Notícias

Google Play suportará meios de pagamento alternativos na Coreia do Sul, seguindo novas leis do país

O Google já domina grande parte do mercado de tecnologia ao redor do mundo e vem sendo investigada em vários países por suas práticas antitruste, tanto que existem diversos processos de governos contra a companhia.

Recentemente, o governo da Coreia do Sul aprovou a lei “Anti-Google” e a companhia teve que ceder um pouco e oferecer sistemas de pagamentos alternativos ao Google Pay na Play Store.

Conheça a lei Anti-Google

Aprovada em agosto pelo parlamento da Coreia do Sul, a lei Anti-Google proíbe que lojas de aplicativos como a AppStore da Apple e Play Store do Google, forcem os desenvolvedores a utilizar seu sistema de pagamento.

Praticamente, essa lei permite aos desenvolvedores optar por sistemas de pagamento com taxas menores, fazendo com que as grandes companhias não cobrem por comissões de compras em seus aplicativos.

Com 180 votos a favor em uma reunião com 188 votantes, essa lei traz uma limitação nos ganhos da companhia, dado que seus sistemas de pagamento cobravam comissões de até 30%.

Oferecendo opções de pagamento no Google Play

Em resposta a nova legislação do país, o Google agora fornece aos desenvolvedores uma forma de adicionar um sistema alternativo junto ao sistema de faturamento do Google Play para usuários de celulares e tablets na Coreia do Sul.

Ao optar por realizar uma compra na Play Store, durante a finalização dela, o usuário poderá escolher qual o sistema de pagamento que deseja utilizar em uma lista, contanto que o desenvolvedor adicione outros sistemas de pagamento.

image

Embora seja possível utilizar os sistemas de pagamento alternativos no Google Play, o Google salienta que os sistemas de pagamento alternativos podem não oferecer as mesmas proteções e recursos que a companhia oferece, como o controle dos pais e gerenciamento de assinaturas.

Uma forma de manter o Android?

O Google não informou os motivos pelo qual cobra uma comissão tão gorda de pagamentos através da Play Store, dizendo apenas que essa receita ajuda a financiar e desenvolver o Android e sua loja de aplicativos.

Segundo o Google, os desenvolvedores sul-coreanos receberão detalhes sobre como implementar os sistemas de pagamento alternativo a seus aplicativos, porém, mesmo estes serviços alternativos estão sujeitos ao pagamento de uma comissão ao Google, porém, com uma redução de alíquota, passando para 4%.

Você realiza seus pagamentos através da Play Store? O que achou da lei Anti-Google? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    É o fim do Google Podcasts, diga "olá" para o YouTube Podcasts

    Notícias

    Fedora 40 Beta já está pronto - o que há de novo?

    Notícias

    Canva adquire Affinity, competindo frontalmente com Adobe