Notícias

Pop!_OS 21.10 traz uma biblioteca de aplicativos e versão para Raspberry Pi 4

Poucas distros foram o meu sistema operacional principal nos últimos dois anos. Neste período recebi diversas recomendações sobre o Pop!_OS, porém, eu estava bastante satisfeito utilizando o Fedora Workstation, e, em seguida, o Ubuntu 20.04.

Por isso, foi difícil encontrar um tempo para testar o sistema da System76 “a sério” nos últimos anos. Porém, o destino quis que eu viesse a ter alguns bugs com a versão 34 do Fedora Workstation que, em conjunto com alguns problemas com a Ubuntu Software, me fizeram abrir mão de ambos e, finalmente, dar uma chance ao Pop!_OS.

Um GNOME Shell aprimorado!?

Nos últimos meses estou tendo uma experiência muito boa utilizando o Pop!_OS como o meu sistema operacional principal. O “Pop” utiliza muito do visual e do workflow padrão do GNOME Shell, que sempre me agradou, em conjunto com funcionalidades extras como o Pop Launcher e a base sólida do Ubuntu.

Tais características me fizeram gostar muito do sistema, e, esta experiência de uso está ainda melhor com a recém-chegada versão 21.10 do Pop!_OS.

Este é o primeiro lançamento desde que eu passei a utilizar o “Pop”, e, tanto as novidades quanto a facilidade na atualização a partir da versão 21.04 me fazem gostar ainda mais do sistema.

As novidades do Pop!_OS 21.10

Confira quais foram as principais correções de bugs e novas funcionalidades adicionadas à versão 21.10 do Pop!_OS:

A nova grade de apps do sistema

Até a versão 21.04, assim como no GNOME Shell “tradicional”, a grade de apps era exibida em tela cheia, semelhante ao que temos nos sistemas para dispositivos móveis como o Android e o iOS.

grade de apps

Agora, a grade de apps é exibida em um tamanho menor, no centro da tela, e, todas as pastas poderão ser acessadas também como abas, na parte inferior da janela.

app grid

O uso do espaço em tela também foi aprimorado. Agora, ao realizar uma busca, as informações são exibidas de forma muito mais compacta. Esta é uma melhoria bastante significativa, especialmente para usuários de monitores ultra-wide.

Além disso, a grade de apps recebeu diversas outras melhorias, como:

  • Agora as aplicações serão sempre abertas no monitor em que estiver o cursor do mouse. Desta forma, você pode controlar melhor onde cada app irá abrir, evitando mostrar informações sensíveis, por exemplo, em live streams;
  • Ao realizar uma pesquisa, a lista de resultados será exibida em ordem alfabética;
  • O novo sistema de buscas também irá filtrar e exibir separadamente os apps já instalados dos disponíveis para a instalação.

Suporte a hardwares mais recentes

O Pop!_OS 21.10 vêm com o Kernel Linux 5.15.5 e novas versões serão disponibilizadas somente após serem extensivamente testadas pela System76. A mesma política de atualizações se aplica aos drivers da NVIDIA, que estão disponíveis na sua versão mais recente para o “Pop” 21.10.

Antes do lançamento, toda versão do Pop!_OS é testada em uma ampla variedade de chipsets e componentes que estão disponíveis nos laboratórios da System76, o que diminui as chances do sistema sofrer com incompatibilidade de hardware.

Instale o seu sistema sem perder arquivos

A nova funcionalidade chamada “Refresh Install” permite que, caso você já tenha uma versão do Pop!_OS instalada, faça uma nova instalação mantendo todas as suas contas de usuário e arquivos pessoais.

refresh install

Os novos repositórios da System76

Agora a System76 possui os seus próprios repositórios de softwares, desta forma a empresa consegue controlar melhor as versões das aplicações disponibilizadas para o sistema.

Além disso, a nova infraestrutura de CI (integração contínua) permite aos engenheiros da empresa uma resposta mais rápida na disponibilização de atualizações e novos softwares.

A lista completa com todas os detalhes técnicos sobre a nova versão do Pop!_OS pode ser encontrada (em inglês) no post oficial de lançamento do sistema.

Pop!_Pi é a nova versão para Raspberry Pi do Pop!_OS

A versão para Raspberry Pi 4 do Pop!_OS já está disponível para download no site oficial do sistema.

Inicialmente, uma ISO desta versão do sistema foi gerada apenas para que os desenvolvedores pudessem adquirir experiência na criação de ISOs para plataformas ARM. Porém, o resultado ficou muito melhor que o esperado, tanto, que a equipe decidiu liberar o produto para o público.

Os desenvolvedores alertam que esta versão ainda é uma “preview”, portanto, não recebe a mesma garantia de qualidade que a versão do Pop!_OS para desktop.

O Pop!_Pi deve continuar sendo lançado em conjunto com futuras versões do sistema principal.

Como atualizar a partir da versão 21.04

A primeira coisa que recomendamos que você faça antes de atualizar o seu sistema para uma nova versão é um “backup” dos seus arquivos mais importantes. Em condições normais, nenhum dado pessoal será perdido durante o procedimento, porém, não existe software à prova de falhas.

Feito isso, o primeiro passo é instalar as atualizações disponíveis na aba “Instalado” da “Pop!_Shop” (loja de aplicativos do sistema). Em seguida, acesse as configurações do sistema e na aba “OS Upgrade & Recovery” clique em “Download”.

atualizacao do sistema

Após o download terminar, certifique-se de que todos os seus trabalhos estejam salvos e clique em “Reiniciar & atualizar”.

O tempo de instalação da nova versão do sistema irá variar conforme as capacidades de processamento da sua máquina. No meu caso, a atualização estava completa em cerca de 15 minutos.

Atualização via linha de comando

Assim como tudo no Linux, o procedimento de atualização também pode ser executado através do terminal. Para isso, execute os comandos abaixo na seguinte ordem:

sudo apt update
sudo apt full-upgrade
pop-upgrade release upgrade

Após a execução do último comendo, o sistema será reiniciado e as atualizações serão aplicadas.

Instalando o Pop!_OS “do zero”

Para realizar uma instalação “limpa” do Pop!_OS 21.10, visite o site oficial do sistema, clique em “Download” e selecione a ISO correta, segundo o seu hardware.

download pop!_os

Clique em “DOWNLOAD 21.10 (NVIDIA)” caso você esteja utilizando uma GPU da marca, ou em “DOWNLOAD 21.10” para GPUs da AMD ou Intel.

Após isso, basta criar uma mídia inicializável utilizando um software como, por exemplo, o balena Etcher, e instalar o sistema.

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!