Aprenda a “turbinar” a sua Plank Dock com o “Plank-adp”

plank adp 2

A Plank é uma das docks mais conhecidas no mundo das distribuições Linux. Tendo sido criada pelos desenvolvedores do elementary OS para ser utilizada no próprio sistema, a dock acabou por ser adotada por diversas distribuições Linux diferentes e pelos amantes de personalização visual mundo afora.

A Plank Dock é pouco personalizável?

A principal desvantagem que muitas pessoas apontam na Plank quando comparada a alternativas como a Latte Dock, por exemplo, é a baixa capacidade de personalização que a aplicação entrega por padrão.

Foi pensando em reduzir esse “gap” que o desenvolvedor brasileiro Matheus Ricci criou o “Plank-adp”, um aplicativo que aumenta o número de opções de personalização da dock original.

Conheça o Plank-adp

O Plank-adp é uma ferramenta de fácil instalação e utilização que serve para modificar o tema da Plank Dock.

3MQH2N4ICD2jAC1Tjs0Zz68B0XB97Rd4jAwCl9FAU 28h4mWRWpeUtl3rSijfjzw 4MI4QqdSI5PCRCbo T5wg7haX DE6 W5mJ8FeNLtzg7vJLalDMthpnKAdvWRdHEbKBQtCsW

Com a instalação do plugin você terá acesso às seguintes novas opções:

  • Definir a cor de fundo da dock automaticamente com base na paleta de cores do seu wallpaper;
  • Escolher a cor de fundo manualmente;
  • Selecionar manualmente a opacidade da cor de fundo da dock;
  • Escolher manualmente o raio da curvatura dos cantos do “background” da dock;
  • Ajustar a altura do background da dock.

Como instalar o Plank-adp

Para instalar a aplicação, primeiro acesse a página de downloads no Github do projeto. Aqui você irá encontrar as opções para baixar o software nos formatos “.deb”, “.rpm” e “source code”.

O pacote “.deb” pode ser instalado nas distros das bases Ubuntu e Debian simplesmente com um duplo clique sobre o arquivo. Isso abrirá a loja de apps ou gerenciador de pacotes (dependendo da sua distro) e tudo o que você precisará fazer é clicar em “instalar”.

O pacote “.rpm” funciona exatamente da mesma forma, porém, para distribuições das bases Fedora e OpenSUSE.

Para usuários de outras distribuições a única alternativa atualmente é a compilação do código-fonte.

Como utilizar o software

Para poder utilizar novas opções de personalização, você deve manter a tecla “Ctrl” pressionada, clicar com o botão direito do mouse sobre a dock e selecionar “Preferências”.

plank adp

Feito isso, no campo “Tema” selecione a opção “Wallpaper”. Feche a janela de configurações e no seu menu de aplicativos encontre e clique sobre o ícone do “Plank-adp”.

Agora tudo o que você precisa fazer é explorar todas as opções de personalização para deixar a sua dock do jeito que você gosta.

Isso é tudo pessoal! 😉


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
O que são GUI e DE? Quais suas diferenças?
Continue lendo

O que são GUI e DE? Quais suas diferenças?

Uma das dúvidas e confusões de quem está iniciando no mundo Linux: Qual a diferença entre Interface Gráfica e desktop environment? Se você usa Linux há muito tempo e possui essa dúvida, não se sinta mal, o importante é que vamos conferir essa diferença agora mesmo!