Notícias

Google irá adicionar autenticação de dois fatores de maneira automática em 150 milhões de contas

A segurança na internet é um tema bastante debatido nos últimos tempos e diversas empresas estão trabalhando em formas de manter os dados de seus usuários cada vez mais seguros, evitando fraudes e vazamentos.

A Google, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, chegou a conclusão de que apenas uma senha não é o suficiente para manter alguém seguro hoje em dia, e está começando a exigir que seus usuários configurem a autenticação de dois fatores.

Mais uma camada de segurança

Utilizar apenas uma senha para manter uma conta segura na internet não é mais algo tão confiável, visto que a cada dia, novas formas de invasão são descobertas e colocam a segurança de nossos dados em risco. 

Por sorte, as empresas de tecnologia nunca deixam de investir em segurança, oferecendo aos usuários métodos complementares a autenticação por senha, como suporte a 2FA, chaves de segurança físicas e o envio de SMS.

Protegendo os usuários de serviços Google

Mais de 150 milhões de pessoas ao redor do mundo possuem uma conta Google seja para utilizar o Android em seu celular, trabalhar com emails, guardar arquivos em nuvem e até mesmo consumir ou produzir conteúdo para o YouTube.

Tendo esses dados, sabemos que a empresa possui uma grande responsabilidade em mãos, pois um simples vazamento pode ser algo extremamente prejudicial, onde pessoas podem até mesmo perder sua fonte de renda.

Para aumentar a segurança destes usuários, o Google está começando a inscrever usuários de forma automática para a verificação de duas etapas, que receberão uma notificação sobre o novo requisito de segurança da conta.

image 20

Um processo reversível (por enquanto)

O 2FA já é um requisito oferecido pela companhia há tempos e só agora estará sendo “forçado” a mais usuários, contanto que eles possuam uma conta Google com os mecanismos de backup adequados (como um e-mail de recuperação ou número de telefone).

A parte inferior da página de suporte diz que, por enquanto, o Google permitirá que as pessoas inscritas automaticamente no 2FA o desliguem, mas que “em breve, a verificação em duas etapas será necessária para a maioria das contas do Google.”

image 19

Vale dizer que as organizações que possuem contas do Google Workspace não serão forçadas a utilizar 2FA, pois, segundo a companhia, isso é algo para os administradores de rede da empresa decidirem.

Você possui uma conta Google? Já utiliza 2FA? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Snap Store tem revisão manual de aplicativos

    Notícias

    WordPress 6.5 tem o lançamento atrasado por bug

    NotíciasVídeo

    Ubuntu 24.04 tem novidade na loja de aplicativos!