Conhecido por muitos usuários ao redor do mundo, a Google Play Store é uma das lojas de aplicativos mais famosas do mercado, por estar totalmente integrada aos sistemas operacionais do Google, Android e Chrome OS.

Durante os anos, ela ganhou diversas melhorias no visual de seu aplicativo, enquanto sua versão Web que podia ser utilizada através de um navegador mantém o clássico visual de 2013.

image 3

Pois bem, isso está prestes a mudar, já que o Google anunciou que está preparando um redesign para o site, que trará para ele, um ar de modernidade.

Google Play Store, um aplicativo bem menos poderoso

No auge de 2013, o Google tinha uma ideia totalmente diferente para a Play Store, que servia para bem mais que baixar jogos e aplicativos e possuía seis seções:

  • Aplicativos (e jogos);
  • Filmes e TV;
  • Música (e podcasts);
  • Livros;
  • Revistas (e assinatura de notícias);
  • Dispositivos (seção exclusiva para dispositivos Nexus).

Com o passar dos anos, o Google foi tirando esse peso da Play Store e direcionando algumas funções para outras ferramentas da empresa. As seções de músicas, filmes e TV estão gradualmente migrando para o YouTube e os podcasts ganharam um aplicativo próprio.

Essas mudanças, deixaram a Play Store com “apenas” com as funções de: instalar aplicativos, alugar filmes e também, gerenciar compras e assinaturas.

Dando um tapa no visual

O novo design da Play Store deixou a loja com um visual ainda mais limpo e minimalista, focando na instalação de aplicativos e jogos, oferecendo mais informações e capturas de tela.

image 38

Uma mudança bastante interessante é a seção de jogos que está na primeira posição ao invés dos aplicativos, porém, ela se deve ao fato dos jogos serem mais populares na loja e renderem mais dinheiro através de compras de skins e vidas extras.

Filtrando seus aplicativos

Outra mudança que irá agradar aos usuários de Android, são os novos filtros de pesquisa que aparecem na versão web da Play Store e permitem separar suas pesquisas em aplicativos de smartphones, tablets, Chromebooks, TV e até mesmo Android Car.

image 37

Esses filtros também demonstram que o Google está bastante interessado em levar o Android além de dispositivos móveis, tanto que recentemente anunciou o Android 12L, uma versão focada em tablets e smartphones dobráveis que possuem telas maiores.

Vale dizer que ainda não temos uma data oficial para a mudança do site do Google Play Store, mas estamos ansiosos para saber como o visual ficará.

Você utiliza Android? O que acha do redesign do Google Play Store? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
onlyoffice 7.0
Continue lendo

OnlyOffice 7.0 chega repleto de novos recursos

A suíte de escritório de código aberto OnlyOffice, chega em sua versão 7.0 trazendo diversas novidades como a criação de documentos com campos preenchíveis, proteção de planilhas e pastas de trabalho com senha.