Descubra quem já pode atualizar para o Ubuntu 24.04 LTS
Notícias

Descubra quem já pode atualizar para o Ubuntu 24.04 LTS

O lançamento do Ubuntu 24.04 LTS foi um dois mais empolgantes no mundo Linux neste primeiro semestre, a nova edição de suporte a longo prazo do sistema está repleta de novidades e dá a largada para um novo ciclo de desenvolvimento para as várias distros baseadas no Ubuntu LTS. Entretanto, até então era necessário fazer uma instalação do zero para aproveitar as novidades, afinal, a Canonical ainda não havia liberado a atualização a partir de alguma versão anterior.

Nem todos já podem atualizar para o Ubuntu 24.04 LTS

A atualização para o Ubuntu 24.04 LTS não havia sido liberada oficialmente para ninguém devido a alguns bugs que poderiam atingir alguns usuários. Mesmo que não fosse a maioria afetada, já era uma quantidade relevante o bastante para reterem até corrigirem.

Há alguns dias, usuários do Ubuntu 23.10 vêm recebendo uma notificação sugerindo para atualizar, algo que chegou em boa hora, considerando que falta pouco mais de um mês para encerrar o suporte à distro. Enquanto isso, quem utiliza o Ubuntu 22.04 LTS precisa esperar até agosto.

Isso porque tipicamente, e dessa vez não será diferente, a atualização de uma versão LTS para outra só é liberado após o primeiro point release, ou seja, o Ubuntu 24.04.1 LTS.

Usuários relatam que mesmo atualizando o Ubuntu 22.04 para o 23.10, não conseguem depois atualizar para o Ubuntu 24.04 LTS.

Então se você tem o Ubuntu 22.04 LTS e está ansioso para conhecer de perto as novidades da distro, a melhor opção é fazer o backup dos arquivos pessoais e instalar o sistema do zero. Se a pressa não é tanta, aguarde alguns meses.

O que há de novo no Ubuntu 24.04 LTS

Dentre as principais novidades do novo Ubuntu 24.04 LTS, podemos destacar a nova loja de aplicativos, mais organizada, bonita, rápida e responsiva, além do instalador que ganhou um design muito mais moderno.

O sistema conta com o kernel 6.8, compatível com novos hardwares, melhorando, por exemplo, a compatibilidade com o Intel Xe Graphics, com o WBRF, uma tecnologia da AMD para evitar interferências no Wi-Fi e a gestão de memória com zswap.

Ele traz como interface gráfica, o GNOME 46, que consegue integrar o gestor de arquivos ao OneDrive da Microsoft e otimiza o uso de recursos computacionais.

Confira nossa análise sobre o Ubuntu 22.04 LTS e descubra mais profundamente cada uma das novidades!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!