O popular jogo multijogador de tiro em primeira pessoa Apex Legends, finalmente, pode ser jogado nas distribuições Linux. A boa notícia é mais uma consequência do excelente trabalho da Valve ao investir na compatibilização de jogos no Linux.
O Apex Legends chegou a rodar no Linux no dia do seu lançamento, em fevereiro de 2019, porém, deixou de funcionar devido à incompatibilidades com o seu software anti-trapaça, o Easy Anti Cheat.
Felizmente, essa incompatibilidade tinha prazo de validade.
Apex Legends no Linux graças ao Lançamento do Steam Deck?
O anúncio do lançamento do Steam Deck, em julho de 2021, causou grande movimentação na indústria de jogos, tanto por parte dos desenvolvedores de games quanto de softwares “anti-cheat”.
Pouco tempo depois, em setembro do mesmo ano, já tínhamos notícias de que os principais softwares anti-trapaça, o Battleye e o Easy Anti-cheat, seriam compatibilizados com o Steam Deck e, consequentemente, com Linux.
Após os anti-cheats tenham sido compatibilizados, passou a ser uma responsabilidade dos desenvolvedores dos jogos aplicarem esses “patches” nos seus produtos, para que os mesmos funcionassem na nova plataforma.
Com isso, vários títulos, como o Brawlhalla, aplicaram as correções tornando-se compatíveis com a plataforma e, finalmente, chegou a vez do Apex Legends no Linux, o título acaba de entrar para a lista de jogos que funcionam no Steam Deck e no Linux.
Conheça o Apex Legends
O jogo foi desenvolvido e mantido pela Respawn Entertainment, enquanto a sua distribuição é de responsabilidade da Electronic Arts. O jogo foi um sucesso no lançamento e continua sendo um dos títulos mais populares da sua categoria.
Os modos de jogo do Apex Legends
O Apex Legends possui dois modos de jogo, sendo eles o Arena e o popular Battle Royale.
O modo Battle Royale:
O modo “Battle Royale” é bastante semelhante aos jogos mais clássicos do estilo, como o Fortnite e o Playerunknown’s Battlegrounds (PUBG).
Os jogadores são divididos em equipes de duas ou três pessoas e devem ficar sempre dentro dos limites de um “anel”, formado por um campo de força, que começa do tamanho total do vasto cenário e vai diminuindo com o passar do tempo.
Os times devem explorar o cenário para coletar armas e munição, enquanto tentam manter-se vivos eliminando os adversários em uma área que fica menor a cada segundo. A última equipe a permanecer viva vence a partida.
O modo Arena:
O modo arena consiste em combates de 3 contra 3 jogadores em cenários menores, quando comparados aos do modo Battle Royale. A equipe que vencer três rodadas (sendo, pelo menos, duas em sequência), é a vitoriosa da partida.
No modo arena também é possível obter materiais para personalizar os seus equipamentos. Estes equipamentos não podem ser levados de uma rodada para a outra, apenas os materiais são mantidos.
Os mapas disponíveis do modo arena
O modo arena do Apex Legends conta com seis mapas diferentes, são eles:
- Extração: lute, durante a noite, em uma torre de centenas de metros de altura acima da cidade de Malta;
- Habitat 4: uma ilha conhecida por ser um criadouro de leviatãs pré-históricos. Centenas de anos depois, os fósseis dos monstros mitológicos ainda permanecem no local;
- Bis: uma arena no planeta de Boreas, coberto por um campo de energia responsável por manter uma atmosfera artificial sobre o campo de batalha;
- Efusão: uma fábrica de processamento automatizado que contém esteiras e tanques carregados com metal derretido, tornando-se um local perfeito para os combate mais caóticos;
- Penetra: uma cidade fantasma que se tornou o local perfeito para uma arena de combates clandestinos, que trouxeram a velha cidade de volta à vida;
- Corredor dimensional: um centro de pesquisa, há muito abandonado, em uma seção remota do planeta Talos.

Os campos de batalha do modo Battle Royale
O modo battle royale do Apex Legends conta com quatro mapas, sendo:
- Desfiladeiro do rei: como o próprio nome já diz, o mapa é localizado em um gigantesco desfiladeiro que abriga uma base aérea, uma usina de tratamento de água e diversas outras instalações industriais;
- Confins do mundo: um lugar inóspito e montanhoso onde foram construídas torres redutoras de calor para esfriar as correntes naturais de lava e permitir a extração de recursos;
- Olympus: uma cidade flutuante, à altura das nuvens, tomada por um vírus letal que eliminou toda a vida na cidade, se tornando o local perfeito para um campo de batalha;
- Zona de tormenta: uma ilha deserta, assolada por tempestades tropicais, em um local inóspito do planeta Gaea.

Os personagens disponíveis no Apex Legends
O Apex Legends possui um total de vinte personagens, chamados de “lendas” e cada um conta com habilidades únicas. Confira alguns exemplos:
- Ash: uma investigadora que “morreu” enquanto trabalhava infiltrada em um laboratório. Após a morte do seu “corpo”, o seu cérebro foi colocado em uma cápsula de simulacro, tornando-a uma androide. O procedimento causou perda de memórias e uma mudança em sua personalidade, tornando-a uma personagem fria e faminta por poder;
- Caustic: um cientista, fabricante de gases pesticidas, que decidiu entrar para o mundo das batalhas para poder testar os seus gases em algo mais vivo do que, apenas, tecido inerte;
- Crypto: um habilidoso hacker que utiliza drones para espionar os seus oponentes. Após ter sido, injustamente, incriminado por assassinato, Crypto entrou para os jogos Apex para encontrar e se vingar dos seus inimigos;
- Revenant: um assassino profissional que costumava ser humano, mas foi transformado em um android contra a sua vontade e decidiu entrar para os jogos Apex para se vingar de todos os que tiraram a sua humanidade.

A lista completa com todos os detalhes sobre os personagens do Apex Legends pode ser encontrada no site oficial do jogo.
A importância do poder da escolha
A compatibilização de jogos populares com Linux é uma realidade, no longo prazo, essa tendência deve tornar cada vez menor o monopólio da Microsoft no que diz respeito a jogos no PC. Cada vez mais, as pessoas terão a chance de escolher em qual sistema desejam rodar os seus jogos, ao invés de terem que ceder à única opção disponível.
Para você, o quão importante é o surgimento de uma opção, além do Windows, para rodar jogos nos computadores?
Isso é tudo pessoal! 😉