Sistemas operacionais como Linux, Windows e Mac quase sempre são citados no mercado como os padrões, porém, definitivamente não são os únicos existentes no mundo da tecnologia.

Um belo exemplo, é o BSD, uma extensão do Unix que pode agradar a diversos usuários que desejam criar um servidor ou até mesmo utilizar um novo sistema operacional para desktop.

Hoje vamos falar um pouco sobre o OpenBSD, um sistema operacional que utiliza o Kernel BSD por padrão e que recentemente, chegou a uma nova versão.

O projeto OpenBSD

Baseado no BSD 4.4, o OpenBSD é um projeto que enfatiza a portabilidade, padronização, correção, segurança proativa e criptografia integrada, tendo como objetivo fornecer a melhor plataforma de desenvolvimento possível.

Uma das principais diferenças do OpenBSD, está em sua licença que além de permitir a livre distribuição do software, dá poder ao usuário de modificar e reutilizar qualquer parte do código-fonte do sistema, para uso pessoal e comercial..

Uma nova versão do sistema

O OpenBSD chegou a sua versão 7.0, sendo o 51º lançamento de versão do sistema e apresenta diversas melhorias para seus usuários, adicionando suporte a novas plataformas como o riscv64 e ARM64.

Um belo exemplo são os novos Macs com chip M1 que estão ainda mais compatíveis com o sistema, incluindo suporte para instalação em um disco com GPT, várias melhorias no driver da Apple para USB, GPIO, SPMI, armazenamento NVMe e outros componentes de hardware.

O código do sistema também foi atualizado para o estado atual do kernel Linux 5.10.65, garantindo aprimoramentos do Intel DRM para a série Tiger Lake, além de melhorias de suporte para GPUs AMD Navi 12, Navi 21, Arcuturus e Cezanne.

Você pode conferir todas as mudanças que o OpenBSD 7.0 trouxe através da nota de lançamento.

Utilizando o OpenBSD 7.0

Se você já conhece o mundo BSD ou deseja aprender um pouco mais sobre ele, o OpenBSD pode ser uma ótima opção para se aventurar neste terreno “desconhecido”.

Você pode realizar o download da nova versão do sistema através do site oficial e utilizá-lo através de uma máquina virtual ou quem sabe instalá-lo como um de seus sistemas principais?

Você conhecia o OpenBSD? O que acha do sistema? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Linux Lite OS 5.6 final recebe kernel 5.16
Continue lendo

Linux Lite OS 5.6 final recebe kernel 5.16

O Linux Lite OS 5.6 recebeu uma atualização e conta com diversas melhorias no sistema, que vão desde um visual mais refinado, até uma nova versão do kernel.