apex legends
Notícias

Apex Legends no Linux, agora oficialmente

O popular jogo multijogador de tiro em primeira pessoa Apex Legends, finalmente, pode ser jogado nas distribuições Linux. A boa notícia é mais uma consequência do excelente trabalho da Valve ao investir na compatibilização de jogos no Linux.

O Apex Legends chegou a rodar no Linux no dia do seu lançamento, em fevereiro de 2019, porém, deixou de funcionar devido à incompatibilidades com o seu software anti-trapaça, o Easy Anti Cheat.

Felizmente, essa incompatibilidade tinha prazo de validade.

Apex Legends no Linux graças ao Lançamento do Steam Deck?

O anúncio do lançamento do Steam Deck, em julho de 2021, causou grande movimentação na indústria de jogos, tanto por parte dos desenvolvedores de games quanto de softwares “anti-cheat”.

Pouco tempo depois, em setembro do mesmo ano, já tínhamos notícias de que os principais softwares anti-trapaça, o Battleye e o Easy Anti-cheat, seriam compatibilizados com o Steam Deck e, consequentemente, com Linux.

Após os anti-cheats tenham sido compatibilizados, passou a ser uma responsabilidade dos desenvolvedores dos jogos aplicarem esses “patches” nos seus produtos, para que os mesmos funcionassem na nova plataforma.

Com isso, vários títulos, como o Brawlhalla, aplicaram as correções tornando-se compatíveis com a plataforma e, finalmente, chegou a vez do Apex Legends no Linux, o título acaba de entrar para a lista de jogos que funcionam no Steam Deck e no Linux. 

Conheça o Apex Legends

O jogo foi desenvolvido e mantido pela Respawn Entertainment, enquanto a sua distribuição é de responsabilidade da Electronic Arts. O jogo foi um sucesso no lançamento e continua sendo um dos títulos mais populares da sua categoria.

Os modos de jogo do Apex Legends

O Apex Legends possui dois modos de jogo, sendo eles o Arena e o popular Battle Royale.

O modo Battle Royale:

O modo “Battle Royale” é bastante semelhante aos jogos mais clássicos do estilo, como o Fortnite e o Playerunknown’s Battlegrounds (PUBG). 

Os jogadores são divididos em equipes de duas ou três pessoas e devem ficar sempre dentro dos limites de um “anel”, formado por um campo de força, que começa do tamanho total do vasto cenário e vai diminuindo com o passar do tempo.

Os times devem explorar o cenário para coletar armas e munição, enquanto tentam manter-se vivos eliminando os adversários em uma área que fica menor a cada segundo. A última equipe a permanecer viva vence a partida.

O modo Arena:

O modo arena consiste em combates de 3 contra 3 jogadores em cenários menores, quando comparados aos do modo Battle Royale. A equipe que vencer três rodadas (sendo, pelo menos, duas em sequência), é a vitoriosa da partida.

No modo arena também é possível obter materiais para personalizar os seus equipamentos. Estes equipamentos não podem ser levados de uma rodada para a outra, apenas os materiais são mantidos.

Os mapas disponíveis do modo arena

O modo arena do Apex Legends conta com seis mapas diferentes, são eles:

  • Extração: lute, durante a noite, em uma torre de centenas de metros de altura acima da cidade de Malta;
  • Habitat 4: uma ilha conhecida por ser um criadouro de leviatãs pré-históricos. Centenas de anos depois, os fósseis dos monstros mitológicos ainda permanecem no local;
  • Bis: uma arena no planeta de Boreas, coberto por um campo de energia responsável por manter uma atmosfera artificial sobre o campo de batalha;
  • Efusão: uma fábrica de processamento automatizado que contém esteiras e tanques carregados com metal derretido, tornando-se um local perfeito para os combate mais caóticos;
  • Penetra: uma cidade fantasma que se tornou o local perfeito para uma arena de combates clandestinos, que trouxeram a velha cidade de volta à vida;
  • Corredor dimensional: um centro de pesquisa, há muito abandonado, em uma seção remota do planeta Talos.
corredor dimensional
Cenário “Corredor dimensional” do Apex Legends.

Os campos de batalha do modo Battle Royale

O modo battle royale do Apex Legends conta com quatro mapas, sendo:

  • Desfiladeiro do rei: como o próprio nome já diz, o mapa é localizado em um gigantesco desfiladeiro que abriga uma base aérea, uma usina de tratamento de água e diversas outras instalações industriais;
  • Confins do mundo: um lugar inóspito e montanhoso onde foram construídas torres redutoras de calor para esfriar as correntes naturais de lava e permitir a extração de recursos;
  • Olympus: uma cidade flutuante, à altura das nuvens, tomada por um vírus letal que eliminou toda a vida na cidade, se tornando o local perfeito para um campo de batalha;
  • Zona de tormenta: uma ilha deserta, assolada por tempestades tropicais, em um local inóspito do planeta Gaea.
apex legends zona de tormenta
Cenário “Zona de tormenta” do Apex Legends.

Os personagens disponíveis no Apex Legends

O Apex Legends possui um total de vinte personagens, chamados de “lendas” e cada um conta com habilidades únicas. Confira alguns exemplos:

  • Ash: uma investigadora que “morreu” enquanto trabalhava infiltrada em um laboratório. Após a morte do seu “corpo”, o seu cérebro foi colocado em uma cápsula de simulacro, tornando-a uma androide. O procedimento causou perda de memórias e uma mudança em sua personalidade, tornando-a uma personagem fria e faminta por poder;
  • Caustic: um cientista, fabricante de gases pesticidas, que decidiu entrar para o mundo das batalhas para poder testar os seus gases em algo mais vivo do que, apenas, tecido inerte;
  • Crypto: um habilidoso hacker que utiliza drones para espionar os seus oponentes. Após ter sido, injustamente, incriminado por assassinato, Crypto entrou para os jogos Apex para encontrar e se vingar dos seus inimigos;
  • Revenant: um assassino profissional que costumava ser humano, mas foi transformado em um android contra a sua vontade e decidiu entrar para os jogos Apex para se vingar de todos os que tiraram a sua humanidade.
apex legends characters

A lista completa com todos os detalhes sobre os personagens do Apex Legends pode ser encontrada no site oficial do jogo.

A importância do poder da escolha

A compatibilização de jogos populares com Linux é uma realidade, no longo prazo, essa tendência deve tornar cada vez menor o monopólio da Microsoft no que diz respeito a jogos no PC. Cada vez mais, as pessoas terão a chance de escolher em qual sistema desejam rodar os seus jogos, ao invés de terem que ceder à única opção disponível.

Para você, o quão importante é o surgimento de uma opção, além do Windows, para rodar jogos nos computadores?

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!