Com o lançamento do Windows 11 e a promessa de que o sistema poderia executar aplicações Android de forma nativa, os usuários começaram a pensar em inúmeras possibilidades para o uso do sistema, principalmente em jogos.
O Google parece estar interessado nesta ideia e confirmou que em 2022 poderemos jogar alguns títulos de seu sistema operacional para dispositivos móveis diretamente em máquinas Windows.
Expandindo as opções dos jogadores
Atualmente é possível jogar os títulos Android em vários dispositivos, como celulares, tablets e até mesmo os Chromebooks, mas parece que o Google está querendo expandir estas opções.
A partir de 2022, os jogadores poderão experimentar seus jogos favoritos do Google Play em mais dispositivos: alternando perfeitamente entre um telefone, tablet, Chromebook e, em breve, PCs com Windows”
Greg Hartrell, diretor de produtos de jogos do Google para Android e Google Play
Em breve será possível iniciar uma partida em seu celular e continuá-la em um Chromebook ou até mesmo em sua estação de trabalho, sem perder o progresso ou qualidade, visto que os jogos serão executados localmente.
Jogos do Google Play sem depender do Windows 11
Um fato que me chamou a atenção é que a empresa não precisará do contêiner de Android disponível no Windows 11 para executar os títulos e afirmou que o aplicativo Google Play estará disponível para o Windows 10 e versões superiores.
“Este será um aplicativo nativo do Windows distribuído pelo Google, que dará suporte ao Windows 10 e superior”
Greg Hartrell
Ainda não sabemos qual a tecnologia que a gigante das buscas utilizará para executar os jogos de Android no Windows, mas visto que o Windows 10 também receberá suporte, eu acredito que o aplicativo do Google Play possa ser um emulador como o Bluestacks.
A disputa por aplicativos Android no Windows
Apenas alguns meses após a Microsoft anunciar sua parceria com a Amazon para oferecer aplicativos de Android no Windows 11 através da Amazon App Store, o Google se pronunciou sobre trazer alguns jogos para o sistema operacional da Microsoft.
As empresas estão correndo para oferecer a experiência de uso de aplicações Android em um sistema operacional completamente diferente e como em qualquer disputa de grandes empresas, nós só temos a ganhar.
Além de uma biblioteca de títulos Android maior para utilizarmos em nossos computadores, poderemos ver diversas melhorias no suporte a teclado e mouse por parte de alguns jogos, com soluções oficiais do próprio Google ou da Microsoft.
Você costuma jogar muitos títulos disponíveis para Android? O que acha desta novidade? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!