diolinux - publi - tiktok 2024
Editorial

As 5 mudanças esperadas no TikTok em 2024

O TikTok é uma rede social em franco crescimento mesmo depois de 10 anos de sua criação, sendo geralmente listada entre as 5 redes sociais mais usadas em todo mundo. Grande parte do seu sucesso está associado a mudanças no aplicativo, focando inicialmente em conteúdo vertical de consumo rápido, o que acabou se tornando uma novidade para os criadores e espectadores de conteúdo. 

Para continuar crescendo é necessário inovar e neste artigo vamos explorar 05 mudanças esperadas na plataforma em 2024.

O TikTok e a evolução na produção de conteúdos

Nos últimos anos, mesmo navegando entre polêmicas com privacidade e regulações, o TikTok conquistou um elevado número de criadores de conteúdo e público. Hoje não apenas os famosos estão nas telinhas, mas a plataforma é vista com bons olhos por todas as pessoas que desejam criar um público amplo, principalmente porque o próprio ecossistema da plataforma facilita a viralização de conteúdo e incentiva o engajamento.

Nesse contexto, o TikTok é hoje um mecanismo que influencia as tendências de criação de conteúdo, tendo sido muito bem-sucedido no fortalecimento dos conteúdos verticais de consumo rápido. Mesmo não tendo sido o pioneiro no formato, as estratégias e tecnologias implementadas pelo TikTok ajudaram a inovar neste formato, aproveitando ao máximo a criatividade das pessoas.

É importante dizer que, por ser uma rede com acesso elevadíssimo, a preocupação com a qualidade e segurança dos conteúdos disponíveis não pode ser ignorada. Dentre as muitas formas de filtragem de conteúdo, destaco a supervisão dos responsáveis, bloqueio de temas sensíveis e hashtags. Além de outras camadas de proteção que podem ser adotadas, como o uso de serviços como ExpressVPN para PC ou outra ferramenta que permita a ocultação dos seus dados e filtragem de URLs nocivas.

Uma das funções mais citadas quando falamos de VPNs é poder burlar os bloqueios geográficos para acessar conteúdos disponíveis apenas em outras regiões do mundo, mas é sempre importante lembrar que quando falamos de segurança digital o mais indicado é associar bons hábitos com várias camadas de proteção

Mudanças que podemos esperar no Tiktok

Parte do sucesso das redes sociais está diretamente relacionado com sua capacidade de analisar o perfil de consumo de conteúdo. Sendo assim, essas plataformas de entretenimento usam estas informações para perceber quais são as necessidades dos seus usuários e que tendências precisa estudar para melhor moldar seus serviços para o seu público, como também para se adaptar as necessidades no momento.

Algumas das mudanças previstas estão voltadas para:

  • Realidade aumentada;
  • Comércio eletrônico mais dinamizado;
  • Expansão de conteúdos educacionais;
  • Transmissão ao vivo acessível;
  • Maior segurança aos usuários e controle de conteúdos.

Realidade Aumentada

Uma das esperas mais inusitadas de 2024 para o aplicativo TikTok é a realidade aumentada com funcionalidades mais avançadas. Isso significa dizer que os filtros proporcionarão experiências em novos níveis. Desse modo, os criadores de conteúdo poderão acrescentar elementos artificiais que vão parecer ainda mais reais. Assim, os conteúdos provocarão mais interação e curiosidade entre os usuários.

Comercialização Eletrônica

Considerando que boa parte das pessoas estão neste momento movimentando o dedo para mudar o vídeo que assiste no TikTok, ou está atentamente assistindo um conteúdo, esse ambiente se torna ótima opção para o comércio. Dependendo de como esse recurso for implementado, pode impulsionar a experiência de consumo tanto as empresas e criadores de conteúdo, como para o próprio público do TikTok.  Sendo assim, a tendência é que em 2024 haja a permissão para conteúdos monetizados, as expectativas estão voltadas para:

  • Inserção de botão “Compre por meio de um clique”;
  • Acrescentar métodos de pagamento diretamente da plataforma;
  • Compras dentro do próprio aplicativo.

Controle de Conteúdos

Por seu alcance cada vez maior, a preocupação com a qualidade dos conteúdos que são criados vem aumentando. Em 2024, devido às pressões regulatórias em diversos países, espera-se da plataforma um maior controle de conteúdos que estão disponibilizados. Hoje, já existe um nível maior de moderação, sendo possível identificar conteúdos impróprios e retirá-los do ar. Vídeos com incentivo ao assédio, discurso de ódio, preconceito e até mesmo fake news infringem as regras do aplicativo. Portanto, espera do aplicativo para iPhone e Android:

  • Exclusão imediata de vídeos impróprios;
  • Controle maior sobre quem está acessando a página;
  • Verificação da conta dos usuários;
  • Bloqueio de contas que produzam conteúdos inadequados.

Conteúdos Educacionais

Os criadores de conteúdo já perceberam que o TikTok também pode ser um aplicativo educacional. Isso porque, dado ao seu enorme alcance, é possível compartilhar conhecimento das mais diversas áreas. Desse modo, os criadores de conteúdo de assuntos destinados à educação podem esperar que haja a disponibilidade de recursos voltados para isso. Inclusive através da integração com ferramentas como o Adobe para criadores de conteúdo, Canva, entre outras.

As possibilidades são:

  • Inserção de recursos online diretamente da plataforma;
  • Monetização em TikTok de conteúdos educacionais;
  • Incentivo a produção desses conteúdos;
  • Propagação desse tipo de informação mediante o perfil dos usuários.

Experiência em Transmissão ao vivo

Cada vez mais os criadores de conteúdo tem produzido material ao vivo no TikTok. Sendo assim, a plataforma pode melhorar de forma significativa a funcionalidade das lives. Isso inclui investir na capacidade da interação ao vivo, disponibilidade de enquetes, recursos de chat com respostas instantâneas, entre outros.

Além disso, é importante que a página seja mais inclusiva e permita a inserção de legendas automáticas, para facilitar a comunicação conforme o país em que a pessoa está assistindo. Disponibilizar recursos para tornar as transmissões mais dinâmicas, acessíveis e interativas também é uma esperança.

Conclusão

Uma novidade que eu gostaria de ver, mas que até o momento ainda não temos indício, é um cliente nativo para Linux. O TikTok vem cada vez mais aprimorando os seus recursos para atender as novas demandas. Em 2024 as expectativas são de melhoria na experiência do usuário, a começar pela realidade aumentada. Além disso, integrar um comércio eletrônico mais prático também é uma esperança. Aspectos como expansão de recursos educacionais e melhor adaptação às lives também estão na lista de possibilidades para que os clientes tenham uma experiência ainda mais confortável.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
187 postagens

Sobre o autor
Entusiasta de tecnologia que sempre gostou de desmontar tudo, o que me levou ao interesse por software livre e todas as possibilidades que ele oferece. Sou Editor-chefe no blog Diolinux e também trabalho consultor de SEO, gestor de tráfego e otimização de presença digital. Mastodon
Artigos
Postagens relacionadas
VídeoEditorial

A Apple pode ficar na frente na corrida da inteligência artificial?

VídeoEditorial

Vale a pena utilizar aplicativo de anotação para ser mais produtivo?

EditorialVídeo

Vale a pena assinar o Microsoft 365? Quais são as alternativas?