Um dos programas nativos do Windows favoritos para entusiastas em hardware, é o gerenciador de tarefas, ele permite acompanhar não apenas todos os aplicativos e processos abertos no sistema, como também o uso de recursos computacionais. Existem inúmeras opções de gerenciador de tarefas do Linux, mas uma das mais similares ao software da Microsoft é o Mission Center e com as últimas atualizações, ele vem ficando muito completo.
(Quase) tudo o que você precisa em termos de gerenciador de tarefas do Linux está aqui
Não é a primeira vez que falamos sobre o Mission Center, mas antes o software contava com bem menos ferramentas. A última atualização (v1.5), adicionou uma nova página de serviços onde lista todos os serviços ativos que utilizam o systemd ou o OpenRC. Clicando sobre algum deles com o botão direito do mouse, podemos encerrar ou reiniciar, opções que agora estão também presentes na aba de aplicativos, uma forma prática de identificar e encerrar processos que estão travados ou deixando seu computador lento.
Todas as informações sobre uso de recursos computacionais pelo Mission Center, são exibidas em gráficos dinâmicos, o aplicativo permite ajustar a taxa de atualização do gráfico, o período exibido e até mesmo deixar as curvas mais suaves.
Ao conectar ou desconectar algum dispositivo de armazenamento ou antena Wi-Fi, ele é atualizado automaticamente, sem a necessidade de reiniciar o aplicativo. Se você utiliza leitores de CDs ou DVDs, ele também consegue contabilizar as estatísticas do leitor.
A sessão do CPU lista informações bastante completas, incluindo o driver utilizado, o cache, número de núcleos e sob quais regras de gerenciamento de energia ele está operando.
Enquanto isso, em GPU conseguimos saber qual o uso de memória, temperatura, consumo de energia, velocidade do clock e da memória, versão do OpenGL, do Vulkan e velocidade do PCI Express, além, é claro, da utilização.
Problemas de uso excessivo de GPU e de VRAM pelo Mission Center foram corrigidos e alguns elementos de UI e UX foram ajustados par oferecer uma experiência mais consistente.
O Mission Center é uma excelente alternativa similar ao Gerenciador de Tarefas, escrito em Rust, utilizando GTK4/Libadwaita na construção da interface, se encaixando bem especialmente em distros com o GNOME. A última versão dele pode ser baixada pelo Flathub.
Agora, que tal conhecer ferramentas com uma estética super bacana para você mostrar qual distro Linux está utilizando e quais as configurações do seu computador? Conheça alternativas ao neofetch, um aplicativo popular que perdeu o suporte dos desenvolvedores.