Tecnologia

Alan Pope cria Unsnap programa para ajudar usuários a abandonar os Snaps

Instalar e remover programas no Linux é uma atividade trivial em nossos computadores, seja através dos pacotes próprios das distribuições ou os universais como snap, flatpak, appimage. Alan Pope criou um programa para você abandonar os snaps, chamado Unsnap.

unsnap
Imagem: GitHub oficial do projeto unsnap

O que é Snap?

Snap é um sistema de empacotamento de software desenvolvido pela Canonical para sistemas operacionais Linux. Os pacotes são chamados snaps e a ferramenta para usá-los, é chamada snapd, eles funcionam em muitas distribuições permitindo que desenvolvedores de software distribuam seus aplicativos diretamente aos usuários.

Quem é Alan Pope?

Alan Pope tem uma grande trajetória junto ao Ubuntu, foi pioneiro do Ubuntu Podcast e era um dos principais desenvolvedores software da Canonical.

Trabalhou na empresa até abril de 2021 diretamente no projeto Snapcraft, incentivando e agregando empresas na utilização dos pacotes Snap.

Participou dos encontros de desenvolvedores da Canonical e 2007 a 2011, gerenciou o time que desenvolvia vídeos tutoriais para os novos usuários do Ubuntu.

Além disso, foi Engenheiro de serviços e gerente da comunidade da Canonical no Reino Unido.

Entenda o unsnap

O unsnap foi criado para migrar de maneira rápida e fácil do uso dos aplicativos snap para aplicativos em flatpak. O unsnap gera os scripts para fazer a migração permitindo que você visualize e edite se necessário os scripts antes da execução.

Segundo o próprio Alan Pope, no GitHub oficial do projeto definiu que o status do desenvolvimento do unsnap está em: “Pré-alfa”, ou seja “funciona no meu computador”.

Nos testes realizados pelo desenvolvedor, o software executa o backup para cada snap que está sendo migrado, utilizando o mecanismo interno snapd para salvar os dados dos aplicativos. É necessário ter um bom espaço em disco para esta operação, pois alguns aplicativos terão muitos dados a serem salvos.

Um dos recursos interessantes deste projeto é que ele suporta outras distribuições que não utilizam a base do Ubuntu. Algumas distribuições populares que disponibilizam suporte aos pacotes snaps: Manjaro, Linux Mint, Zorin, Debian, Fedora, Pop_OS!, KDE Neon, Raspbian, Centos e elementary OS.

Segundo Alan Pope: “A existência do unsnap é meramente uma ferramenta para permitir que os usuários alternem de apps snap para os em flatpak. Isso não tem a intenção de ser um comentário ou desrespeito a qualquer software. É apenas um utilitário.”

Se você quiser abandonar os snaps antes que esta ferramenta do Alan Pope esteja pronta para utilização, pode seguir este tutorial que lançamos no canal Diolinux Clips:

Você utiliza algum aplicativo snap no seu dia-a-dia?

Compartilhe conosco se vai optar em deixar totalmente os snaps de lado e migrar totalmente para as aplicações em flatpak.

Obrigado pela leitura. Até a próxima.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
62 postagens

Sobre o autor
Sou Lucas. Tenho tecnologia correndo nas veias (literalmente); meu pai já trabalhava com tecnologia quando nasci! Minha jornada profissional nessa área se iniciou em 2001 efetivamente. Amo Linux no Desktop, Deus, minha família e conversar, se quiser, só chegar!
Artigos
Postagens relacionadas
Tecnologia

Principais diferenças entre VPNs domésticas e para empresas

Tecnologia

Epomaker Shadow-X, um teclado sem fio, compacto e estiloso

VídeoTecnologia

Programas e jogos em nuvem ainda são o futuro?