GNOME

Fundação GNOME anuncia investimentos em outros projetos

O GNOME é um projeto de código livre bastante famoso e reconhecido entre os usuários de Linux, que, além de entregar uma interface gráfica, traz uma variedade de aplicativos que fazem parte do núcleo de centenas de distribuições.

A fundação GNOME que coordena o projeto, anunciou recentemente que deseja realizar alguns investimentos no Linux para desktop de uma forma mais ampla.

Atualmente, existem três projetos paralelos que visam melhorar a experiência de desenvolvimento, disponibilizar mais aplicativos para a plataforma GNOME e conseguir mais receita para os desenvolvedores.

Trazendo melhorias para o Flathub

O repositório Flathub oferece centenas de aplicações para sistemas operacionais baseados em Linux através da tecnologia Flatpak, a equipe do GNOME anunciou que tem planos para melhorar ainda mais a experiência dos usuários no Flathub.

Ainda em 2021, Robert McQueen um dos presidentes do conselho GNOME anunciou em seu twitter que a fundação GNOME estava procurando por alguém para trabalhar com aplicações Flatpak no Flathub.

Dentre algumas das ideias, temos o processo para adicionar um selo de verificação no Flathub, além de oferecer doações e assinaturas para alguns destes aplicativos, aumentando a sustentabilidade financeira para os desenvolvedores.

Também estão nos planos a criação de um login para usuários e desenvolvedores que facilitarão o gerenciamento de aplicativos e preparará o Flathub para melhorias futuras como o gerenciamento de tokens para uploads binários diretos e facilitar a publicação de aplicativos Electron.

Utilizando PWAs no GNOME

Por mais que aplicativos nativos possam oferecer uma boa experiência de uso para os usuários de desktops, aplicações PWA vem ganhando bastante espaço no mercado por serem projetados para serem mais leves, possuindo as mesmas funções que uma aplicação nativa.

Pensando nisso, a equipe do GNOME pretende trabalhar para oferecer um melhor suporte a estas aplicações em sua interface gráfica, permitindo que os usuários tenham uma gama maior de aplicativos no Linux.

O projeto GNOME PWA envolve a adição de suporte a esta tecnologia para o navegador GNOME Web. Até o momento, alguns pull requests já foram mesclados ao software e ao libportal para iniciar o suporte a esta tecnologia no navegador.

Além disso, a equipe também está discutindo o como irá inserir estes aplicativos na GNOME Software e integrá-los a interface GNOME para que os usuários tenham uma boa experiência.

Incentivando a adoção do GTK4 e libadwaita

Se você acompanhou os últimos lançamentos do GNOME, já deve saber que desde sua versão 40 ele vem utilizando o GTK4 por padrão em suas aplicações e elementos da interface em conjunto com o libadwaita.

A equipe está trabalhando na documentação do GTK4 e em correções de bugs, enquanto se prepara para o lançamento da versão 42 do projeto que atualmente está em sua versão alpha.

Também estão sendo criados alguns tutoriais para desenvolvedores que desejam iniciar na criação de aplicativos para o GNOME, ensinando-os a navegar entre a documentação, referências de APIs, bibliotecas e o HIG (Human Interface Guidelines).

Você utiliza algum projeto da fundação GNOME em seu dia-a-dia? O que achou destes investimentos que a fundação GNOME está fazendo? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    GNOME

    GNOME 46 está mais rápido e inteligente, conheça as principais novidades

    GNOME

    GNOME 46 tem implementação inicial da taxa de atualização variável (VRR)

    VídeoGNOME

    Entenda os planos do GNOME para doação de 1 milhão de euros