GNOME Foundation quer deixar de operar em déficit
Notícias

GNOME Foundation quer deixar de operar em déficit 

Uma das maiores associações de desenvolvimento de software de código aberto, a GNOME Foundation está operando em déficit financeiro há 3 anos. Entenda a estratégia que estão delineando para reverter este quadro e manter a fundação sustentável.

Nova diretora-executiva da GNOME Foundation em ação

Já faz 6 meses que o GNOME contratou uma nova diretora-executiva, a Holly Million, como uma peça central na reconstrução das finanças da associação. Vinda do meio artístico, sua contratação se deu em muito por sua capacidade comunicativa e experiência em levantamento de fundos.

Atualmente, o GNOME sobrevive de doações substanciais que a fundação recebeu entre 4 e 5 anos atrás. Eles contam com uma política de reserva financeira que demanda uma quantidade mínima de dinheiro que deve ser mantida em suas contas, entretanto, este valor está chegando em seu limite. Segundo uma publicação do presidente da fundação, isso ocorre devido a uma redução significativa no fluxo de entrada de dinheiro.

Sendo assim, eles estão tirando o pé do acelerador dos gastos, focando no núcleo de sua operação enquanto buscam novos meios de arrecadação. O presidente afirma que pelas regras da fundação, atualmente eles não podem aprovar gastos que agravem o deficit. Isso pode significar menos novidades no GNOME para os próximos meses.

Em busca de reverter o quadro, Holly está montando um plano estratégico de gastos e arrecadação que deve ser apresentado para a aprovação do conselho em outubro, então será apenas após essa data que deveremos ver novas práticas de levantamento de fundos em ação.

Segundo o presidente, o maior pré-requisito para o plano é uma estratégia efetiva de comunicação com possíveis doadores, incluindo iniciativa privada e governos, para conseguir convencê-los do apoio. Além disso, deve definir quais áreas a fundação priorizará para seguir crescendo com sustentabilidade.

Outra novidade é que o conselho do GNOME está crescendo, de 7 para 9 membro, para aumentar a diversidade de opiniões e pontos de vista ali representados. Eles também estão definindo meios para prospectar votos e discussões de interessados que não participam do conselho, representando outros demográficos da comunidade. Os novos membros do conselho serão eleitos no próximo GUADEC, quando também haverá a mudança de outros 3 participantes antigos. 

A GNOME Foundation é uma das mais importantes iniciativas do universo Linux, além de serem responsáveis pela popular interface gráfica que embarca diversas distros, eles mantêm softwares que servem de base para tantos outros, como a ferramenta de desenvolvimento GTK e a biblioteca de softwares Glib. Também colaboram com o freedesktop.org, projeto que contribui com o desenvolvimento de ferramentas, como o Wayland, o X11, o PipeWire, o systemd e a suíte gráfica Mesa. 

Fique por dentro das principais notícias da semana no mundo da tecnologia e do open source, assine nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!