GNOME 46.1 melhora compatibilidade com gráficos híbridos
Notícias

GNOME 46.1 melhora compatibilidade com gráficos híbridos

Notebooks com placas gráficas híbridas entre integrada e dedicada, assim como placas de vídeo NVIDIA rodando Wayland, são dois problemas clássicos para quem utiliza Linux. A busca de soluções para esses dois problemas são alguns destaques do recém lançado GNOME 46.1. Saiba mais sobre essas e outras novidades desse lançamento.

Tudo precisa iniciar de algum lugar

Embora os dois problemas tenham sido atacados, não significa que o GNOME 46.1 chegou para resolvê-los de vez. A nova edição do popular ambiente gráfico para Linux chegou compatível com a sincronização explícita para GPU, um recurso com potencial de resolver problemas de incompatibilidade entre placas de vídeo NVIDIA com o Wayland. A implementação ocorreu nos gerenciadores de janelas e de compositor do Mutter. Entretanto, para funcionar, ainda falta a fabricante adicionar a funcionalidade em seu driver proprietário. Ao menos, quando isso acontecer, o GNOME já está pronto para funcionar.

Outra novidade no Mutter 46.1, foram as melhorias no suporte a notebooks com placas gráficas híbridas, que utiliza a GPU integrada quando precisa economizar bateria e a dedicada nas horas que demandam mais desempenho. O Mutter também teve correções na aceleração gráfica e no input lag com placas NVIDIA rodando em X11. Ele também melhorou o modo de luz noturna em telas sem a tecnologia EDID, ajustou alguns clientes Xwayland e corrigiu o modo de suspensão, assim como outros bugs.

O GNOME Shell também foi atualizado para corrigir conflitos de notificações em diferentes sessões, além de erros com o aplicativo Extensões e outros bugs menores.

Uma das grandes novidades do GNOME 46 foram melhorias no gerenciador de arquivos Nautilus, ele agora corrigiu o problema de foco ao remover algum arquivo, teve ainda mais otimizações de desempenho e, ao abrir a caixa de diálogo de compressão de arquivos, você pode dar o “Ok” teclando Enter. O gerenciador de arquivos também corrigiu um erro que encerrava o programa durante a compressão de algum arquivo, preserva a permissão ao copiar algum arquivo do sistema em modo de apenas leitura e corrige alguns problemas de usabilidade da nova pesquisa global.

Tivemos correções no GNOME Maps contra o erro do marcador de localização que não se movia ao atualizar a localização. O leitor de telas Orca, agora na versão 46.1 teve corrigido o erro onde não conseguia enxergar certos elementos de aplicativos GTK.

Já o visualizador de imagens Loupe foi mais adiante, atualizado para a versão 46.2, corrigindo problemas de preenchimento de espaço em imagens rotacionadas e de imagens PNG que não estavam sendo exibidas durante a navegação utilizando compartilhamento de rede SMB. Nele, também corrigiram problemas na escala do efeito de desfoque e de orientação da página para a impressão.

A central de controle do GNOME adicionou suporte a stable-ssid para endereços mac clonados, o painel de compartilhamento passa a ficar escondido quando o gnome-user-share não está instalado e ainda teve a capacidade de gerar senhas melhorada nas configurações de desktop remoto.

Se você já tem o GNOME 46 rodando em sua distro, em breve ele deve atualizar para o GNOME 46.1, especialmente para quem utiliza alguma distro rolling release, como o openSUSE Tumbleweed, então, como sempre, mantenha seu sistema atualizado!

Sabia que a GNOME Foundation não está em seu melhor momento financeiro? Entenda como a fundação quer deixar de operar em déficit!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!