A plataforma de design baseada na web, Canva, anunciou hoje, 26 de março, a aquisição da suíte de softwares criativos, Affinity. Com isso, vemos a ascensão de um potencial competidor que consiga desafiar a hegemonia da Adobe no mercado de design.
Este negócio envolve a compra do Affinity Designer, Photo, e Publisher, aplicações compatíveis com Windows, Mac e iPad, existindo técnicas que permitem rodar no Linux via Wine. As três aplicações equivalem ao Adobe Illustrator, Photoshop, e InDesign, respectivamente.
Os valores não foram revelados, mas relatórios da Bloomberg indicam que pode chegar a centenas de milhões de libras esterlinas. O Canva, empresa baseada na Austrália, tem valor de mercado estimado em US$ 26 bilhões, contando com uma base de 170 milhões de usuários mensais, um número bem maior do que os 50 milhões do Adobe Express; as duas ferramentas são orientadas às pessoas sem conhecimento avançado em design, auxiliando a fazer criações simples e rápidas. Enquanto isso, no mundo do design avançado, o Affinity conta com pouco mais de 3 milhões de usuários pagantes e o Adobe Creative Cloud, mais de 33 milhões.
Uma das grandes vantagens da suíte Adobe sobre o Affinity, são as ferramentas de inteligência artificial, que auxiliam na criação com mais velocidade. Como o Canva também possui diversas ferramentas movidas por IA, a comunidade de designers espera que isso possa beneficiar o Affinity. Por outro lado, uma vantagem do Affinity, é que se trata de um produto de uma compra só, livre da mensalidade cobrada pela Adobe, mas como o Canva é distribuído como um serviço com pagamento periódico, não sabemos se haverá alguma mudança no modelo de negócio. Com esta aquisição, o Canva passa a atingir um espectro mais amplo de designers, em todos os níveis de experiência.
Numa entrevista ao jornal Sydney Morning Herald, o co-fundador do Canva, Cameron Adams, disse que as aplicações deverão se manter separadas, mas poderão receber algumas integrações com o tempo. Segundo Cameron, “Nossas equipes de produto já começaram a conversar e temos alguns planos para uma leve integração em curto prazo”.
Agora, a equipe com mais de 3500 funcionários do Canva pode contar com o conhecimento e a experiência dos 90 funcionários baseados na Inglaterra do Affinity, colaborando na criação de um ecossistema ainda mais poderoso para, quem sabe, elevar um novo grande player no mercado de softwares de design. Segundo Adams, “Esta é definitivamente a maior aquisição que fizemos em termos de valor e tamanho de equipe. É a maior equipe que absorvemos, mas ela continuará trabalhando com bastante independência. Não queremos mudar o tempero mágico deles, onde conseguem fazer com que um mais um seja dez”.
Fique por dentro das principais notícias da semana no mundo da tecnologia, assine nossa newsletter!