Fedora 40 Beta já está pronto - o que há de novo
Notícias

Fedora 40 Beta já está pronto – o que há de novo?

O Fedora Project anunciou o lançamento do Fedora 40 Beta, a primeira versão de 2024 do sistema, que inclui uma versão mais recente do kernel Linux, atualiza os ambientes gráficos disponíveis e traz ajustes para o conforto do usuário e para o progresso tecnológico no fluxo de desenvolvimento da Red Hat. Conhecendo as novidades do Fedora 40 Beta, você também fica sabendo sobre o que virá no lançamento final.

Kernel e ambiente gráfico do Fedora 40

Algumas das principais novidades do Fedora 40 não se referem ao sistema operacional em si, mas aos softwares que o compõem. O Fedora 40 traz o kernel Linux 6.8, a versão mais recente até o momento, com melhor compatibilidade a equipamentos mais novos, como o Raspberry Pi 5, WBRF Wi-Fi da AMD e o driver DRM do Intel’s Xe graphics.

Na versão principal do Fedora 40, temos o GNOME 46 como ambiente gráfico, recém lançado, ele foca em melhorias no backend que, no futuro, renderão em mais acessibilidade, além do aprimoramento no sistema de busca e do aumento de desempenho no gestor de arquivos Nautilus. Vale a pena conferir as principais novidades do GNOME 46. Com o GNOME, o Fedora 40 traz o Podman 5 para o gerenciamento de contêineres e o framework de aceleração AMD ROCm está atualizado para a versão 6.

Outra edição popular do Fedora é a que apresenta o ambiente gráfico KDE Plasma. O Fedora 40 oferece o novo KDE Plasma 6, inclusive na edição atômica Kinoite. Ele traz o Wayland como padrão, sendo, na verdade, a única opção pré-instalada, quem prefere o X11, precisa instalá-lo e configurá-lo no computador, um passo a mais para usuários de placas NVIDIA.

o que tem de novo no KDE Plasma 6 1

Uma nova denominação para as Spin imutáveis

Muitas distros Linux possuem distribuições derivadas oficiais, com o Fedora não é diferente. Dentre as chamadas Spins do Fedora, temos uma categoria separada para as imutáveis, até então elas tem recebido nomes inspirados em minerais, embora divertido, não é convidativo para quem não sabe exatamente o que são e começa a ficar insustentável conforme o número delas cresce. Facilitando a vida de muita gente, a partir do Fedora 40, seus nomes serão construídos com Fedora + o nome do ambiente gráfico + Atomic, por exemplo, Fedora Sway Atomic e Fedora Budgie Atomic. Apenas as duas versões atômicas com a marca mais consolidada permanecerão com o antigo nome, Silverblue e Kinoite.

O Fedora IoT agora começa a utilizar nativamente contêineres construídos em OStree, também chamados de “contêineres bootáveis”, tornando-se mais estável e adequado para o funcionamento ininterrupto que a internet das coisas demanda.

Melhor gestão de rede com o Fedora 40

Temos duas novidades relevantes para gestores de rede no Fedora 46. Ele traz o ACD (Address Conflict Detection) habilitado por padrão, uma ferramenta que permite detectar endereços de IP duplicados numa rede, algo que pode causar conflitos entre dispositivos. Além disso, o Fedora 46 vem com o Wget2, incluindo novidades como o suporte a multi-threading, compressão, análise de mapeamento XML e TCP Fast Open, sendo muito mais rápido do que seu predecessor.

Quando posso começar a utilizar o Fedora 40?

Por enquanto, o Fedora Project disponibilizou apenas a versão beta do Fedora 40, tipicamente, ela apresenta diversos bugs que não virão com o lançamento final. Mesmo o lançamento final, programado para 16 de abril, pode apresentar bugs relevantes nos primeiros dias ou semanas, sendo recomendável esperar para instalar em sua máquina de produção. Mas se quiser já conhecer e testar as novidades, pode fazer o download do Fedora 40 beta e instalar numa máquina virtual ou computador de testes.

Fique por dentro das principais novidades do mundo do Linux e da tecnologia, assine nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!