Microsoft aparece na lista dos 500 supercomputadores mais rápidos do mundo com um dispositivo usando Ubuntu Linux
Notícias

Microsoft aparece na lista dos 500 supercomputadores mais rápidos do mundo com um dispositivo usando Ubuntu Linux

Existem milhares de computadores ao redor do mundo, sejam eles para uso em escritório, jogos e até mesmo servidores de diversos portes, cada qual com um hardware diferente para atender sua demanda.

Em outro nível temos o conhecido Top 500 que é atualizado duas vezes por ano, mostrando os 500 computadores mais rápidos do mundo e na última edição, um dos supercomputadores da Microsoft ocupou a 10.ª posição.

Bem a posição ocupada pelo Voyager-EUS2 não foi uma surpresa, mas o sistema operacional que o supercomputador utiliza, o Ubuntu.

Uma surpresa já esperada

Por mais que a Microsoft seja a empresa que desenvolve o sistema operacional Windows, suas versões educacionais e para servidores, o fato de um de seus supercomputadores utilizar Linux não surpreendeu a muitos técnicos.

Mesmo que o Windows Server consiga lidar com grandes cargas de trabalho, a plataforma Windows não foi pensada para atender a demanda de supercomputadores.

Já o Linux, possui um amplo suporte a diversas arquiteturas e equipamentos, além de ter o seu código-fonte aberto, fornecendo aos administradores destas máquinas mais flexibilidade para adaptar o sistema a projetos com diversos propósitos e aplicações.

Apenas 30 petaflops de potência

A Microsoft pode celebrar esta edição dos top 500, pois o Voyager-EUS2 é a única máquina que entrou no top 10 supercomputadores mais rápidos do mundo.

Nos testes realizados, o supercomputador atingiu o desempenho de 30,05 petaflops. Vale dizer que um petaflop, equivale a um quatrilhão de operações de ponto flutuante por segundo.

Essa performance foi alcançada devido às configurações do dispositivo que conta com:

  • 253.440 núcleos de CPU (AMD Epyc 7V12 com 48 núcleos cada);
  • 486.552 GB de memória RAM;
  • GPU Nvidia A100 com 80 GB de memória dedicada;
  • HDR InfiniBand para transferência de dados
  • Ubuntu 18.04 LTS

Com essa configuração, o Voyager-EUS2 foi o primeiro e atualmente único supercomputador entre o top 10 que veio de um provedor de nuvem pública.

Cinco supercomputadores da Microsoft na lista

Embora o Voyager-EUS2 seja um dos supercomputadores da Microsoft mais falados no momento, ele não é o único da empresa a estar no top 500.

Outras máquinas da companhia ocupam as posições 32 a 35 no ranking e ambos contam com 157.440 núcleos, uma das principais diferenças o sistema operacional utilizado que nestes computadores é o Ubuntu 16.04.3 LTS.

Você conhecia a lista dos top 500 supercomputadores? O que achou da máquina da Microsoft estar entre os 10 melhores? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!