Sejam bem-vindos a mais um Diolinux News! Hoje temos novidades do Arch Linux, Fedora, Ubuntu, da nova ferramenta da Microsoft o Prism, para rodar x86 em ARM, e muito mais!
Archlinux e o Prism para rodar x86 em ARM
Aparentemente, ARM é o futuro também para o Arch Linux. Para isso, estão lançando o Arch Linux Ports, uma iniciativa inspirada no Debian Ports. O objetivo é ter uma melhor infraestrutura para a equipe do Arch Linux e a comunidade trabalharem em conjunto para levar o sistema a mais arquiteturas. Hoje, está disponível oficialmente apenas para x86-64, enquanto várias outras distros, como Ubuntu e Fedora já contam com versão em ARM. Até o Manjaro, que mesmo baseado no Arch Linux, também tem uma edição ARM.
Outra empresa também investido em ARM é a Microsoft. Já existe uma versão do Windows e vários dispositivos no mercado com chips com essa arquitetura, embora nenhum vingou. A expectativa é de mudança com o novo chip da Qualcomm, o Snapdragon X Elite, que promete desempenho maior do que os MacBooks com Apple Silicon.
Para isso, a Microsoft criou um recurso para o Windows 11 chamado Prism, que vai se comportar exatamente como o Rosetta 2 no macOS. Será responsável por emular softwares x86 em computadores com arquitetura ARM, sem precisar esperar os desenvolvedores atualizarem alguma coisa. O quão bem funcionará, só saberemos após o lançamento.
Diolinux no Prêmio iBest
Agradecemos muito a todos que tem votado pelo Diolinux no Prêmio iBest. Graças a vocês, pela primeira vez um canal de tecnologia sobre open souce e Linux se classifica no evento. A saga continua na próxima etapa!
Novidades do Ubuntu
Lembra que no lançamento do Ubuntu 24.04 LTS, não era possível fazer a atualização de versões anteriores? Os bugs foram corrigidos, liberando o upgrade só pela atualização dos pacotes.
Se você está utilizando o Ubuntu 23.10, receberá uma notificação te alertando que uma nova versão está disponível. Usuários do 22.04 LTS, terão que esperar até gosto, porque só estará disponível após a primeira point release, o Ubuntu 24.04.1. A dica de upgrade é sempre a mesma: faça backup de tudo, evite dores de cabeça.
Essa não é a única novidade da semana pela Canonical. O site da Snap Store ganhou um pequeno redesign, tornando mais fácil encontrar novos aplicativos.
Com poucas mudanças visuais, a principal novidade é a barra lateral que permite pesquisar por aplicativos em categorias específicas. Caso você esteja utilizando algum sistema em outra arquitetura, pode filtrar apenas pelos disponíveis para ARM, por exemplo.
Windows Recall
Você tem sensação de que as empresas estão passando do ponto com novas ferramentas de inteligência artificial? Agora até mesmo o atalho Ctrl+V ganhará novidades de IA no Windows. Pelo PowerToys, você poderá copiar algum texto, e na hora de colar, pedir colar como “texto puro”, “markdown”, “JSON” ou personalizado conforme o que você pedir à IA. Porém, para utilizar, você precisa de uma chave de API da OpenAI, que não é grátis.
Outra novidade controversa é o novo Windows Recall. Ela é uma ferramenta da Microsoft que observa tudo o que você faz no PC. A ideia é depois poder pesquisar por qualquer coisa que você já fez pelo seu computador, como um conteúdo que você conferiu anteriormente e perdeu o link, uma mensagem que mandou para alguém, ou informações de trabalho, apenas para citar alguns exemplos.
Embora ainda não tenha sido lançado, não está sendo muito bem aceita pelos usuários. A Microsoft diz que você poderá desativar o Recall quando quiser, sendo possível filtrar por sites e aplicativos que ele não poderá capturar, e nenhuma informação coletada será utilizada para treinar IA.
Nova spin do Fedora
Logo o Fedora deve ganhar uma nova spin, e graças a uma tecnologia da Canonical. O Miracle é um novo window manager que está sendo desenvolvido, utilizando como base o Mir, um compositor Wayland feito pela Canonical.
Notamos que esse window manager nem tem uma versão estável ainda, mas já foi realizada uma votação para criar uma nova spin do Fedora baseado nele, sendo aprovado de maneira unânime. Ainda não é possível testar, mas assim que tivermos mais novidades, traremos aqui.
Rufus
Se você já fez um pendrive bootável de Linux através do Windows, com certeza ouviu falar do Rufus. Ele é um software sensacional para isso, que recentemente teve uma atualização, para resolver um bug relacionado ao Ubuntu 24.04.
A versão 4.5 do Rufus agora permite criar um pendrive com persistência nessa nova LTS. Quando você cria um pendrive bootável da maneira tradicional, ao utilizar a versão live para conferir o sistema, tudo o que você instalar e baixar naquela instalação, será removido quando desligar o sistema.
Já um pendrive com persistência mantém seus aplicativos instalados, downloads feitos, muito similar a de fato instalar o sistema diretamente no pendrive.
Isso é ótimo caso queira um pendrive com alguma distro para utilizar em assistência técnica, por exemplo. E agora, você pode fazer isso com a nova LTS do Ubuntu!
Jogo em promoção na semana
Enquanto a Ubisoft deixa o Rayman esquecido no churrasco, a gente tem que se contentar aproveitando os jogos antigos da série. Rayman Origins é um jogo de aventura em 2D onde você pode controlar não só o Rayman, mas diversos outros personagens, enquanto tenta restaurar a paz na Clareira dos Sonhos.
Aproveite enquanto está em promoção no Steam , custando 18 reais, ele roda no Linux pelo Proton, a camada de compatibilidade da Valve. Tem ranking Ouro lá no ProtonDB.
Receba mais notícias sobre o que acontece no mundo da tecnologia e do open source, inscreva-se em nossa newsletter!