Zorin OSVídeo

O Zorin OS Lite está chegando ao fim!

O anúncio da nova versão do Zorin OS 17.1 Lite veio com uma nota um pouco amarga em meio a felicidade de uma nova release, o Zorin OS Lite, deixará de existir! Isso acabou criando várias dúvidas sobre o futuro do próprio Zorin, afinal de contas, que alternativas com a mesma qualidade do Zorin OS Lite as pessoas têm para usarem nos seus computadores mais fracos?

Zorin OS Lite 17: o penúltimo

Lançada no começo do ano, a versão 17 do Zorin é uma sólida alternativa para quem quer migrar do Windows. Seu irmão mais novo, o Zorin OS Lite, tem um papel muito importante na computação sustentável: dar vida nova a computadores antigos ou mais fracos.

A principal diferença do Zorin OS Lite para o Zorin OS, é a sua interface gráfica, enquanto as versões usam uma versão modificada do GNOME, chamada de Zorin Shell, o Zorin OS Lite utiliza o XFCE no lugar. Conhecido por ser um ambiente e leve, o XFCE pode ser uma boa alternativa para máquinas mais simples, e também está disponível em outras distros.

Além disso, a distro oferta uma experiência amigável para pessoas acostumadas com Windows ou sem muito conhecimento em informática. Muita gente que gosta de usar ele, costumavam rodar o Windows 7 ou até mesmo o XP.

O Zorin OS Lite está chegando ao fim! 3

Num post de 16 de abril, os desenvolvedores do Zorin anunciaram o lançamento da versão 17.1 do Zorin OS Lite, 3 meses após o lançamento da versão 17 padrão do sistema. Entre as principais novidades estão:

  • O XFCE atualizado para a versão 4.18;
  • A atualização da loja de aplicativos GNOME Software;
  • Melhor suporte para aplicativos Windows, numa integração nativa do sistema com o Wine;
  • Atualizações para o tema e para alguns aplicativos extras instalados por padrão;
  • Kernel Linux 6.5, garantindo a compatibilidade com novos hardwares.

O Zorin OS Lite 17.1 é baseado no Ubuntu 22.04 LTS, ou seja, tem suporte a atualizações de segurança até 2027. No anúncio, declararam que haverá o Zorin Lite 18 também, mas ela será a última versão do sistema, felizmente baseada no Ubuntu 24.04 LTS, que saiu há poucos dias, significando suporte LTS até 2029.

A versão Lite 18 deve vir depois da versão 18 do Zorin OS Core e PRO. Como essa não tem data de lançamento, pelo histórico da distro supomos que o Zorin OS Lite deve chegar no final desse ano. Ou seja, o Zorin vai deixar o projeto Lite de lado, mas, ao mesmo tempo, você terá bastante tempo para fazer uma migração para outro sistema, até 2029 pelo menos.

7 motivos pelo fim do Zorin OS Lite

No post de anúncio da nova versão, os desenvolvedores deram 7 motivos para deixar de fazer o Zorin OS Lite:

1 – O Zorin OS Lite não é mais um grande substituto ao Zorin OS tradicional.

Segundo eles, as atualizações recentes do GNOME, aliadas às otimizações no consumo de recursos do Zorin OS Core, tornaram a versão Lite desnecessária; computadores com 1.5GB de RAM conseguem rodar o Zorin OS com melhor desempenho do que a versão Lite em algumas tarefas, funcionando até em máquinas com 15 anos.

2 – O Desktop padrão (GNOME/Zorin Shell) provê uma melhor experiência

Na publicação, “Usar o GNOME é estar numa comunidade de desenvolvedores muito maior do que a do XFCE. Significa usar tecnologias mais ricas para entregar aos usuários uma experiência mais polida, funcionando melhor em hardwares modernos, como telas de alta resolução, touchpads, leitores de digitais e coisas assim.”

3 – Versões diferentes da mesma coisa atrapalha

“A simples existência de duas versões do Zorin OS usando ambientes de desktop diferentes, causa discrepâncias em design e funcionalidade, resultando numa experiência inconsistente entre os usuários.”

De fato, o Zorin OS Core ou PRO, oferecem uma experiência muita mais próxima do que as pessoas entendem como “computação moderna”, e a forma de fazer as coisas entre os sistemas é diferente. Eles comentam ainda que: “Reduzir essa fragmentação, vai prover uma experiência mais coesa entre todos os usuários e simplifica encontrar materiais de suporte”. 

4 – Promove foco

Menos opções facilita a vida dos novos usuários, que não precisarão refletir sobre se estão baixando ou não a melhor versão do sistema para si.

5 – É bom para o desenvolvimento do projeto e da empresa Zorin

Por poder focar em apenas uma experiência de desktop, gastarão tempo e recursos de uma forma mais eficiente, o que deve ajudar a desenvolver novas soluções para o Zorin ficar ainda melhor.

Determinar prioridades é fundamental: será que a sua distro Linux favorita não seria ainda melhor se deixasse de lado projetos paralelos e focasse apenas numa coisa só? Ou se pelo menos reduzisse um pouco o escopo das coisas? Os devs do Zorin parecem concordar.

6 – Atualizações mais frequentes

Nos últimos anos o Zorin OS teve excelente lançamentos, porém, eles demoraram muito para chegar, o que pode gerar frustração ao público. As pessoas estão acostumadas a receberem atualizações constantes, mesmo que pequenas. O Zorin estava falhando nisso. Os desenvolvedores mencionaram que removendo a necessidade da versão lite, eles conseguirão trazer atualizações com maior frequência.

7 – Uma única versão – soluções integradas

Mais do que um sistema operacional visado para ser simples de usar e a porta de entrada para usuários vindos do Windows especialmente, a Zorin Group tem desenvolvido soluções para serem usadas em escolas e empresas. Um bom exemplo disso é o Zorin GRID, uma ferramenta para controlar parques com computadores rodando o Zorin OS.

Com apenas uma interface para trabalhar, fazem soluções que funcionam com todas as versões suportadas do Zorin, sem precisar fazer adaptações particulares para uma versão menos popular e menos utilizada, como a lite.

Sem o Zorin OS Lite, qual seria distro mais leve e amigável para quem vem do Windows e tem um PC Fraco?

É ousada a afirmação dos devs de versão Core do Zorin OS, que usa GNOME, seria “tão leve quanto a versão lite” e por isso, era justificável também o abandono do projeto que usa XFCE. Vejamos se é verdade.

Instalamos as duas versões do Zorin OS, a Lite e Core, numa máquina virtual emulando um CPU de apenas dois núcleos e 2GB de RAM, com 120GB de espaço em disco e um monitor full HD.

Testando o Zorin OS Core

Segundo o site do Zorin, a versão Core precisa de um CPU Dual Core de 1GHz, 1GB e meio de RAM, 15GB de espaço em disco e uma resolução de 1024×768, noa aproximamos bastante desse mínimo, então, vejamos como se comporta.

Uma diferença importante que temos entre as duas versões, é que atualmente o Zorin OS usa o Wayland para a parte gráfica do sistema, em vez do Xorg, sendo a única opção na edição Lite no momento. Ambos os sistemas usam o mesmo Kernel e só estão disponíveis em 64 bits, dando a eles basicamente o mesmo suporte a hardware, sem nenhuma distinção especial.

O Zorin OS Lite está chegando ao fim! 2

Naturalmente, uma coisa a se preocupar na hora de usar um sistema operacional num computador mais restrito é o consumo de recursos, como RAM e armazenamento. A versão Core, usa um pouco menos de 1GB de RAM, e faz um uso agressivo de cache na memória disponível, além de ter configurado automaticamente 6GB de SWAP numa máquina com 2GB de RAM.

Abrindo Firefox com 3 abas, o gestor de arquivos, a loja de aplicativos e o LibreOffice Writer ao mesmo tempo, o consumo foi extremamente bem manejado, usando cache e swap, mantendo o sistema perfeitamente operacional. Quanto ao armazenamento, são quase 17 GB para a versão core, considerando que temos um swapfile grande, com 6 GB, o que dá ao sistema uns 11 GB.

Testando o Zorin OS Lite

Apesar de visualmente ser semelhante e agradável, os softwares usados na versão Lite não são os mesmos da versão CORE. Abrindo os mesmos programas, numa interface relativamente mais simples, de fato, o consumo do sistema é equivalente, variando conforme a tarefa. O uso de espaço em disco é até um pouco maior do que o do Zorin Core.

Pode ser subjetivo, mas sentimos basicamente a mesma fluidez ao abrir e fechar programas, navegar pelo sistema e pela internet em ambos os casos. O que os desenvolvedores do Zorin comentaram faz sentido, a experiência em desempenho é basicamente a mesma ou com uma variação tão pequena que não compensa mais manter uma versão lite que não é na prática tão mais “lite” assim do que a versão core.

O Zorin OS Lite está chegando ao fim! 1O Zorin OS Lite está chegando ao fim! 1

Seria só tempo, dinheiro, trabalho e esforço jogados fora, recursos podem ser melhor aplicados para otimizar ainda mais a versão principal do sistema.

Que alternativa tenho ao Zorin OS Lite?

Você poderá continuar usando o Zorin OS Lite até 2029, se fizer upgrade para a versão 18 quando ela sair, até lá, ao menos atualizações de segurança você terá.

Os desenvolvedores do Zorin ainda comentam que a partir da versão 19, quem quiser continuar utilizando XFCE sempre pode instalar manualmente pelos repositórios da distro, porém, não será mais todo customizado.

O XFCE não está disponível somente no Zorin OS Lite, apesar de ser um dos sistemas mais bonitos e polidos a usar essa interface. Linux Mint XFCE é uma alternativa, por exemplo, ele tem essa pegada de ser para quem vem do Windows. Apesar do tema diferente, a estrutura de desktop é a basicamente a mesma.

Nem mesmo o XFCE é o único ambiente leve que você pode usar, um ótimo exemplo de um sistema com um ambiente super leve que pouca gente conhece é o Bodhi Linux.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!