TutoriaisVídeo

Qual Linux utilizamos? Conheça 3 distros para o dia a dia

Nossa equipe está sempre testando novas distros, mas tem sempre aquela favorita para o dia a dia. Levantamos qual Linux mais utilizamos, e selecionamos 3 distros que vale a pena conhecer.

Debian

Uma das distros Linux mais tradicionais, o Debian mantém seu desenvolvimento sólido há praticamente 3 décadas. Sua confiabilidade é comprovada por ser a base de quase metade das distros registradas no DistroWatch. A versão estável do Debian te deixa despreocupado com atualizações e o sistema dificilmente apresenta problema, a menos que causado pelo usuário.

O Debian não possui uma interface gráfica oficial, com qualquer uma delas, você terá a experiência muito próxima do padrão. O Eddie, por exemplo, utiliza com o GNOME. Esta distro é uma boa escolha para quem não demanda sempre os pacotes mais recentes e não quer se preocupar com o sistema operacional.

Aprenda a instalar o Debian 12 14

Entretanto, certas configurações, como de placas de vídeo NVIDIA e outros drivers proprietários, além do gestor de pacotes Flatpak, precisam ser feitas pelo usuário. Algo fácil, com nossos tutoriais.

Fedora

Para quem gosta de ficar por dentro das principais novidades do mundo Linux, com a confiança de serem implementadas por uma das maiores e renomadas empresas do ramo, a Red Hat. O Fedora é uma das distros mais populares no mundo do Desktop, sua versão principal entrega um GNOME também muito próximo do puro.

A cada 6 meses, lança uma nova edição do Fedora com o GNOME e outros pacotes atualizados, além de possíveis novidades implementadas. Cada edição do Fedora recebe atualização por 13 meses. Isso significa que todo ano, precisará se organizar para salvar seus arquivos num local seguro e atualizar o sistema.

Conheça todas as versões do Fedora 1
Imagem: Fedora

O Fedora é uma boa distro para quem gosta de trabalhar ou jogar, contando com as atualizações e recursos mais recentes no mundo do Linux. Todas as Spins do Fedora mantém uma experiência próxima à original da interface, com muitas opções disponíveis.

Pop!_OS

Falar de Pop!_OS é também falar de sua base, o Ubuntu. Atualmente, o Pop!_OS está em fase de transição, desenvolvendo uma nova interface gráfica para si. Por enquanto, utiliza um GNOME modificado, com um fluxo de trabalho diferente, que agrada muitas pessoas, além de, no lugar de Snaps, trazer Flatpaks.

Qual Linux utilizamos? Conheça 3 distros para o dia a dia 2

É uma boa distro para iniciantes, dificilmente precisa de configurações extra, com toda a comodidade de sua base Ubuntu LTS, somada à facilidade de customização. 

Existem muitas outras distros baseadas no Ubuntu, com conceitos similares ao do Pop!_OS, mas expondo outras ideias de experiência de usuário, como o Zorin OS e o Linux Mint. Veja como fazer uma instalação do Linux Mint à prova de defeitos em poucos cliques!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!