O elementary OS 6 foi lançado há pouco menos de um mês e foi um grande sucesso, batendo a marca de 75 mil downloads, mesmo com a falta de aplicativos em sua loja, que agora não conta mais com aplicativos do repositório do Ubuntu.

Assim como todo lançamento de uma distribuição, sempre existem pequenos problemas e eventuais bugs que precisam de algumas correções, e com o elementary OS não iria ser diferente.

Três semanas após o seu lançamento, o elementary OS 6 acabou de receber seu primeiro lote de atualizações. Vamos falar um pouco sobre ele, além das mudanças e novidades que chegaram.

Instalando o sistema em todas as máquinas

Alguns usuários tiveram problemas relacionados à instalação do sistema e, após vários feedbacks, a equipe do elementary OS realizou algumas melhorias e correções de bugs para este processo.

Aumentando a compatibilidade de hardware

Graças aos desenvolvedores do Ubuntu, o elementary OS 6.0.1 agora conta com uma correção que impedia o sistema de ser inicializado em algumas máquinas, dentre elas alguns dispositivos Dell com UEFI.

Caso você não tenha conseguido inicializar o sistema para realizar a instalação, tente novamente com a nova ISO.

Segundo a equipe, muito em breve teremos novidades sobre as compilações do elementary OS para dispositivos como o Pinebook Pro e Raspberry Pi.

Melhorias no instalador

O instalador do sistema também recebeu algumas correções e agora será possível definir o nome do computador através dele. É uma pequena adição, mas extremamente importante, visto que não existe uma forma fácil de alterar o nome do dispositivo na interface sem recorrer ao terminal.

image 37

Também foi corrigido um problema de estilo com as partições de disco não utilizadas durante o modo de instalação personalizada. Outra adição bastante útil foi o gesto de voltar utilizando o gesto de deslizar dois dedos no trackpad.

Melhor a cada dia

A equipe do elementary OS não para de trabalhar e a cada dia que passa eles estão lançando novos recursos e correções que deixarão o sistema cada vez melhor para os seus usuários.

AppCenter, Sideload e ainda mais aplicativos

Com toda certeza, um dos “fiascos” que ocorreram no dia do lançamento do elementary OS foi a falta de aplicativos na AppCenter, dado que ela deixou de exibir aplicativos do repositório Ubuntu.

Segundo a equipe, atualmente existem 51 aplicativos “curados” disponíveis para download através da AppCenter e esse número continua crescendo.

Uma novidade que irá agradar usuários que não utilizam o Elementary OS no dia a dia, mas desejam instalar algum aplicativo curado da plataforma, é a possibilidade de baixar o arquivo .flatpakref do site do AppCenter.

image 36

Por não conter aplicativos do repositório Ubuntu em sua loja, o elementary OS é bastante dependente do Flatpak e trouxe algumas melhorias relacionadas a instalação deste formato através do Sideload.

A partir de agora, aplicativos recém-instalados através do Sideload serão exibidos no AppCenter sem a necessidade de reiniciar o sistema, e o download de aplicações em flatpak será ainda mais rápido.

Outra mudança que irá fazer toda a diferença, é uma reformulação no menu iniciar que exibirá os aplicativos recém-instalados no elementary OS sem que o sistema tenha que ser reiniciado.

Mais integração para serviços online

O novo sistema de contas online também ganhou algumas melhorias em torno do suporte de contas IMAP e agora está bem mais inteligente em detectar o método de autenticação, além de permitir que você possa editá-los utilizando o ícone de lápis.

image 35

O cliente de email recebeu algumas melhorias e a correção de algumas falhas que a equipe descobriu através do feedback dos usuários. Já o aplicativo de calendário recebeu algumas melhorias para obter as cores das contas online, além de uma correção que exibia eventos de dia inteiro incorretamente.

O aplicativo Tasks estava com problemas para se conectar em algumas contas e, por enquanto, ele será fornecido como um pacote .deb tradicional.

Outras mudanças no sistema

Além das mudanças citadas acima, algumas outras novidades são:

  • Foi adicionada uma opção para mostrar/ocultar a porcentagem da bateria no painel;
  • A página do sistema fornece mais informações sobre determinados chipsets gráficos, incluindo o Intel Iris XE;
  • O AppCenter mostra o link para o Flathub se não houver resultados da pesquisa;
  • Foi corrigido o bug que gerava alguns problemas no sistema quando ele voltava do repouso;
  • O GRUB agora se atualiza para utilizar kernels mais recentes.

Download do elementary OS 6

Caso você ainda não tenha utilizado a nova versão do sistema, ou tenha encontrado algum problema durante seu uso, esse pode ser o momento de dar uma nova chance para o sistema e ver se algum dos problemas que você teve foi corrigido.

A nova ISO já está disponível no site oficial do sistema e caso você esteja com o elementary OS 6 instalado, basta manter seu sistema atualizado.

O que você achou das mudanças no sistema? Quais as próximas atualizações que a equipe deveria trazer? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
10 aninhos de elementary OS!
Continue lendo

10 aninhos de elementary OS!

O Elementary OS recentemente completou 10 anos. Venha conhecer um pouco da trajetória do projeto.