O Android é um dos sistemas operacionais mais utilizados ao redor do mundo e o Google não pretende deixar ele cair no esquecimento, trazendo cada vez mais recursos e novas versões do sistema para os mais diversos dispositivos.

A companhia já trouxe a versão GO do sistema operacional, voltada a dispositivos com desempenho e recursos de hardware inferiores, recentemente  anunciou o Android 12L, um recurso que torna o uso do sistema ainda melhor em telas grandes.

Atendendo a um novo mercado

O mercado de tablets e dispositivos dobráveis nunca esteve tão agitado como nos últimos anos e a escassez de chips de computador fez com que dispositivos Android mais potentes se tornassem ótimas saídas para o trabalho remoto.

Pensando nisso, o Google pensou em como melhorar a experiência dos usuários que passaram a utilizar o sistema operacional pensado em celulares em telas maiores, como tablets de 10” e alguns laptops que oferecem o sistema.

Não é um novo sistema operacional

Inicialmente, o nome Android 12L pode parecer uma nova versão do sistema operacional, porém, ele está mais para uma atualização que adicionará recursos ao clássico Android do que um fork do sistema voltado a um tipo dispositivo (como o iOS e iPadOS).

Essa atualização apresentará novas ferramentas para o uso de multitarefas e uma interface de usuário otimizada, além de melhorar a aparência de aplicativos em dispositivos com telas grandes.

image 12

Pensando no uso de várias aplicações em simultâneo, o Android 12L traz uma barra de tarefas que lembra um pouco o iPadOS e até mesmo o Chrome OS.

O sistema já suporta o uso de duas aplicações na tela desde sua versão 8, porém, no Android 12L, utilizar essa funcionalidade é ainda mais prática, sendo necessário arrastar o ícone da barra de tarefas para uma das laterais do dispositivo.

image

Android 12L em breve disponível para o público

O Google planeja lançar o Android 12L no início de 2022, para que ele chegue a tempo para a próxima onda de tablets que trarão o Android 12 e novos dispositivos dobráveis.

A empresa também anunciou novos recursos no sistema operacional e no Google Play para os desenvolvedores de aplicativos que terão agora que trabalhar em otimizar e melhorar o suporte a estas aplicações.

Você possui algum dispositivo Android com tela grande? O que acha do Android 12L? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Smartphones focados em privacidade
Continue lendo

Smartphones focados em privacidade

Empresa europeia está vendendo smartphones que não trazem aplicações Google para garantir maior privacidade. Venha conhecer esse a eFoundation.