Notícias

Twitch sofre vazamento de 125 GB de dados, incluindo código-fonte e pagamentos de criadores

Você provavelmente conhece ou já ouviu falar da Twitch, a maior plataforma de streaming de conteúdo disponível no mercado, que atualmente faz parte dos produtos da Amazon, assim como o Prime Video e AWS.

Recentemente, ela sofreu um ataque hacker anônimo e teve uma cerca de 125 GB de dados vazados através de um arquivo torrent. Dentre estes dados, estavam partes de seu código-fonte, informações de pagamentos e usuários da plataforma.

Um ataque bastante prejudicial

O torrent foi encontrado no 4chan pelo blog Video Games Chronicle que confirmou a existência dos arquivos mencionados pelo hacker, como, o código-fonte da plataforma e seus aplicativos, histórico de comentários, kits de desenvolvimento de software (SDK), recursos do AWS e  algumas informações sobre outras propriedades da Twitch.

Uma empresa que não quis ser identificada, verificou o conteúdo vazado e afirmou ter achado o código-fonte e dados de pagamento dos usuários cadastrados na plataforma de streaming da Amazon, confirmando que o vazamento foi real.

Além dos arquivos citados acima, foram encontrados dados sobre uma suposta plataforma de games concorrente a Steam e alguns relatórios financeiros de pagamentos realizados no período de agosto de 2019 e setembro de 2021.

Repercutido nas redes sociais

Um vazamento tão grande assim não iria passar despercebido e vários perfis comentaram sobre o ocorrido e vêm divulgando alguns dados como, por exemplo, os streamers mais bem pagos pela plataforma.

A própria Twitch publicou em seu Twitter a confirmação de que houve um ataque hacker e que suas equipes estão trabalhando em descobrir a extensão deste vazamento.

A Twitch não deu detalhes sobre todos os conteúdos vazados, porém, mesmo expondo o ganho de vários streamers, ao menos este vazamento não mostrou dados sensíveis dos usuários.

Sim, você leu corretamente “este vazamento”, pois o próprio hacker afirmou que essa é apenas a primeira parte e existem muitos dados a serem compartilhados no futuro, porém, ao que parece, ele pretende prejudicar a plataforma e não seus usuários.

Aumente sua segurança na Twitch

A recomendação é que você aumente sua segurança na plataforma trocando sua senha, redefinindo sua chave de transmissão (caso você faça lives) e ativando a autenticação de dois fatores.

Para utilizar a autenticação de dois fatores na plataforma, basta abrir as configurações de seu perfil, navegar até a aba de “segurança e privacidade” e entrar na seção “Segurança”. 

Feito isso, basta encontrar a opção “Configure a autenticação de dois fatores” e seguir as instruções na tela.

001 2fa twitch

Você utiliza a Twitch? Qual a sua opinião sobre o ataque? Deixe um comentário e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Audacity 3.5 traz salvamento na nuvem

    Notícias

    Endeavour OS Gemini permite escolher entre X11 e Wayland

    NotíciasVídeo

    Propaganda no Windows 11, sem LoL no Linux, pinguim cresce e mais!