Se você acessou a Snap Store recentemente, pode ter percebido mudanças na página principal. Eventualmente, a Canonical realiza pequenas atualizações de design na loja, esta é a segunda feita no último ano.
Mudança gradual na Snap Store
Lentamente, a loja de aplicativos da Canonical vem aprimorando seu visual, em julho de 2023, a página da Snapcraft mudou para um design que divide opiniões pelo elemento tridimensional indefinido posto ao centro.
Agora quem mudou foi apenas a página da Snap Store, que uniu a barra de pesquisa à superior e removeu a frase “Search thousands of snaps used by millions of people across 41 Linux distributions”, em português, “Pesquise por milhares de snaps utilizados por milhões de pessoas entre 41 distros Linux!”, adotada desde 2019.
A experiência de usuário ficou mais minimalista, anteriormente as categorias da loja eram mostradas numa cascata “infinita”. Agora o conteúdo foi colapsado, entregando uma experiência mais focada e talvez mais leve, a única categoria mostrada inicialmente, é a “Featured snaps”.
Uma nova barra lateral abriga outras categorias, como as focadas em softwares para desenvolvedores, jogos ou redes sociais. Além disso, a margem de cada bloco da página foi reduzida, contendo mais informações em menos espaço.
Quem utiliza o Ubuntu, tende a ter contato com os snaps principalmente pela loja nativa, mas a versão web é importante para quem utiliza outras distros, ou quer consultar a disponibilidade de algum aplicativo pelo celular.
Sendo uma das lojas de aplicativos mais populares do mundo Linux, muitas das vezes quando procuramos por alguma aplicação no Google, a Snap Store está no topo, se não o primeiro resultado. Certamente, muitas pessoas terão contato com o novo design, embora alguns talvez nem notem a mudança, pois de alguma forma, todos os elementos permanecem.
Quem acessou a página pela última vez no início de 2023 deve perceber mais as mudanças, naquele tempo, o verde predominava na página.
O que você achou da nova cara da Snap Store? Compartilhe conosco pelos comentários e interaja com a comunidade do fórum Diolinux Plus.