Após críticas sobre segurança, Microsoft adia Windows Recall
Notícias

Após críticas sobre segurança, Microsoft adia Windows Recall

Uma das maiores polêmicas criada recentemente pela Microsoft foi o Windows Recall, um sistema que faz capturas de tela regulares do seu computador, treinando uma IA para entender o que você faz, te ajudando a relembrar ações recentes, uma espécie de histórico inteligente universal, ou como eles chamam, uma “memória fotográfica virtual’. A repercussão da mídia especializada não foi a melhor e aparentemente não veremos a novidade tão cedo.

Windows Recall adiado indefinidamente 

Aparentemente, assim como nós, muitas pessoas desconfiaram se ter uma IA monitorando todo o uso do computador e registrando localmente, é uma boa ideia. Aparentemente, os dados armazenados pelo Windows Recall não ficariam protegidos por sistemas de segurança avançados, sendo potencialmente vulneráveis a atacantes. 

E o pior, o recurso viria ativo por padrão nos novos notebooks da categoria Copilot+, que possuem núcleos de processamento dedicados à inteligência artificial. Quem não estivesse ciente dos riscos do Recall, possivelmente não saberia também que seria possível desativá-lo pelo menu do sistema. Desse modo, teria um registro de dados extremamente delicado em seu computador, num nível ao qual a maioria de nós não estamos acostumados.

Como se não bastassem todos os riscos inerentes à privacidade de dados computacionais e a fama de vulnerável do Windows, uma grande brecha seria aberta no sistema operacional.

A primeira mudança de rumo, foi a decisão da Microsoft em trazer o Windows Recall desativado por padrão no sistema operacional, podendo ser ativado pelas configurações do sistema. Entretanto, muito próximo ao lançamento dos primeiros notebooks Copilot +, que deve ocorrer hoje, mudou de ideia novamente. O Windows Recall não será mais oferecido.

Esta decisão ocorre após Brad Smith, presidente da Microsoft, depor ao Comitê de Segurança Interna da Câmara dos Estados Unidos sobre problemas de segurança digital. Isso não significa que o Recall foi completamente abandonado, futuramente ele deve ser oferecido aos participantes do programa Windows Insider. Conforme as avaliações do público menor, será decidido de que forma e se será ampliado aos usuários da edição padrão do sistema operacional.

Outras medidas de segurança pela Microsoft estão ocorrendo. Dentre elas, o Outlook vem recebendo suporte a autenticação por múltiplos fatores e a autenticação simples, por usuário e senha, deixará de existir. Além disso, até o fim do ano, os aplicativos para Windows, “E-mail” e “Calendário”, serão abandonados em 31 de dezembro de 2024, sendo substituídos pelo Outlook.

Fique por dentro das principais notícias da semana sobre Linux e tecnologia, assine nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!