Microsoft renova o visual de vários aplicativos nativos no Windows 11

Microsoft renova o visual de vários aplicativos nativos no Windows 11

Anunciado há poucos meses, o Windows 11 está fazendo bastante sucesso com vários usuários avançados e canais de tecnologia que estão à procura de novos recursos e melhorias visuais.

O novo sistema da Microsoft está quase chegando, e com ele, diversos aplicativos clássicos estão passando por um redesign para ficarem tão modernos quanto o próprio Windows 11.

Trabalhando com suas imagens

Dentre os vários usos de um computador, gerenciar e editar fotos ainda é algo comum para muitos usuários e pensando nisso, a Microsoft trouxe algumas melhorias visuais que irão deixar sua experiência ainda mais agradável.

Suas screenshots ainda melhores

O primeiro aplicativo que irá passar por algumas mudanças é o software para capturas de tela, Snipping Tool (Ferramenta de Recorte). Ele é bastante famoso no Windows 10 onde pode ser utilizado através do atalho Super+Shift+S.

Ele seguirá os padrões de design do Windows 11, trazendo bordas arredondadas e botões mais espaçados, além de oferecer uma barra flutuante onde o usuário pode escolher como a tela será capturada.

image 47

Vale dizer que ele também será o único software de captura de tela disponível no sistema, visto que o Windows 10 ainda traz o legado “Captura e Esboço”.

Gerenciando suas fotos de um jeito moderno

Recentemente Panos Panay, diretor de produto da Microsoft, revelou um vídeo em seu Twitter com alguns detalhes do aplicativo Fotos que terá o seu design renovado.

https://twitter.com/panos_panay/status/1435346853365575680

Esse vídeo mostra que, além de aderir ao visual do Windows 11, o aplicativo possui controles centralizados e um pouco menores se comparados à versão de Windows 10.

Também é possível perceber que teremos um acesso ainda mais rápido ao painel de informações e será possível visualizar várias imagens simultaneamente em uma única instância do aplicativo.

Criando a sua arte

Provavelmente você deve ter ficado sem internet em algum momento da sua vida e decidiu abrir o Paint para se divertir desenhando enquanto esperava a conexão voltar para assistir a um vídeo ou quem sabe jogar alguns jogos online.

Com ícones arredondados, suporte ao modo escuro, um menu de ferramentas remodelado e alguns pincéis novos, o clássico aplicativo de desenho chega com tudo na próxima versão do sistema.

Uma das principais melhorias do aplicativo está na ferramenta de edição de texto, que mostrará uma barra flutuante com opções de fonte, tamanho e até mesmo o estilo do texto, permitindo ao usuário posicioná-lo e adicionar um fundo.

image 46

Melhorando seus aplicativos de trabalho

Agora que estamos na era do trabalho remoto, os computadores estão sendo usados mais do que nunca para diversas atividades, seja responder e-mails, participar de videoconferências, trabalhar com textos e planilhas, entre diversas outras coisas.

Sabendo disso, a Microsoft trouxe melhorias em alguns dos seus aplicativos voltados ao trabalho.

Seu novo cliente de e-mail?

Um dos aplicativos da Microsoft que eu mais gosto é o cliente de e-mails do Windows 10. Ele é bem intuitivo e traz atalhos rápidos para vários outros aplicativos como a agenda e o Microsoft To Do.

image 45

A nova versão do sistema traz algumas melhorias visuais no cliente de e-mail que assim como todos os aplicativos, ganhará bordas arredondadas e uma interface mais agradável para telas touch.

Friamente calculado

Outro aplicativo que irá receber algumas melhorias e novos recursos é a Calculadora do Windows que, assim como o Paint, está no sistema há gerações.

O aplicativo foi reescrito em C# e agora conta com diversos modos para uso simples, científico e para programadores, capaz até mesmo de fazer representações gráficas a partir de equações.

image 44

Windows 11 será lançado em breve

No final do mês de agosto, a Microsoft anunciou para os usuários que o Windows 11 estará disponível no dia 5 de outubro como uma atualização gratuita para computadores que estejam utilizando o Windows 10 e tenham suporte para a nova versão.

Vale dizer que é possível utilizar o Windows 11 em hardware sem suporte, mas a Microsoft recomenda que os usuários se mantenham no Windows 10 que continuará recebendo atualizações até o final de outubro de 2025.

O que você achou do novo visual dos aplicativos? Pretende testar a nova versão do sistema em outubro? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Como instalar o PowerShell do Windows no Ubuntu
Continue lendo

Como instalar o PowerShell do Windows no Ubuntu

A Microsoft disponibilizou seu GitHub o PowerShell para Linux e Mac OS X, hoje você vai aprender a baixar e instalar. Atualmente o PowerShell é compatível com o Ubuntu 16.04 e 14.04, CentOS7, OS X 10.11 e via Docker, além do Windows, é claro.