Você provavelmente conhece ou já ouviu falar da Twitch, a maior plataforma de streaming de conteúdo disponível no mercado, que atualmente faz parte dos produtos da Amazon, assim como o Prime Video e AWS.
Recentemente, ela sofreu um ataque hacker anônimo e teve uma cerca de 125 GB de dados vazados através de um arquivo torrent. Dentre estes dados, estavam partes de seu código-fonte, informações de pagamentos e usuários da plataforma.
Um ataque bastante prejudicial
O torrent foi encontrado no 4chan pelo blog Video Games Chronicle que confirmou a existência dos arquivos mencionados pelo hacker, como, o código-fonte da plataforma e seus aplicativos, histórico de comentários, kits de desenvolvimento de software (SDK), recursos do AWS e algumas informações sobre outras propriedades da Twitch.
Uma empresa que não quis ser identificada, verificou o conteúdo vazado e afirmou ter achado o código-fonte e dados de pagamento dos usuários cadastrados na plataforma de streaming da Amazon, confirmando que o vazamento foi real.
Além dos arquivos citados acima, foram encontrados dados sobre uma suposta plataforma de games concorrente a Steam e alguns relatórios financeiros de pagamentos realizados no período de agosto de 2019 e setembro de 2021.
Repercutido nas redes sociais
Um vazamento tão grande assim não iria passar despercebido e vários perfis comentaram sobre o ocorrido e vêm divulgando alguns dados como, por exemplo, os streamers mais bem pagos pela plataforma.
A própria Twitch publicou em seu Twitter a confirmação de que houve um ataque hacker e que suas equipes estão trabalhando em descobrir a extensão deste vazamento.
A Twitch não deu detalhes sobre todos os conteúdos vazados, porém, mesmo expondo o ganho de vários streamers, ao menos este vazamento não mostrou dados sensíveis dos usuários.
Sim, você leu corretamente “este vazamento”, pois o próprio hacker afirmou que essa é apenas a primeira parte e existem muitos dados a serem compartilhados no futuro, porém, ao que parece, ele pretende prejudicar a plataforma e não seus usuários.
Aumente sua segurança na Twitch
A recomendação é que você aumente sua segurança na plataforma trocando sua senha, redefinindo sua chave de transmissão (caso você faça lives) e ativando a autenticação de dois fatores.
Para utilizar a autenticação de dois fatores na plataforma, basta abrir as configurações de seu perfil, navegar até a aba de “segurança e privacidade” e entrar na seção “Segurança”.
Feito isso, basta encontrar a opção “Configure a autenticação de dois fatores” e seguir as instruções na tela.

Você utiliza a Twitch? Qual a sua opinião sobre o ataque? Deixe um comentário e até o próximo artigo!