Notícias

Novo Vivaldi 3.6 leva a personalização a um novo nível

O Vivaldi sempre foi conhecido por ser um navegador que procura fugir dos padrões do mercado, principalmente quando o assunto é o seu layout e aspectos visuais.

Abas coloridas, empilhadas e muito mais…

Quem nunca ficou impressionado com o padrão visual diferenciado que o Vivaldi apresentou ao trazer abas cujas cores se adaptam de acordo com o site que está sendo visitado?

vivaldi-abas-coloridas
Abas cujas cores se ajustam de acordo com a página aberta.

Ou então com a funcionalidade que permite “empilhar” várias abas em apenas uma, economizando espaço e otimizando a experiência organizacional de usuários que costumam utilizar o navegador com muitas abas abertas.

navegador-com-abas-agrupadas
Exemplo demonstrando três abas agrupadas em apenas uma.

Ao que parece, essas características ainda não foram suficientes para que os desenvolvedores do Vivaldi se dessem por satisfeitos em relação à personalização e gerenciamento de abas, e, chegou a hora em que mais uma funcionalidade está sendo introduzida por este navegador no mínimo “interessante”.

Uma inovação do Vivaldi 3.6

Agora, além de empilhar abas umas sobre as outras, com o Vivaldi você também poderá visualizá-las em dois níveis diferentes de forma simultânea.

dupla-camada-de-abas-no-vivaldi
Demonstração do novo layout que agrupa e exibe abas em dois níveis.

Embora essa possa não ser a melhor das opções para aquelas pessoas com ideais minimalistas, a mais recente novidade trazida pelo Vivaldi pode atender perfeitamente aquelas pessoas que costumam ter dezenas de abas abertas de uma única vez, no seu desktop ou laptop.

Muito além do visual

Os dois níveis não servirão apenas para que um número maior de abas seja exibida simultaneamente sem ter o seu tamanho reduzido, a ideia é também aprimorar a forma com que as mesmas são organizadas pelo navegador e utilizadas pelo usuário.

Conforme mostrado no vídeo acima, no nível superior serão exibidas as abas normais e os grupos criados pelo usuário, enquanto no nível inferior aparecerão todas as abas pertencentes ao grupo selecionado.

abas-laterais

Além disso, como pode ser visto na imagem acima, você continuará podendo escolher se deseja que todas as abas e grupos sejam exibidos na parte superior, inferior ou em uma das laterais da janela.

Não gostou da novidade? Sem problemas!

Embora os desenvolvedores do Vivaldi saibam que estão criando algo que pode ser revolucionário para a forma com que muitas pessoas utilizam o navegador, eles também têm consciência de que cada pessoa tem a sua própria maneira para trabalhar de forma produtiva. Com isso, fica fácil concluir que essa nova implementação certamente não irá agradar a todos.

ativar-desativar-dupla-linha-de-abas-vivaldi-navegador

É por isso que, conforme você pode ver na imagem acima, com apenas poucos cliques será possível ativar ou desativar a exibição de abas em dois níveis. Assim cada usuário poderá facilmente escolher o layout que melhor se encaixa no seu “workflow”.

Abas com a sua personalidade

Como você já deve ter percebido, a personalização certamente não é um problema para os usuários do Vivaldi.

Além de tudo o que já foi mencionado acima, você ainda poderá adicionar “backgrounds” e rótulos personalizados para cada aba, bem como alterar individualmente o tamanho que cada uma irá ocupar.

abas-navegador-vivaldi
Abas com miniaturas estáticas e cores personalizadas de acordo com a página.

Para aquelas pessoas que não têm medo de utilizar espaço em tela, ainda é possível fazer com que a miniatura de cada aba seja exibida de forma contínua, aumentando assim a área de clique e facilitando a identificação do conteúdo de cada uma.

Um navegador completo, até demais

Por fim, não há como negar que o Vivaldi não é apenas “mais um navegador”. Fica bem claro como a equipe por trás do projeto trabalha duro para trazer inovações e ser pioneira de várias maneiras. Todavia, os ideais de visual e “workflow” do Vivaldi certamente não agradam a todos.

Embora já tenha testado em algumas ocasiões, eu nunca desenvolvi interesse em utilizar o Vivaldi como o meu navegador padrão. Por mais que eu não me identifique como uma pessoa minimalista, ainda prefiro softwares com visuais mais simples e menos sobrecarregados com funcionalidades, que eu raramente ou nunca irei utilizar.

O Vivaldi é disponibilizado oficialmente para Windows, macOS, distros da família Debian/Ubuntu e Fedora/OpenSUSE.

O quê você pensa sobre o “modo Vivaldi” de fazer as coisas? Você prefere que os softwares possuem muitas funcionalidades disponíveis por padrão, ou que sejam mais simplistas e direto ao ponto? Conte para nós nos comentários abaixo!

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!