O mercado de jogos eletrônicos não deixou de crescer nos últimos anos, oferecendo os mais diversos tipos de produtos, como mesas, cadeiras, hardware especializado que garantem conforto, um belo visual e é claro, mais FPS.

Embora os gamers já estejam cansados de encontrar novos produtos cada vez mais caros, sempre estão a procura de um novo título para jogar com amigos ou stremar para seus seguidores.

Pensando nisso, a Opera que já possui um navegador focado para a experiência gamer, anunciou o lançamento de sua plataforma de criação, compartilhamento e monetização de jogos, o GXC.

Um novo projeto para o mercado Gamer

A Opera vêm tentando obter uma fatia do mercado gamer desde 2019, quando lançou o Opera GX, um navegador focado nos jogadores, repleto de funções, integrações e customizações.

image 21

Ele fez bastante sucesso entre os jogadores e para deixá-lo ainda mais completo, a empresa lançou a plataforma GXC que permitirá aos usuários do navegador aproveitar de forma gratuita todos os novos jogos.

Opera GXC, uma plataforma interessante para criadores

Você provavelmente conhece o Roblox, uma plataforma onde os jogadores podem criar minigames para que a comunidade possa jogar de forma online e gratuita.

O GXC não difere muito desta ideia, porém, ela está focando em  criadores de jogos, uma vez que eles podem ser remunerados com prêmios mensais que chegam a valores de até US$ 30 mil (R$ 160 mil reais na cotação atual).

“Acreditamos que a criação de jogos é a próxima fase para a economia dos criadores e estamos aqui para agitar o mundo e tornar a criação e a publicação de jogos mais acessíveis do que nunca. Nosso objetivo é desenvolver a GXC como uma verdadeira alternativa às plataformas de games dominantes”

Krystian Kolondra, Vice-Presidente Executiva de Browsers e Gaming no Opera

GameMaker Studio 2, a ferramenta do momento

Criar jogos para o Opera GXC não é uma tarefa tão complicada, já que os títulos podem ser desenvolvido através do GameMaker Studio 2, um software comprado pela Opera em janeiro deste ano.

Essa compra tornou o software gratuito e mais acessível para os usuários que podem agora criar jogos não apenas para o GXC, mas também para plataformas como Windows, Android, iOS, HTML5, mac OS e até mesmo Linux.

“O objetivo do Opera com a GXC é democratizar a criação de jogos. A GXC é um passo importante do Opera para tornar a criação de jogos tão fácil quanto postar nas redes sociais”

Vale dizer que o mercado de cursos também pode ver algum crescimento, já que várias pessoas irão querer aprender a desenvolver jogos utilizando esta ferramenta.

Já disponível em open beta

A plataforma de jogos já está disponível em open beta com mais de 500 jogos para acesso instantâneo, com novos títulos sendo adicionados diariamente por usuários.

Os títulos são organizados em categorias diferentes, para que os usuários da plataforma possam encontrar jogos do estilo que mais o agradem.

Outra novidade do open beta, são os desafios semanais que oferecem aos usuários a chance de ganhar prêmios semanais, além de competir contra os criadores de conteúdo em algum título.

Para acessar a plataforma, basta visitar seu site oficial.

Você já conhecia o Opera GXC? Planeja testar a plataforma? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste