Sejam bem-vindos a mais um Diolinux News! No episódio dessa semana, temos o adiamento de uma feature do Windows, muita novidade sobre o Ubuntu, um possível problema no lançamento do chip Snapdragon X Elite e muito mais!
Microsoft Recall foi adiado
A essa altura, você já deve conhecer o Recall, a nova ferramenta do Windows anunciada com os Copilot+ PC. Ele promete acompanhar tudo o que você faz no PC, para depois facilitar encontrar qualquer coisa que viu ou leu com uma única pesquisa.
A reação do público não foi positiva devido à preocupação com privacidade, já que tudo o que você faz estaria sendo gravado. Agora a Microsoft decidiu adiar o lançamento da ferramenta para mudar algumas coisas antes de liberar para todo mundo.
Quando foi anunciada, a ferramenta viria ativada por padrão em todas as instalações do Windows, mas a Microsoft já mudou isso e quando ficar realmente pronta, virá desativada por padrão. Além disso, ela deve ficar disponível primeiro pelo Windows Insider.
Histórias para o Diocast
Já pensou em participar de um episódio do Diocast? Essa é a sua chance! Estamos preparando um episódio contando as histórias de vocês no mundo da tecnologia, ela pode ser engraçada, trágica, bizarra, o que você quiser!
Cinnamon 6.2
O Linux Mint 22 ainda não foi lançado, mas a sua interface gráfica já chegou oficialmente em uma nova versão. Como o Cinnamon 6.2 só teve o seu lançamento oficializado no GitHub, e a versão 22 do Linux Mint ainda não está disponível para a gente testar, infelizmente só temos uma lista das novas funcionalidades, e precisaremos esperar um pouco para ver de perto.
Esse lançamento é mais modesto, ainda assim tem algumas coisas bacanas para pontuar. Recentemente, a gente ficou sabendo que o Linux Mint pretendia fugir dos aplicativos em GTK4, e emplacar os XApps como uma solução “universal”, que funciona bem em qualquer interface gráfica.
No Cinnamon 6.2, eles criaram um novo aplicativo que se chama GNOME Online Accounts GTK, um fork do próprio GNOME Online Accounts, mas com uma interface que funciona bem no Cinnamon e outras interfaces.
Ainda contra a libadwaita, eles removeram os temas Adwaita e HighContrast, já que eles não funcionam bem em todas as aplicações do Linux Mint.
Notebook RISC-V com Ubuntu
Na semana passada a gente falou por aqui sobre o Milk-V Mars, um computador de placa única com arquitetura RISC-V com suporte para o Ubuntu 24.04. Dessa vez, uma empresa chamada DeepComputing anunciou um notebook que traz essa mesma arquitetura e suporte para o Ubuntu.
O DC-Roma RISC-V Laptop II é um computador com processador de 8 núcleos, até 16GB de RAM, 1TB de SSD, e corpo de metal, entrando em pré-venda pelo valor de 1000 dólares.
Infelizmente ele vem com o Ubuntu 23.10, em vez de já trazer a nova LTS, que além de conter kernel e pacotes mais atualizados, teria um maior tempo de suporte.
Novidades no Ubuntu 24.10
Pelo visto, o trabalho na Canonical não para nunca! Pouco tempo depois do lançamento do Ubuntu 24.04 LTS, a gente já está vendo uma série de novidades anunciadas para o Ubuntu 24.10, que chega em outubro.
Uma delas é focada nos gamers, já que o pacote em snap do Steam receberá algumas novidades. Apesar de não ser um pacote oficial da Valve, ele é bem popular, e muito utilizado pelos usuários de Ubuntu. Ele não é perfeito, mas aparentemente a Canonical está querendo resolver algumas das principais reclamações dos usuários.
Um deles é a de que alguns jogos que funcionam normalmente em outras versões, simplesmente não funcionam na versão em snap. Para tentar minimizar, a Canonical agora deve aumentar as permissões de acesso do aplicativo aos arquivos do sistema. Além disso, a Canonical também fez algumas otimizações de latência no kernel, o que deve melhorar a experiência dos gamers.
Outra ferramenta que recebe novidades em praticamente todas as versões, e não será diferente dessa vez, é o instalador do sistema. Agora, se você estiver conectado à internet durante a instalação, e tiver um update disponível no instalador, ele realizará essa atualização ali mesmo.
As mensagens de erro referentes ao TPM serão mais explicativas, para o usuário ter mais clareza do que está acontecendo. E a funcionalidade de instalação automática também suportará arquivos locais.
Algo que está finalmente chegando, é a possibilidade de instalar aplicativos .deb baixados pela internet diretamente com a nova loja do Ubuntu! Atualmente, a única maneira de instalar os arquivos .deb é, ou através do terminal, ou baixando outro aplicativo só para isso, mas em atualizações futuras isso será corrigido.
Novas ferramentas no Mission Center
Aqui no Diolinux Labs, a gente já trouxe um vídeo sobre o Mission Center, um aplicativo de monitor do sistema para Linux, que tem um visual bem parecido com a versão do Windows, inclusive.
Recentemente, o Mission Center, um monitor do sistema bem parecido com o gerenciador de tarefas do Windows, recebeu uma atualização importante, e agora conta com uma página de serviços. Por lá, você consegue acompanhar todos os serviços do seu sistema, e iniciar, parar ou reiniciar cada um deles.
Na área de dispositivos, também consegue ver dispositivos externos como SSDs externos e dongles de Wi-Fi, sem precisar reiniciar quando plugar ou desplugar. O Mission Center está disponível via Flathub, e para conferir essas novidades é só baixar ou atualizar o aplicativo.
Problemas entre a ARM e a Qualcomm
A Qualcomm é uma empresa famosa principalmente pelos seus chips Snapdragon, que utilizam a arquitetura ARM. Mas parece que a relação entre as companhias está um pouco complicadas, já que a ARM está acusando a Qualcomm de utilizar uma licença feita para a Nuvia, uma empresa comprada pela Qualcomm, para criar os chips Snapdragon X.
A questão é que segundo a ARM, para criar esses chips seria necessário negociar uma nova licença, e desde 2022 elas estão em uma disputa judicial por conta disso, inclusive pode atrapalhar o lançamento dos dispositivos com Snapdragon X que a gente tem visto nas últimas semanas.
Tudo depende se elas vão conseguir chegar em um acordo amigável, mas até agora não temos nada concreto.
Jogo em promoção da semana
Já imaginou misturar Max Payne e vampiros?
É exatamente isso que o El Paso, Elsewhere propõe. Nesse jogo, você controla um caçador de vampiros que precisa evitar que a sua ex, uma vampira, destrua o mundo. Nesse jogo você precisará lidar com lobisomens, anjos caídos e várias outras criaturas diferentes.
Ele está com 30% de desconto no Steam, custando 42 reais, e roda no Linux pelo Proton, a camada de compatibilidade da Valve, tendo ranking platina no Proton DB.
Receba mais notícias sobre o que acontece no mundo da tecnologia e do open source, inscreva-se na nossa newsletter.