Arch Linux quer viabilizar versão para ARM e outras arquiteturas
Notícias

Arch Linux quer viabilizar versão para ARM e outras arquiteturas

Uma das distros favoritas de vários usuários Linux mais aprofundados, o Arch Linux oficialmente está disponível apenas para a arquitetura x86-64. Enquanto isso, outras distros relevantes empregam esforços para cobrir mais arquiteturas, como as versões ARM do Ubuntu e até mesmo do Manjaro, uma distro que é baseada no Arch Linux. Agora os desenvolvedores do Arch iniciaram um projeto para, junto à comunidade, mudar este cenário.

Conheça o Arch Linux Ports

Já existem projetos não oficiais feitos pela comunidade para trazer o Arch Linux a novas arquiteturas, com o Arch Linux Ports, a equipe oficial de desenvolvimento quer se aproximar desses agentes criando um ambiente oferecendo melhor infraestrutura, suporte e monitoramento. Dessa forma, a distro une esforços aos ports não oficiais e quando considerarem algum projeto adequado, poderão integrar aos repositórios principais do Arch Linux.

A novidade ainda envolve a criação de um RFC (Request for Comment), um local onde a comunidade pode compartilhar ideias, propostas e discussões sobre o projeto, chamado Arch Linux Ports RFC. Com isso, os desenvolvedores do Arch Linux esperam mensurar o port para cada arquitetura, estimando o quanto de trabalho será necessário para sua manutenção, o quão madura a arquitetura se encontra e o interesse pela comunidade.

Com isso, não podemos precisar quais arquiteturas se tornarão oficiais, nem temos um prazo, mas considerando a crescente importância do ARM, a comunidade estima que em algum momento teremos uma versão oficial para estes computadores.

O processo para um projeto se tornar oficial está sendo delineado e envolve:

  • O pedido de adesão ao Arch Linux Ports com ao menos dois desenvolvedores dedicados a manter os pacotes e a liderar o desenvolvimento;
  • Uma vez com a adesão aceita, o trabalho deve iniciar incluindo as integrações específicas e a criação de ferramentas de desenvolvimento e manutenção;
  • Os mantenedores dos ports devem trabalhar junto a equipes do Arch Linux no ajuste a qualquer infraestrutura requerida. Mudanças que forem necessárias devem ser pedidas e, se possível, trabalhadas para facilitar a carga de trabalho.

Conforme o desenvolvimento for avançando, os desenvolvedores do port poderão ser incluídos como mantenedores oficiais de pacotes do Arch Linux.

Segundo o pessoal do Arch Linux, esse fluxo de trabalho foi inspirado no Debian Ports, que, de fato, funciona de maneira similar.

Fique por dentro das principais notícias da semana no mundo do Linux e da tecnologia, assine nossa newsletter! Assinando nesta semana, você ainda pode ser presenteado com um incrível teclado mecânico da Epomaker!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!