TecnologiaVídeo

Por que ainda não há uma boa integração de IA em distros Linux?

Enquanto a Microsoft busca sempre criar novas formas de adicionar ferramentas baseadas em inteligência artificial para o Windows e todos os seus outros produtos, não vemos algo equivalente relacionado a IA em distros Linux. Afinal, qual o motivo para isso?

O problema do custo e benefício entre IA em distros Linux

Ferramentas de inteligência artificial são extremamente pesadas, tipicamente elas rodam em parques de servidores que dedicam uma imensa capacidade de processamento para entregar um resultado minimamente rápido. Por isso geralmente funcionam como uma aplicação web, enviando e recebendo informações externamente.

Quando vemos uma inteligência artificial que roda localmente, tipicamente ela tem altos requisitos, demandando um computador que poucas pessoas tem em casa e ainda assim, os resultados podem ser mais demorados do que se estivesse rodando na nuvem. 

O Windows é um produto pago, a Microsoft é dona de grande parte da OpenAI, uma das maiores empresas de IA do mundo, vários dos serviços relacionados da Microsoft cobram uma mensalidade. Com todo esse fluxo de dinheiro e infraestrutura estabelecida, a empresa conta com o necessário para oferecer serviços de IA rodando na nuvem para seus usuários.

Geralmente, quem utiliza Linux no computador em casa, não paga nada aos desenvolvedores e um dos motivos pelos quais muita gente se interessa pelos sistemas do pinguim, é justamente conseguir rodar com bom desempenho em computadores mais antigos ou fracos. Outro ponto forte de muitas distros, é a privacidade, reservando os dados ao computador do usuário, sem enviar informações a servidores externos.

Além disso, a maioria das distros não possuem uma grande empresa por trás que pode investir em servidores de alta capacidade para rodar IAs para seus usuários. As distros mantidas por grandes empresas, como Ubuntu e Fedora, provavelmente ainda não encontraram algum incentivo mercadológico de buscar se integrar com alguma inteligência artificial.

De toda forma, muitas distros buscam atender nichos e não duvido que em algum momento alguém crie alguma integração de IA em distros Linux que rode localmente e ajude em tarefas, como no terminal, no uso do sistema, ou na elaboração de textos. 

Cada vez mais têm desenvolvido modelos mais leves que atendem algum propósito específico, algo assim poderia ser treinado com a documentação de distros e softwares do para ajudar os usuários, conseguindo rodar em computadores mais simples, embora dificilmente terá bom desempenho em máquinas realmente básicas. 

Já existem distros com integrações muito básicas, por exemplo, ao ChatGPT, mas não costuma ser muito diferente de utilizar numa aba do navegador.

Caso alguém crie uma integração realmente incrível de IA em distros Linux, você será o primeiro a saber, assinando nossa newsletter, com as principais notícias da semana do mundo da tecnologia e do Linux!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!