Criado como uma forma de manter o fluxo de trabalho similar ao GNOME 2, o Cinnamon, feito pela equipe do Linux Mint, é uma interface que resiste à fragmentação provocada pela interface GNOME, que segue caminhos cada vez mais particulares, destacando-se de seus pares. O lançamento do Cinnamon reforça essa visão, embora não traga novidades muito grandes.
Cinnamon 6.2: aplicativos para todos
Recentemente, a equipe do Linux Mint assumiu uma batalha: expandir os XApps como uma coleção de aplicativos coesos com a maioria das interfaces gráficas. Este trabalho envolve também a adaptação de aplicações populares feitas para o GNOME. O Cinnamon 6.2 marca o port do último lançamento do GNOME Online Accounts, do GNOME 46 para permitir usuários continuarem a utilizar a ferramenta sob o nome GNOME Online Accounts GTK. Basicamente, as mesmas funcionalidades, mas permanecendo atualizado, compatível e visualmente coeso ao Linux Mint.
Outras novidades da interface incluem a possibilidade de configurações para a comunicação entre os “Spices”. Também expande a capacidade de detecção do status da bateria de notebooks, adiciona uma interface de comunicação para o portal xdg, um novo ícone de ação para o tema Mint-X e vários componentes de animação para o Clutter.
Ele ainda traz correções para o suporte a placas de vídeo NVIDIA, assim como para os applets de desligar o computador e de som. Também removeu os temas Adwaita e HighContrast, devido à falta de suporte deles a todas as aplicações do Linux Mint.
Por fim, dentre as novidades mais notáveis, o Cinnamon 6.2:
- Atualiza o applet Usuários para permitir mostrar a imagem de perfil no painel do sistema;
- Melhora o sistema de alternar entre áreas de trabalho;
- Adiciona novas ações ao applet do Cornerbar;
- Corrige a pré-visualização de ambientes de trabalho;
- Adiciona a categoria Ciências ao menu do sistem.
O Cinnamon 6.2 será o ambiente padrão do Linux Mint 22, sistema que se baseará no Ubuntu 24.04 LTS e é esperado para ser lançado nos próximos meses, trazendo, dentre outras novidades, o kernel Linux 6.8.
Enquanto não temos uma nova edição do Linux Mint, conheça as principais novidades do último lançamento, o Linux Mint 21.3!