tanto na web quanto para desktop.  

Quer saber como escrever melhor? Leia muito. 

Por mais que as ferramentas de escrita online e redação auxiliada por IA possam ser muito úteis para quem precisa escrever melhor e com rapidez. É importante lembrar que essas ferramentas não substituem o trabalho intelectual do autor, elas apenas o auxiliam na execução das tarefas. Portanto, é preciso usar essas ferramentas com responsabilidade, critério e bom senso, sempre revisando e adaptando os textos gerados às suas necessidades e expectativas.  

Escrever bem exige treino e muita repetição, mesmo assim, podemos acabar travando em algum tema e para superar essas dificuldades, existem algumas dicas que podem te auxiliar. 

  • Ler bons textos: a leitura é uma das melhores formas de aprender a escrever bem, pois amplia o vocabulário, aprimora o senso crítico e estimula a criatividade. É importante ler textos de diferentes gêneros, estilos e autores, observando como eles organizam as ideias, usam as palavras e constroem os argumentos. 
  • Praticar a escrita: como qualquer outra habilidade, a escrita requer prática constante. Quanto mais se escreve, mais se desenvolve a fluência, a confiança e a qualidade dos textos. É interessante escrever sobre temas variados, buscando desafiar-se e sair da zona de conforto.  

Portanto, aprender como escrever melhor é possível para qualquer pessoa que se dedique a aperfeiçoar essa habilidade. Com as dicas e as ferramentas apresentadas neste artigo, você pode tornar sua escrita mais fácil, rápida e eficiente em qualquer ambiente profissional ou educativo. 

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
163 postagens

Sobre o autor
Entusiasta de tecnologia que sempre gostou de desmontar tudo, o que me levou ao interesse por software livre e todas as possibilidades que ele oferece. Sou Editor-chefe no blog Diolinux e também trabalho consultor de SEO, gestor de tráfego e otimização de presença digital. Mastodon
Artigos
Postagens relacionadas
Tecnologia

Diolinux Play já oferece 14 cursos sobre Linux e tecnologia!

VídeoTecnologia

Testamos uma placa de vídeo RX 5500 XT da Mancer

Tecnologia

Principais diferenças entre VPNs domésticas e para empresas