Endless os
Notícias

Endless OS lança sua versão 4.0 LTS baseada no Debian Bullseye

Recentemente, a Endless OS Foundation anunciou o lançamento da versão 4.0 do seu sistema operacional baseado em Debian chamado Endless OS, apresentando uma experiência de usuário simplificada e otimizada.

O Endless OS 4.0 chega trazendo vários novos recursos

A nova versão do sistema operacional, chega trazendo vários novos recursos e melhorias como:

Navegação de grade de aplicativo aprimorada

O Endless OS 4.0, possui uma navegação de grade de aplicativo aprimorada com setas clicáveis ​​que permitem aos usuários navegar mais facilmente entre as páginas do aplicativo, com pontos que indicam o número total de páginas e a página que você está no momento.

Endless os

Troca rápida de usuário

A nova versão do Endless OS, também conta com uma troca rápida de usuário, o que permite que você mude com facilidade para um novo usuário enquanto outro ainda está conectado. O novo recurso foi implementado no menu do usuário e na tela de bloqueio. O ambiente de área de trabalho padrão é baseado na série GNOME 3.38.

Untitled

Impressão sem driver

Um outro recurso da versão 4.0 do Endless OS, é a impressão sem driver, um recurso que usa o protocolo de impressão da Internet para descobrir automaticamente as impressoras em sua rede local. Quando você atualizar do Endless OS 3.9, todas as impressoras configuradas serão removidas, mas você poderá adicioná-las manualmente se não forem descobertas automaticamente.

Alguns aplicativos podem mostrar a mesma impressora mais de uma vez na caixa de diálogo de impressão. Este é um problema conhecido.

Para saber mais, basta consultar a documentação adicional sobre impressão no Endless OS.

plotter gf34e3972e 1280

Novo papel de parede padrão

Endless OS 4.0 inclui um novo papel de parede padrão chamado, em uma tradução livre, cenário do desfiladeiro da montanha. Novos usuários e usuários existentes que não mudaram seu papel de parede verão este novo papel de parede, ele também está disponível em “Configurações > Plano de fundo” para usuários existentes.

photo 1479030160180 b1860951d696

Nova abordagem para estatísticas de uso

O Endless OS 4.0, agora apresenta um sistema de métricas opcional que salva e envia estatísticas anônimas de uso e relatórios de problemas para os desenvolvedores. Este é um recurso opcional que pode ser desativado durante a configuração inicial ou quando quiser em “Configurações > Privacidade > Métricas”.

“In Endless OS 4, submitted data points are no longer associated with the particular computer which submitted it; instead, they are associated with the distribution channel for that computer, identified by the build ID of the installation image, which are typically shared between thousands of systems.”

Desenvolvedores do Endless OS

Em uma tradução livre:

“No Endless OS 4, os pontos de dados enviados não estão mais associados ao computador específico que os enviou; em vez disso, eles são associados ao canal de distribuição para aquele computador, identificado pelo ID de compilação da imagem de instalação, que normalmente são compartilhados entre milhares de sistemas ”

Desenvolvedores do Endless OS

Outros recursos, melhorias e mudanças

O reprodutor de música Rhythmbox e o visualizador de webcam Cheese vem como aplicativos Flatpak na nova versão do Endless OS. Além disso, os ícones do sistema foram revertidos para os padrões GNOME, entregando ícones de alta resolução e melhor consistência visual entre os aplicativos da família GNOME.

eos 4.0.0 new icons

Na nova versão do sistema operacional, os aplicativos Flatpak estão em um repositório diferente do resto do sistema operacional para melhorar o desempenho e a confiabilidade das instalações de aplicativos.

Além disso, a versão 4.0 do Endless OS também oferece aos usuários a capacidade de personalizar sua própria imagem de instalação, adiciona suporte para o computador de placa única Raspberry Pi 4 Modelo B com 8 GB de RAM, adiciona suporte para L2TP e VPNs OpenConnect / AnyConnect e suporte para os novos SBAT Mecanismo de revogação de inicialização segura.

Recursos removidos 

Vários recursos presentes na versão anterior do sistema operacional foram removidos, como o recurso “conta compartilhada”, o aplicativo Remote Desktop Viewer, atalhos de desktop integrados para sites, download automático do Google Chrome, método de entrada Zhuyin chinês e suporte para computadores que usam uma configuração de “disco dividido”.

Baseado no Debian Bullseye

Endless OS 4.0, é baseado na versão 11 do sistema operacional Debian, versão cujo codinome é “Bullseye”, sob o capô o sistema utiliza a versão 5.11 do kernel Linux.

debianlogo

Suporte de longo prazo

A nova versão do Endless OS, é um lançamento com suporte de longo prazo (LTS) que receberá atualizações de software e segurança por vários anos, mesmo após o lançamento do Endless OS 5.

Por padrão, os sistemas Endless OS 4 serão atualizados automaticamente para o Endless OS 5 quando for lançado, assim como todas as versões anteriores do sistema operacional. No entanto, agora é possível permanecer no Endless OS 4 e continuar a receber correções de bugs críticos e atualizações de segurança mesmo após o lançamento do Endless OS 5, mantendo a funcionalidade e aparência do sistema operacional por vários anos.

Experimentando o Endless OS 4.0

Experimentar a nova versão do Endless OS é bem fácil, basta ir até a página de Download no site oficial do projeto.

2021 12 01 16 42

E você, o que achou das novidades da versão 4.0 do Endless OS? Sentiu aquela vontade de testar? Abraços, amigos. Até a próxima e cuidado com o distro hopping.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!