GNOME

Exiba os eventos futuros do calendário diretamente do painel do GNOME

As videoconferências estão em alta nas grandes empresas, que agora estão seguindo rotinas de trabalho remoto ou trabalho híbrido. E, com tantas reuniões em nossa agenda, pode ser que fique difícil se organizar e se preparar para alguns destes eventos.

Buscando em uma solução para esse problema, o desenvolvedor “chmouel” desenvolveu um miniaplicativo para o ambiente gráfico GNOME que irá te deixar a par de todas as reuniões em sua agenda.

GNOME Next Meeting Applet

O GNOME Next Meeting Applet é um miniaplicativo que irá mostrar suas próximas reuniões e eventos do Google Agenda em um novo menu no painel da interface, mostrando o título e tempo restante para o início do próximo evento.

Ele utiliza o GNOME Online Accounts para obter as informações de sua agenda do Google e possui diversos recursos como a capacidade de detectar automaticamente links de serviços de videoconferência, como o Google Meet, Zoom e Bluejeans.

image 21

Através do próprio painel, o usuário pode clicar para ingressar em uma reunião, sem a necessidade de abrir a agenda em seu navegador.

Funciona também em outros ambientes

Embora o GNOME esteja em seu nome, o miniaplicativo também pode ser utilizado em outras interfaces gráficas, mesmo que com algumas limitações.

O miniaplicativo foi testado na interface XFCE e funciona razoavelmente bem, um dos únicos “problemas” é a incapacidade de mostrar o texto do próximo evento no ícone da bandeja.

image 20

Caso você não esteja utilizando a interface GNOME, precisará de instalar o pacote “gnome-online-accounts” para que o miniaplicativo funcione, visto que ele precisa do serviço para acessar sua agenda.

Instalando o miniaplicativo em seu sistema

Caso você tenha se interessado no miniaplicativo e deseje utilizá-lo para não se esquecer das próximas reuniões, é possível instalá-lo nos principais sistemas operacionais baseados em Linux.

Ele está disponível no AUR para usuários de Arch e Manjaro, possui um PPA para Ubuntu e sistemas derivados, além de um repositório COPR para usuários de Fedora. As instruções de instalação estão no Github do projeto.

Caso você esteja utilizando o GNOME, será necessário instalar uma extensão que permita a exibição de indicadores no painel, como o KStatus Notifier.

Você participa de muitas reuniões? O que acha deste miniaplicativo? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!