Sistemas operacionais

FreeBSD 13.1 chega com novidades no kernel, OpenSSL e melhor suporte a USB

A plataforma Linux é bastante conhecida ao redor do mundo, seja em servidores, celulares e até mesmo em sistemas operacionais para desktop, porém, mesmo sendo uma tecnologia tão famosa, ela está longe de ser a única neste mercado.

O Unix já dominou o mercado de tecnologia há vários anos e embora não seja mais tão comentada, existem diversos projetos derivados dela de certa forma, como o kernel Linux, o Darwin do macOS e o BSD que vem sendo uma solução bastante utilizada.

O BSD está presente em serviços voltados a servidores, como o FreeNAS e existem projetos que visam utilizar esta tecnologia em sistemas voltados ao desktop, como o OpenBSD e o FreeBSD.

Conheça o FreeBSD

Lançado no ano de 1993 o FreeBSD é um sistema operacional de código aberto bastante conhecido ao redor do mundo, representando boa parte da base de usuários de sistemas operacionais derivados do BSD.

Ele nasceu inicialmente como um snapshot intermediário do sistema 386BSD para corrigir alguns problemas que ele trazia e quando ele foi oficialmente descontinuado, alguns desenvolvedores continuaram o trabalho utilizando o nome FreeBSD, sugerido por David Greenman.

Características do FreeBSD

O FreeBSD é um sistema operacional bastante completo e possui diversas características que podem torná-lo único, algumas delas são:

  • Grande número de aplicativos disponíveis;
  • Diversos materiais de suporte na internet;
  • FreeBSD Handbook, um livro que conta com toda a documentação do projeto;
  • Instalação descomplicada e com menor chance de falhas;
  • Suporte a poucas arquiteturas de processador (intel x86, amd64, DEC Alpha. Sparc64, ARM e PowerPC);
  • Alta performance em aplicações Web e Banco de dados.

O que há de novo no FreeBSD 13.1?

Bem, desde 1993 o FreeBSD evoluiu muito e a versão 13.1 traz diversas novidades para seus usuários, como diversas adições de suporte a hardware e correções de bugs para o último lançamento do sistema.

Foi adicionado um script de serviço que permite a descriptografia automática de conjuntos de dados ZFS durante a inicialização do sistema, além da habilitação da construção LLDB em todas as arquiteturas powerpc.

Houve também a adição de códigos para otimizar a montagem OpenSSL em arquiteturas powerpc, powerpc64 e powerpc64le. Aproveitando que estamos falando desta arquitetura, vale dizer que o boot e o carregador de inicialização foram corrigidos no powerpc64le

Falando sobre rede, o FreeBSD 13.1 trouxe uma mudança, onde a manipulação do endereço mais baixo de uma rede IPv4 foi alterada para que os pacotes não sejam mais enviados como broadcast (exceto se o endereço tenha sido definido para isso).

Essa mudança, torna o endereço mais baixo utilizável para um host, mas caso você prefira como o sistema funcionava anteriormente, vale dizer é possível reverter o comportamento através do sysctl.

Utilizando o novo FreeBSD 13.1

Atualmente o FreeBSD 13.1 está em sua fase de release current, mas, caso você deseje testá-lo para dar seu feedback aos desenvolvedores, basta utilizar este link de download.

Se você prefere esperar o lançamento oficial para instalar o sistema em alguma de suas máquinas, basta esperar até o dia 24 de abril que segundo os desenvolvedores, é a previsão de lançamento do FreeBSD.

Você já conhece este sistema operacional? Qual a sua opinião sobre o FreeBSD?

Até o próximo artigo pinguim!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    VídeoSistemas operacionais

    Conheça 7 recursos do novo COSMIC

    Sistemas operacionaisVídeo

    Parrot OS, um sistema Linux versátil para hackers

    VídeoSistemas operacionais

    Conheça as três distros Linux mais importantes (na nossa opinião)