Notícias

Novo beta do Cutefish OS é lançado com diversas melhorias nas configurações

O Cutefish OS é uma distribuição Linux baseada no Debian que tem como um dos seus principais diferenciais o fato de utilizar o seu próprio ambiente desktop, o “Cutefish Desktop Environment” baseado em “Qt”.

A nova versão 0.6 do Cutefish OS está animando bastante os seus usuários, trazendo para o sistema funcionalidades bastante esperadas e muito importantes para que o novo ambiente desktop se torne cada vez mais sólido e completo.

As novidades do Cutefish OS 0.6

O Cutefish OS 0.6 está sendo construído sobre a base sólida do Debian 11 “Bullseye” e conta com novas funcionalidades no seu painel de configurações, como:

  • Proxy de rede;
  • Ajustes de som;
  • Configurações de bluetooth;
  • Possibilidade de visualizar a hora no modo “24 horas”;
  • Gerenciamento de energia.

Além disso, agora também é possível reorganizar os ícones da “dock” através da funcionalidade de “arrastar e soltar”. Desta forma, ela pode ser configurada para se parecer mais com um painel, semelhante ao que temos nos sistemas Windows.

cutefish os

O gerenciador de arquivos do Cutefish OS 0.6 também passou a suportar a funcionalidade de “arrastar e soltar” para copiar e mover arquivos. O “Cutefish file manager” agora também consegue exibir arquivos ocultos.

Por fim, também temos novidades muito interessantes no que diz respeito à tela de bloqueio do sistema. Nesta nova versão o sistema irá exibir controles multimídia na “lock screen” caso haja quaisquer arquivos de mídia em execução, mesmo que eles estejam pausados no momento que a tela for bloqueada.

block screen

Além disso, também foi criada uma animação nova para os momentos em que o bloqueio de tela for ativado e desativado, o que, sem dúvidas, irá aprimorar a experiência de uso do Cutefish OS.

Uma atualização de extrema importância

Pode parecer que estas novidades que estão sendo trazidas pela versão 0.6 do Cutefish OS são básicas demais para serem noticiadas, porém, é muito importante lembrar que o ambiente desktop do sistema é totalmente original e está sendo construído do zero.

O fato dos desenvolvedores do Cutefish OS não estarem utilizando nenhum projeto pronto como base para a sua interface gráfica dificulta muito as coisas, e cada nova funcionalidade é uma vitória para toda a equipe e usuários do sistema.

Aprendendo ainda mais sobre o sistema

Você também pode aprender mais sobre o Cutefish OS, tanto o sistema quanto o ambiente desktop, através do vídeo abaixo.

Quero testar o Cutefish!

Você pode testar a versão 0.6 do Cutefish OS agora mesmo fazendo o download da ISO diretamente do site oficial da distro.

É importante lembrar que esta versão ainda encontra-se em fase beta. Por isso, espere encontrar bugs e problemas variados que deverão ser corrigidos até o lançamento da versão final do produto.

O quê você está achando do Cutefish OS? O fato de utilizar um ambiente desktop original é algo que realmente me deixa animado em relação a esse projeto. Conte-nos a sua opinião nos comentários abaixo!

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!