gnome rss
Notícias

A implementação controversa do “feed RSS” no Google Chrome

O “feed RSS” certamente não é uma das tecnologias mais populares da atualidade, mas isso certamente não diminui as qualidades que tem mantido este serviço em uso há tanto tempo.

Talvez alguns de vocês nunca tenham utilizado ou sequer saibam do que se trata, porém, ainda existem pessoas e empresas que reconhecem o potencial e apostam pesado no serviço. Um exemplo disso é o Google, que além de ter sido a empresa por trás do “Google Reader”, provavelmente um dos agregadores de “RSS” mais populares que já existiram, agora está planejando investir novamente nesta tecnologia.

O quê é esse tal de RSS?

A tecnologia que é uma abreviação de “Really Simple Syndication” é um formato de distribuição de notícias, que permite aos sites distribuírem as suas postagens em “tempo real” através de um arquivo xml online. 

agregador rss

Enquanto isso, os leitores podem ter acesso às novas publicações de todos os seus sites preferidos em um só lugar, o agregador de “RSS”. Eliminando a necessidade de visitar site por site para ficar atualizado.

A novidade do Google

O Google decidiu dar mais uma chance para esta tecnologia implementando uma nova funcionalidade na versão mobile do Google Chrome que irá exibir automaticamente um botão de “Follow” toda vez que você acessar um site que possua este recurso.

rss no google chrome

Conforme pode ser visto na imagem acima, os usuários poderão acessar as novas postagens de todos os sites que seguem em ordem cronológica, porém, não sendo possível agrupá-las por site ou categorias.

Boa notícia para alguns, mas não para todos

Embora muitas pessoas estejam olhando para essa iniciativa do Google com bons olhos e contentes pela novidade, outras estão desconfiadas que a empresa norte-americana pode estar querendo revitalizar a tecnologia apenas pelos seus próprios interesses comerciais.

Confira o que Dave Winer, um dos pioneiros no desenvolvimento do “RSS” disse em uma publicação no seu blog:

“The memory of Google Reader may have faded so much that Google appears ready to try again. Even the headline of this TechCrunch article is disturbing. Google did so much damage to RSS, the thought of them ‘reviving’ it is analogous to Exxon reviving the site of some huge oil spill, one that they didn’t contribute to cleaning up. Even worse, browser vendors have no place trying to provide the user interface for RSS.”

“A memória do Google Reader talvez tenha desaparecido tanto que o Google parece estar pronto para tentar de novo. Até mesmo o título deste artigo do TechCrunch é perturbador. O Google prejudicou tanto o RSS que o pensamento deles revivendo esta tecnologia é como uma analogia à Exxon (empresa petrolífera norte-americana) revivendo o local de um grande vazamento de óleo que eles não contribuíram para limpar. Ainda pior, desenvolvedores de navegadores não tem espaço para tentar providenciar interfaces de usuário para o RSS.”

Dave ainda complementa dizendo que se o Google quer mesmo contribuir com a tecnologia, então deve criar sim um botão de “Follow”, mas que direcione o feed para o agregador que o usuário preferir e não para o seu próprio. Desta forma tudo deve continuar funcionando “mais ou menos” caso o Google decida abandonar a tecnologia mais uma vez.

Google: vilão ou mocinho?

Penso que toda empresa sempre trabalha em busca de lucro, e, quando um projeto passa a ser prejudicial à saúde financeira, a saída mais comum normalmente é abandoná-lo. Porém, é claro que existem particularidades e cada caso deve ser analisado separadamente.

O que você pensa sobre a novidade que está sendo trazida pelo Google, e sobre a forte opinião de Dave Winer sobre o assunto? Conte para a gente nos comentários abaixo!

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!