Quando falamos de produtividade em um sistema operacional as coisas podem ficar bastante subjetivas. Um “workflow” produtivo para mim não necessariamente é a melhor opção para você e vice-versa.

Todavia, alguns desenvolvedores criam soluções tão boas que conseguem proporcionar um aumento significativo na produtividade da maioria das pessoas. Tais soluções tem se mostrado presentes a cada nova versão do Pop!_OS, o que torna o sistema uma excelente opção para um número crescente de usuários.

Um único sistema operacional jamais será a opção mais produtiva para todas as pessoas do mundo, porém, veja agora as 5 razões que podem fazer do Pop!_OS o melhor sistema para você.

1. Utilizar as janelas no modo “tilling”

O Pop!_OS possui por padrão a opção de “tilling”. Esta funcionalidade faz com que as janelas sejam organizadas automaticamente na sua tela, em tamanhos iguais e separando-as por abas quando necessário.

tilling no pop!_os

Isso faz com que todas as suas janelas abertas sempre sejam exibidas de uma forma organizada, poupando aqueles segundos preciosos que podem parecer insignificantes, mas fazem uma grande diferença no final de um dia de trabalho.

2. A praticidade do Pop Launcher

Com apenas um atalho de teclado, o Pop Launcher permite que você faça pesquisas na internet, abra aplicativos, acesse pastas e arquivos, rode comandos ou até mesmo alterne entre janelas abertas na sua área de trabalho.

pop os launcher

Você também pode criar os seus próprios plugins para serem utilizados no Pop Launcher. Desta forma, tudo o que você precisa fazer é pressionar a tecla Super/Windows, escrever o nome do seu plugin e pressionar “Enter” para executá-lo.

O Pop Launcher é o tipo de software que eu nunca dei valor, até experimentar. Após ter instalado o Pop!_OS e testado este recurso pela primeira vez a minha forma de utilizar o sistema mudou por completo, e para melhor.

3. A versatilidade da Pop Shop

A Pop Shop é a loja de aplicativos do Pop!_OS, ela possui algumas características que realmente fazem a diferença.

Uma “vantagem” é o fato de que ela simplesmente funciona,  sou incapaz de contar todas as ocasiões que já me estressei ao tentar utilizar, por exemplo, a Ubuntu Software.

pop shop

Além disso, através da Pop Shop você pode manter atualizados tanto sistema operacional quanto as aplicações que você instalou, sejam elas em Flatpak ou dos repositórios oficiais da distro.

Conforme pode ser visto na imagem acima, é extremamente fácil escolher se você deseja instalar um software na sua versão em Flatpak ou “.deb”.

4. A nova dock do Pop!_OS

Apesar das “docks” já estarem presentes nas distribuições Linux há muitos anos, a experiência de utilizar uma pode ser bastante diferente dependendo do quão bem implementada ela foi no sistema.

O que faz a dock do Pop!_OS ser um destaque não é apenas o fato dela existir, mas como ela pode aprimorar a sua experiência de uso do sistema e consequentemente a sua produtividade.

QyySAymkD6ZAPsn FNIOWOcMda77OxRP4fhU8C45DiTKpvfQy8XJbmPQFgg79IMjwDeevIC8jjJNdf6Xp479PNZVEk5z1bAW4opXKNoVDoSX4D zR7U8kRw8m4 mLpMr yV9bedC

O primeiro ponto é que não é necessário instalar nenhum software extra, como o GNOME Tweaks, para acessar uma quantidade “generosa” de opções de configuração.

Todos os ajustes que você pode aplicar à dock do Pop!_OS estão implementados no painel de configurações do sistema: você pode alterar a localização, extensão, tamanho, visibilidade, posição da mesma na tela, entre outros.

5. Gestos no trackpad

No Pop!_OS, por padrão, usuários de laptops podem tirar proveito de vários gestos no trackpad para executar diferentes funções no sistema.

GjbgSW8mAEXBDbOwkjSyTDQGxnQRp4MOFslaoQUMza1 wJDA74txXX01E j0ArBM6SbpMgjtBk3vp2UGkXg00cH7N438P7Q TbvvzznWQXGKvaXDwP5kR3QrYkE4k8wppLcn06q8

Confira algumas das coisas que você pode fazer no Pop!_OS através de atalhos no trackpad:

  • Deslize com quatro dedos para a direita para abrir o menu de aplicações;
  • Deslize com quatro dedos para a esquerda para abrir o menu de áreas de trabalho;
  • Deslize com quatro dedos para cima ou para baixo para alternar entre áreas de trabalho;
  • Deslize com três dedos para a esquerda ou para a direita para alternar entre janelas abertas.

Você deveria dar uma chance para o Pop!_OS!

O que torna o Pop!_OS um dos melhores sistemas operacionais da atualidade não são as opções mencionadas acima individualmente, mas a união de todas elas em apenas um sistema.

Apesar de tudo o que foi mencionado neste artigo, as vantagens do sistema da System76 não param por aí. Confira o vídeo abaixo para descobrir ainda mais sobre as vantagens desse sistema.

É claro que, o quão úteis essas funcionalidades serão é algo que depende de cada pessoa. O que funciona para mim, não necessariamente irá funcionar para você. Todavia, se você está procurando por um sistema operacional e ainda não testou o Pop!_OS, recomendo fortemente que dê uma chance ao sistema.

Isso é tudo pessoal! 😉


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Porque o React é tão popular?
Continue lendo

Porque o React é tão popular?

Saiba um pouco mais sobre a tecnologia React e descubra alguns dos motivos que a tornaram tão popular entre os desenvolvedores front-end.