GamesNotícias

Microsoft inicia testes de streaming de jogos via navegador com o xCloud

O xCloud (Xbox Cloud Gaming) é um serviço de streaming de jogos criado pela Microsoft para competir com o famoso, porém, ainda não tão bem sucedido Google Stadia.

O que é o xCloud?

Para quem anda muito meio por fora das notícias relacionadas a este tipo de tecnologia nos últimos tempos: através de serviços de streaming, jogadores ao redor de todo o mundo poderão acessar jogos de última geração diretamente pelos seus navegadores.

Uma vez que os jogos estarão rodando nos servidores do provedor do serviço (no caso do xCloud, a Microsoft), nenhum recurso significativo será demandado do computador dos clientes, permitindo que até mesmo os games mais avançados possam rodar nas máquinas mais modestas (desde que possuam uma boa conexão com a internet).

A “quantas anda” o xCloud?

O xCloud foi anunciado pela primeira vez em novembro de 2019 e atualmente ainda se encontra em fase beta, sendo testado de forma “fechada” por usuários em vários países, incluindo o Brasil.

Até o momento o xCloud tem sido testado majoritariamente no Xbox One, porém, mais recentemente foram iniciados os testes também nos computadores.

Requisitos mínimos e qualidade gráfica

Até o momento não foram divulgadas quais são as resoluções e níveis de efeitos gráficos que os jogos deverão rodar, porém, alguns requisitos mínimos relacionados à conexão com a internet foram disponibilizados.

Segundo a Microsoft, tudo o que você precisa para rodar o xCloud é um navegador que utilize a base Chromium, ou seja: Google Chrome, Microsoft Edge, Opera, Vivaldi, entre outros, e, uma conexão com a internet de no mínimo 10 Gb/s.

Para desfrutar de níveis mais altos de qualidade o jogador precisará de uma conexão mais veloz, com cerca de 35 Gb/s e preferencialmente um WiFi de 5Ghz. Requisitos bastante semelhantes aos exigidos pelo Google para o Stadia.

Os desenvolvedores ainda avisam que será possível utilizar o serviço através de redes móveis, porém, o 4G ainda oferece uma latência bastante alta, o que pode não ser uma boa ideia dependendo do título que você quer jogar.

xCloud também nos smartphones

O xCloud já é funcional e há algum tempo vem sendo testado em smartphones através de um aplicativo dedicado, e recentemente também foram iniciados testes em dispositivos móveis diretamente do navegador.

Mais especificamente em dispositivos Samsung utilizando o seu navegador nativo (que também é baseado no Chromium).

O futuro do mundo dos jogos

Acredito que streaming de jogos seja realmente o futuro desta tecnologia. Embora atualmente, ainda não seja a melhor das experiências, penso que é apenas questão de tempo para que esta possa ser uma opção viável para muitas pessoas.

Mesmo em países como o Brasil, é cada vez maior o número de pessoas com acesso a conexões mais rápidas, que atingem e até superam facilmente as recomendações de serviços como o xCloud e o Google Stadia.

É claro que nem todas as pessoas têm a possibilidade de utilizar uma conexão deste nível, mas, convenhamos que, em grande parte dos casos é muito mais fácil para uma pessoa com poucos recursos financeiros pagar por uma internet de 100Mb/s, do que comprar hardwares capazes de rodar jogos “triplo A” com boa qualidade e desempenho.

Tecnologia de ponta ao alcance de todos

A tecnologia de streaming de jogos ainda é cheia de problemas, o que é compreensível considerando que é algo completamente novo. À medida que ela for aprimorada, acredito que irá levar a um número muito maior de pessoas o acesso a jogos e por um “custo x benefício” cada vez melhor.

Conforme podemos observar no vídeo abaixo, apesar do Google Stadia não ter atingido as expectativas de muitas pessoas, ainda é bastante precipitado dizer que ele foi um total fracasso.

O que você pensa sobre o estado atual e o futuro de serviços de streaming de jogos como o xCloud e o Stadia? Será que em um futuro próximo eles irão proporcionar acesso à jogos “AAA” com um custo mais baixo? Ou estas tecnologias mal nasceram e já estão fadadas a “morrer na praia”? Conte-nos a sua opinião nos comentários abaixo!

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!