Ao longo de sua história, a Microsoft conseguiu se consolidar como o padrão em suíte Office, com aplicativos clássicos, como Word, PowerPoint e Excel. Entretanto, desde quando a aplicação mudou sua forma de funcionamento para software como serviço com o Microsoft 365, algumas pessoas ficaram ressabiadas de pagar periodicamente para conseguir utilizar a algo que antes bastava uma só compra. Será que vale a pena assinar o Microsoft 365? Quais são as alternativas gratuitas a ele?
Microsoft 365: a suíte padrão do mercado é multifuncional
Antigamente, bastava comprar o Office, instalar no computador e utilizar por tempo indeterminado, embora após certo ponto deixava de receber atualizações. Ele apresentava apenas os programas que estamos acostumados, tudo rodando localmente e, por muitos anos, foi distribuído em CD, antes mesmo, até em disquete.
O tempo passou, as novas gerações parecem não ser tão entrosadas com suites office e muitas pessoas das antigas gerações tem ressalvas com softwares como serviço. Entretanto, considerando tudo o que o Microsoft 356 oferece, em certas condições pode valer muito a pena fazer a assinatura.
A assinatura Personal, a mais acessível, traz os seguintes aplicativos:
- Word: Processador de texto;
- Excel: Planilha eletrônica;
- PowerPoint: Criação de apresentações;
- Outlook: Gerenciamento de e-mails e calendários;
- OneNote: Anotações digitais;
- Teams: Comunicação e colaboração em equipe;
- OneDrive: Armazenamento em nuvem com 1 TB por usuário;
- SharePoint: Plataforma para compartilhar e colaborar em documentos;
- Lists: Criação de listas e bancos de dados simples;
- Endpoint Manager: Gerenciamento de dispositivos;
- Defender: Proteção contra ameaças;
- Intune: Gerenciamento de aplicativos e dispositivos móveis.
Todos eles possuem alguma alternativa competitiva gratuita, inclusive as versões web do Word, Excel e PowerPoint podem ser utilizadas por todos. A exceção é o OneDrive, afinal, dificilmente alguém disponibilizaria 1 TB na nuvem gratuitamente. Esta é uma excelente forma de manter um backup de seus arquivos que podem ser acessados por qualquer dispositivo pela conta Microsoft. Na hora de criar um backup eficiente, é importante investir em múltiplos meios e a nuvem é um deles.
No site da Microsoft, o valor do Microsoft 365 Personal pode parecer salgado, mas considerando outros serviços que oferecem apenas o armazenamento em nuvem, como o Google Drive, percebemos ser bastante competitivo. Ainda mais considerando que lojas virtuais como a Amazon, eventualmente oferecem promoções com preço muito mais baixo.
Sendo assim, se você busca armazenamento em nuvem e precisa trabalhar com a suíte office da Microsoft, pode ser uma boa ideia fazer sua assinatura. De toda forma, existem alternativas.
Alternativas ao Microsoft 365
Recentemente, fizemos um benchmark testando e comparando 6 alternativas à suíte Office, vale a pena conferir qual se encaixa melhor em seu perfil de uso. Ainda existem outros softwares gratuitos que podem contribuir para sua produtividade. O Notion e o Obsidian, por exemplo, são aplicações excelentes para organização pessoal ou empresarial, servindo para anotações e para a construção de uma base de conhecimento.
Inclusive, para você aproveitar tudo o que o Notion oferece, fizemos um curso completo para membros Diolinux Play. Confira todos os cursos que oferecemos em nossa plataforma!